53300 - TECNOLOGIA DIGITAL EM SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS VISITAS TÉCNICAS NO SNS PORTUGUÊS FELIPA RAFAELA AMADIGI - UFSC, DENISE ELVIRA PIRES DE PIRES - UFSC, MARIA MANUELA MARTINS - UPO - PORTUGAL, CARLA SÍLVIA FERNANDES - ESEP - PORTUGAL
Contextualização O Sistema Nacional de Saúde (SNS) de Portugal, criado em 1979, busca proporcionar cuidados de saúde universais a todos os cidadãos portugueses. Financiado principalmente por impostos, o SNS oferece serviços incluindo atenção primária, hospitalar e especializada, além de prevenção e promoção da saúde.
Nos últimos anos, o SNS tem enfrentado desafios, como o aumento da demanda devido ao envelhecimento da população e restrições orçamentárias. Contudo, continua sendo um pilar essencial para a saúde pública. Em resposta a esses desafios, a integração de tecnologias digitais em saúde tem sido prioritária. A expansão dos serviços de saúde digital visa melhorar a eficiência operacional, reduzir as cargas de trabalho dos profissionais de saúde e aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.
Esta iniciativa está alinhada com o compromisso da Organização Mundial da Saúde (OMS) em promover a transformação digital na saúde global. A OMS reconhece que a saúde digital é fundamental para alcançar a cobertura universal de saúde e melhorar a eficiência dos sistemas de saúde no mundo. Em seu plano global de ação digital, a OMS incentiva os países a adotarem tecnologias inovadoras que facilitem o acesso aos serviços de saúde, melhorem a qualidade dos cuidados e promovam a equidade na saúde.
Descrição da Experiência As visitas realizadas nos serviços de saúde possibilitaram a identificação de diferentes tecnologias dentre elas, destacamos a) Patientcare, cuja finalidade é coletar e analisar dados em tempo real, melhorando a precisão dos registros e a eficiência do trabalho. b) SISQUAL, um software para elaborar escalas e gerenciar a equipe de enfermagem. c) e-Vacinas cuja finalidade é registrar e acessar os históricos de vacinação dos pacientes permitindo que os profissionais de saúde em qualquer região de Portugal acessem os registros dos pacientes. d) Registo de Saúde Eletrônico que centraliza os registros dos pacientes, incluindo históricos clínicos, marcações de consultas e resultados de exames ajudando a reduzir a duplicação de exames e melhora a qualidade dos cuidados prestados. e) SNS 24 um projeto com diferentes serviços: Linha telefônica possibilita a Triagem, aconselhamento, encaminhamento, informações clínicas e não clínicas, e apoio psicológico. Portal SNS 24: Disponibiliza conteúdos sobre saúde e bem-estar. App SNS 24: Permite acesso a resultados de exames, vacinas, agenda de saúde e teleconsultas. Balcão SNS 24: Facilita o acesso aos serviços digitais e de telessaúde para cidadãos sem acesso a tecnologia ou internet. Essas inovações demonstram percurso do sistema de saúde buscando uma atenção à saúde mais eficiente, segura e acessível para a população.
Objetivo e período de Realização Trata-se de um relato da experiência das visitas técnicas realizadas junto ao SNS de Portugal, com foco nas tecnologias digitais utilizadas nos serviços. As visitas foram realizadas de setembro de 202 a março de 2024.
Resultados Os resultados das visitas revelaram a utilização de várias tecnologias digitais que, integradas, melhoram significativamente a eficiência e a qualidade do atendimento. O Patientcare coleta e analisa dados dos em tempo real, aumentando a precisão dos registros e gerando indicadores de assistenciais e de produção, enquanto o SISQUAL otimiza a organização e gestão da equipe de enfermagem, reduzindo a carga administrativa e minimizando erros. O e-Vacinas permite acesso instantâneo aos históricos de vacinação, essencial para manter a continuidade do cuidado em diferentes regiões, integrando-se ao Registo de Saúde Eletrônico, que centraliza os dados clínicos, marcações de consultas e resultados de exames, evitando duplicações e promovendo uma visão integral da saúde do paciente. O SNS 24, com seus múltiplos canais, amplia o acesso à saúde. Essas tecnologias, ao serem utilizadas no contexto do sistema de saúde buscam promover um sistema mais integrado, eficiente e centrado no usuário, reduzindo a carga de trabalho dos profissionais de saúde e melhorando a qualidade dos cuidados prestados.
Aprendizado e Análise Crítica As visitas realizadas nos serviços de saúde em Portugal revelaram a utilização de diversas tecnologias digitais buscando a melhoria da eficiência e qualidade dos cuidados. A integração de sistemas mostrou-se central para a precisão dos registros, gestão de recursos e centralização de dados de saúde. Experiências que podem ser apreendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com vistas à ampliação do acesso, ao uso racional dos escassos recursos financeiros da saúde, à melhoria da comunicação entre usuários e profissionais de saúde, além de promover a literacia em saúde, combater a desinformação e facilitar a gestão individual dos dados de saúde.
Referências CELUPPI, I. C. et al.. Uma análise sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais em saúde para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil e no mundo. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 3, p. e00243220, 2021.
Gadelha, Carlos Augusto Grabois, Vargas, Marco Antonio e Alves, Nathalia Guimarães Pesquisa translacional e sistemas de inovação na saúde: implicações para o segmento biofarmacêutico. Saúde em Debate [online]. v. 43, n. spe2 [Acessado 3 Maio 2023] , pp. 133-146. Disponível em: . ISSN 2358-2898. https://doi.org/10.1590/0103-11042019S210.
LORENZETTI, J. et al. Tecnologia, inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 432-439, 2012.
Fonte(s) de financiamento: CNPQ
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