06/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC7.9 - Informação e desinformação em saúde |
50624 - REVISÃO RÁPIDA DE ESCOPO DA EVIDÊNCIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL SOBRE PROGRAMAS E INICIATIVAS QUE PROMOVEM O USO DE EVIDÊNCIAS NA TOMADA DE DECISÃO. KEITTY REGINA CORDEIRO DE ANDRADE - MINISTÉRIO DA SAÚDE, AURELINA AGUIAR DE LIMA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, IZABELA FULONE - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ÉRIKA SOARES DE OLIVEIRA PATRIOTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, NATÁLIA SILVA ALVES - MINISTÉRIO DA SAÚDE, PEDRO EMANUEL DO NASCIMENTO FERNANDES - MINISTÉRIO DA SAÚDE, BEATRIZ REGINA LIMA AGUIAR - MINISTÉRIO DA SAÚDE, CLAUDIA GONCALVES SIQUEIRA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, GABRIELA BARDELINI TAVARES MELO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, PATRÍCIA DE CAMPOS COUTO - MINISTÉRIO DA SAÚDE
Apresentação/Introdução O Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde do Brasil está desenvolvendo um programa para promover o uso de evidências no nível de tomada de decisão para políticas públicas de saúde. No contexto brasileiro, um programa governamental é uma ferramenta que expressa e orienta ações voltadas para apoiar, gerenciar e manter a ação governamental. Para auxiliar na elaboração desta iniciativa, foi proposta uma busca ampliada da evidência atual sobre a implementação institucional da tomada de decisão informada por evidências.
Objetivos A revisão rápida de escopo teve como objetivo identificar evidências existentes sobre programas e iniciativas para promover o uso de evidências para tomada de decisão em saúde pública no Brasil e no mundo.
Metodologia As etapas operacionais desta revisão foram realizadas seguindo os procedimentos propostos pelo Joanna Briggs Institute, com algumas adaptações que permitiram a conclusão da revisão de forma oportuna. A redação da revisão foi guiada pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Uma busca estruturada foi realizada em maio de 2022, no PubMed, EMBASE e na Biblioteca Virtual em Saúde. Uma busca adicional foi realizada no Google Scholar e em websites institucionais/governamentais.
Resultados e Discussão Os 62 estudos ou documentos identificados nesta revisão rápida de escopo forneceram uma visão ampla do que existe no Brasil e no mundo sobre estratégias, diretrizes e programas para promover o uso de evidências em políticas públicas. As evidências identificadas tinham alguns pontos em comum, como a necessidade de serviços produtores de evidências na instituição; destacaram o papel importante da disseminação de evidências em todos os níveis; e a necessidade de uma mudança cultural consciente na instituição, em direção à tomada de decisão informada por evidências.
Conclusões/Considerações finais A implementação de um programa para promover o uso de evidências, no contexto do sistema de saúde brasileiro, deve considerar os avanços científicos e as diferentes estratégias, atualmente reconhecidas, para institucionalizar a tomada de decisão baseada em evidências. A análise desta revisão das diretrizes, barreiras e facilitadores do processo de desenho de um programa, foi um passo importante a ser dado para o desenvolvimento de um programa nacional para tomada de decisão informada por evidências e inovação em saúde.
Referências [1] Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Baldini Soares C, Khalil H, Parker D. Chapter 11: Scoping Reviews. In:
Aromataris E, Munn Z (Editors). Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual. The Joanna Briggs Institute, 2020.
[2] Munn, Z., Peters, M.D.J., Stern, C. et al. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when
choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Med Res Methodol 18, 143 (2018).
[3] Dias RI, Barreto JOM, Souza NM. Desenvolvimento atual da Rede de Políticas Informadas por Evidências
(EVIPNet Brasil): relato de caso. Rev Panam Salud Publica [Internet]. 2014 [cited 2022 May 26];36(1):50–6.
Available from: https://scielosp.org/article/rpsp/2014.v36n1/50-56/
[4] Barreto JOM, Souza NM. Avançando no uso de políticas e práticas de saúde informadas por evidências: a
experiência de Piripiri-Piauí. Cien Saude Colet [Internet]. 2013
Fonte(s) de financiamento: Não Possui
|