06/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC7.10 -Tecnologias Digitais na Atenção Primária à Saúde: conceitos, informação, comunicação e trabalho |
53293 - INFORMAÇÕES E REGISTROS EM SAÚDE NA APS: CICLO DE OFICINAS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BIANCA BORGES DA SILVA LEANDRO - FIOCRUZ, FERNANDA DO NASCIMENTO MARTINS - FIOCRUZ, ANA CRISTINA REIS - FIOCRUZ, REINALDO DE ARAUJO DANTAS LOPES - FIOCRUZ, JOSÉ MAURO DA CONCEIÇÃO PINTO - FIOCRUZ, PEDRO HENRIQUE MATTOS FERREIRA - FIOCRUZ
Contextualização A informação em saúde desempenha um papel fundamental no Sistema Único de Saúde (SUS). É por meio dela que se qualifica a gestão do trabalho e do cuidado em saúde. No contexto do SUS, que visa garantir acesso universal, integral e equitativo à saúde, a informação se torna ainda mais relevante, sendo essencial para o planejamento, gestão e avaliação das políticas de saúde. É uma ferramenta poderosa para enfrentar desigualdades e promover a equidade, ao garantir que todos tenham acesso a informações claras e precisas sobre seus direitos e sobre o funcionamento do sistema de saúde
Na Atenção Primária à Saúde (APS), a informação em saúde desempenha um papel crucial na promoção da saúde, prevenção de doenças e vigilância local. Profissionais bem informados podem orientar a população com dados e registros adequados para o cuidado em saúde, assim como também pode qualificar os seus próprios processos de trabalho. Em um contexto de transformação digital na APS cada vez mais torna-se estratégico debater esse tema.
Desse modo, sensibilizar os profissionais de saúde para a importância da informação é um desafio, mas também uma oportunidade de aprimorar o processo de produção da informação em saúde. É importante promover uma cultura organizacional que valorize a troca de experiências sobre esse assunto e o trabalho em equipe, incentivando a busca por soluções construídas coletivamente.
Descrição da Experiência Ciclo formativo composto por cinco oficinas, presenciais, sobre a temática das informações e registros em saúde na Atenção Primária à Saúde (APS). Atividade realizada para todas as regionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro (ERJ), abarcando cerca de 140 profissionais envolvidos na gestão e na atenção da APS em nível municipal, de diferentes categorias profissionais. O ciclo fez parte do projeto ‘O uso da informação em saúde como elemento estratégico da APS para o enfrentamento à pandemia por covid-19' em parceria com a Superintedência de APS da SES/RJ.
Os principais assuntos debatidos foram: O uso da informação em saúde para a gestão do processo de trabalho na APS; Ética, sigilo e privacidade das informações e registros em saúde; O uso da informação para a identificação das necessidades de saúde das pessoas e do território. Tais temáticas foram elencadas como estratégicas a partir da articulação com os interlocutores do projeto.
Para abordar os assuntos elencados optou-se por um formato pedagógico e metodológico que reunisse tanto a discussão de aspectos teóricos e técnicos, mas também a utilização de situações-problema e outros dispositivos educacionais que possibilitassem a troca de experiência, o diálogo e a escuta dos participantes a fim de se identificar os principais limites e dificuldades e potencialidades e avanços no uso e produção da informação em saúde na APS.
Objetivo e período de Realização Contribuir com o processo de qualificação dos profissionais da APS a respeito da temática da informação em saúde em diálogo com a gestão do processo de trabalho nesse ponto de atenção. O ciclo formativo foi realizado nos meses de março e abril de 2023.
Resultados O primeiro resultado a ser destacado e externalizado pelos participantes foi a relevância de se estruturar um espaço de discussão aberto para a escuta das dúvidas e dificuldades, possibilitando uma discussão articulada entre o processo de trabalho na APS e a informação em saúde, evidenciando a informação como direito e estratégica para a gestão do cuidado e do trabalho em saúde.
Também se mostrou um resultado estratégico reunir profissionais de diferentes categorias profissionais e de diferentes municípios (agentes comunitários de saúde, enfermeiras, médico, gestores, coordenadores etc), tornando as oficinas um espaço de encontro e integração entre diferentes profissionais de saúde para poderem partilhar suas vivências profissionais, dúvidas e reflexões. O ciclo formativo realizado em conjunto com profissionais da SES/RJ evidenciou a relevância de se fomentar espaços regionais para o diálogo entre os municípios. Em termos de desafios, identificou-se a necessidade de realização de mais oficinas, como também a mediação de conflitos no processo de discussão coletiva.
Aprendizado e Análise Crítica
A realização do ciclo de oficinas apontou alguns aprendizados importantes e em diálogo com a literatura técnico-científica. A relevância de garantir um espaço interprofissional no qual se possibilite debate o processo de produção da informação em saúde de modo amplo com os diversos atores que compõem esse processo, evidenciando conceitos estratégicos para o aprofundamento teórico e técnico.
A utilização de diferentes estratégias pedagógicas se mostrou adequada para a qualificação do debate e problematização da realidade entre os alunos, evidenciando a relevância do uso de metodologias ativas alinhadas com o contexto de trabalho dos profissionais de saúde de modo a fomentar uma educação profissional crítica.
Os temas envolvendo o uso de prontuários eletrônicos, sistemas informatizados, aplicativos, proteção dos dados, atuação ética e compreensão dos dados coletados foram trabalhados ao longo das oficinas, mas, foram identificados como pontos relevantes de serem continuamente discutidos de forma permanente com os profissionais de saúde da APS que estão atuando na gestão ou na atenção (ainda mais em contextos de alta rotatividade profissional).
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HOLLIDAY, Oscar. J. Desafíos para la Educación Popular en América Latina hoy. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e200151, 2020.
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MORAES, Ilara H. S. de. Sistema de Informações em Saúde: patrimônio da sociedade brasileira. In: Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.
PEREIRA, Isabel. B.;FRANÇA, Júlio. C. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2.ed. Rio de Janeiro, 2008.
Fonte(s) de financiamento: O projeto ‘O uso da informação em saúde como elemento estratégico da APS para o enfrentamento à pandemia por covid-19' foi financiado com recursos de emenda parlamentar destinados à qualificação e formação em saúde.
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