Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC7.9 - Informação e desinformação em saúde

51413 - PODCAST CALORÃO: UM INSTRUMENTO MODERNO E ACESSÍVEL DE INFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL VOLTADO À SAÚDE E BEM-ESTAR DA MULHER NO CLIMATÉRIO
SILVIA HELENA CAIRES DE OLIVEIRA - SPDM UBERLÂNDIA MG, LUCYANE CROSARA SANTOS GARCIA - INSTITUTO AMAA UBERLÂNDIA MG, ALESSANDRA ARAÚJO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE UBERLÂNDIA MG


Contextualização
O climatério é uma fase da vida da mulher que causa profundas transformações em sua saúde. Um período de dez a quinze anos, em que sucessivas e gradativas mudanças hormonais acontecem.
Aos quarenta anos de idade, a mulher já pode apresentar os primeiros sintomas, que dificilmente são atribuídos ao climatério, por afetarem especialmente a saúde mental.
Irritabilidade, agressividade, explosões, ansiedade, depressão e insônia são as alterações iniciais mais comuns. O adequado endereçamento dessas questões dificilmente acontece, pois faltam informações às mulheres, à população em geral e aos profissionais de saúde.
O uso da terapia de reposição hormonal constantemente é negada, por falta de análise das evidências mais recentes sobre eficácia e segurança.
Enquanto isso, a população feminina vê sua força de trabalho declinar e as relações dentro do lar se deteriorarem, sem acesso a tratamento e direcionamentos adequados, com medo e vergonha dessa fase.
Informar-se para poder exigir assistência adequada é um caminho para a melhor saúde física, mental e social dessa população.
Nesse contexto, foi criado um podcast, ferramenta acessível a diferentes públicos, como forma de contribuir para a educação em saúde e transformação social no recorte da saúde da mulher no climatério.


Descrição da Experiência
O podcast Calorão foi idealizado pelas autoras, a médica ginecologista Silvia e a nutricionista Lucyane. Em 2022, ambas vivendo os sintomas do climatério e, ao mesmo tempo, atendendo outras mulheres passando por essa fase, perceberam como o tratamento da pré-menopausa e da pós-menopausa, período conhecido como climatério, era cercado por incertezas e medos a cerca do uso da terapia de reposição hormonal, além de tabus sobre o envelhecimento da mulher.
Desejando conhecer mais, procuraram referências de qualidade reconhecida sobre o assunto. Perceberam também, que essas informações poderiam ser melhor aproveitadas se fossem compartilhadas, beneficiando a coletividade.
Tornando públicos seus estudos, poderiam contribuir para um novo olhar sobre a saúde da mulher no climatério e para o conhecimento dos tratamentos mais seguros e eficazes.
O podcast foi a ferramenta escolhida para esse fim, utilizando linguagem simples, informal, tornando textos técnicos, ou ainda não disponíveis em português, acessíveis a qualquer pessoa, bastando ter um celular e o aplicativo gratuito da plataforma utilizada.
O custo da produção resumiu-se à assinatura mensal do aplicativo Spotify, uma vez que a gravação foi realizada pelo celular pessoal das autoras e toda a edição foi realizada também por elas, utilizando esse mesmo aplicativo.


Objetivo e período de Realização
Levar informação atualizada e de qualidade sobre a saúde da mulher no climatério através de uma ferramenta contemporânea, gratuita e acessível, contribuindo para a transformação na assistência e no olhar social sobre essa parcela considerável da população.
Direcionada ao público feminino, mas também à sociedade de modo geral, serve ainda para o aprimoramento de profissionais da área da saúde.
O podcast tem até o momento 20 episódios publicados entre outubro de 2022 e maio de 2024.


Resultados
Desde outubro de 2022, foram publicados vinte episódios voltados para a saúde da mulher no climatério. Os episódios do podcast tiveram 3.357 reproduções. A maioria absoluta dos ouvintes está no Brasil (92%), mas há reproduções também nos Estados Unidos (5%), Áustria (1%), Canadá (1%) e Alemanha (<1%).
A idade do público variou de 18 a mais de 60 anos, sendo que 90% se situa entre 35 e 60 anos.
As mulheres correspondem a 93% da audiência.
Além desses dados, as autoras receberam inúmeros comentários positivos nas redes sociais. Foram procuradas para atendimento profissional por mulheres já bem informadas após ouvirem o podcast, o que facilitou o entendimento das terapias propostas, a aderência ao tratamento e melhorias no estilo de vida. Foi evidenciada uma inabilidade de profissionais de diversas áreas da saúde em atuar pela saúde da mulher no climatério, muitas vezes negando o acesso à terapia de reposição hormonal de maneira generalizada e sem embasamento científico.

Links do episódio mais antigo e do mais recente:
https://open.spotify.com/episode/1nOBUhB7oGHo6y1sxNTvq2 Refrescando o calorão: Um novo olhar sobre a menopausa
https://open.spotify.com/episode/1F8JzXaiNYdd6aUqT6z6je Eu não me reconheço mais!!!



Aprendizado e Análise Crítica
O Podcast Calorão foi criado por duas profissionais da área da saúde interessadas em encontrar as melhores e mais atualizadas informações disponíveis sobre a saúde da mulher no climatério.
A fim de compartilhar essas informações com a coletividade, escolheram realizar um podcast; um meio de comunicação popular, acessível e gratuito.
A popularidade dos episódios, especialmente na comunidade local, na cidade de Uberlândia - MG, deixou claro como essa ferramenta simples foi capaz de levar educação qualificada em saúde com linguagem leve e divertida, promovendo engajamento, reflexão e mudança de visão sobre o climatério.
O desafio agora é aumentar a divulgação dos episódios, principalmente entre usuárias e usuários do Sistema Único de Saúde, estudantes da área de saúde e profissionais envolvidos na assistência à mulher.
É urgente que a sociedade como um todo entenda o significado dessa fase de transição hormonal e seu impacto na saúde física e mental da população feminina.
Recursos medicamentosos eficazes e seguros, além de meios para melhora do estilo de vida precisam ser amplamente disponibilizados.
Nossa intenção é que o Podcast Calorão seja uma fonte de informação e de conscientização para transformar a realidade atual no que diz respeito ao cuidado da mulher no climatério.


Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_mulher_climaterio.pdf.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Posicionamento Febrasgo: FPS Nº 5 - Maio 2022. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/images/pec/posicionamentos-febrasgo/FPS-N5-Maio-2022-portugues.pdf.

MOSCONI, Lisa. The Menopause Brain: New Science Empowers Women to Navigate the Pivotal Transition with Knowledge and Confidence. New York: Penguin Random House, 2024.

BRIDEN, Lara. Hormone Repair Manual: Every woman’s guide to healthy hormones after 40. [s.l.].
Greenpeak Publishing, 2021.

Fonte(s) de financiamento: Nenhuma


Realização:



Patrocínio:



Apoio: