52787 - SAÚDE E MUDANÇA SOCIAL: POLÍTICAS INFORMADAS POR EVIDÊNCIAS E COMUNICAÇÃO CIDADÃ EM AÇÃO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA HEMYLY VITÓRIA VIEIRA MARINHO - UPE, THALYA THAMIRES SAÚDE SENA ALVES BERNARDO - UPE, LETÍCIA FEITOZA RODRIGUES - UPE, PAULO GABRIEL SOARES DA SILVA - UPE, FERNANDO ANTÔNIO RIBEIRO DE GUSMÃO-FILHO - UPE, JESSICA FARIAS DANTAS MEDEIROS - CBE, RAQUEL CERQUEIRA PEREIRA DE LEMOS - CBE, DANILO CÉZAR CASTRO LIMA - CBE, FREDERIK FELIX CARVALHO DEJONGHE - CBE
Contextualização A Coalizão Brasileira pelas Evidências (CBE) é uma rede composta por mais de 40 instituições que se dedicam ao tema das Políticas Informadas por Evidências (PIE), que são abordagens destinadas a incorporar evidências científicas para auxiliar no processo de tomada de decisões em políticas para a sociedade. Essa rede tem como missão reunir essas organizações em uma comunidade que promova o compartilhamento de saberes, práticas, suporte e oportunidades em PIE para diversas áreas, entre as quais a saúde tem um grande protagonismo. Este relato de experiência objetiva descrever as vivências dos extensionistas em parceria com o Instituto Veredas, a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e a CBE, através dos recursos da Comunicação Cidadã e das Histórias de Mudança (HM), como uma estratégia de disseminação de inovação em políticas sociais e de saúde. Em um contexto em que a equidade e a eficiência são essenciais para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), a comunicação clara, sensível e acessível, além de espaços que permitam o aprendizado com as práticas exitosas em PIE podem ser ferramentas para promover a aproximação e engajamento da população, gestores e profissionais de saúde em seus protagonismos para a melhoria e defesa do SUS.
Descrição da Experiência Desde agosto de 2023, nós, extensionistas graduandos do curso de Saúde Coletiva e de Medicina da UPE, estamos atuando em parceria com o Instituto Veredas e com os membros da CBE. Temos nos dedicado a produzir Histórias de Mudança (HM), que são narrativas usadas para comunicação e aprendizado, visando compartilhar processos e práticas que impactaram mudanças significativas no mundo real. Visto isso, para tornar essas narrativas acessíveis e compreensíveis para todos, a CBE tem adotado os princípios da Comunicação Cidadã, juntamente com a colaboração direta dos autores e as autoras das HM. A Comunicação Cidadã garante que suas experiências sejam não só disseminadas a um público diverso, mas também apresentadas de maneira a evitar jargões técnicos, priorizando uma linguagem menos rebuscada, com o intuito de facilitar a compreensão e fomentar o engajamento. Como estudantes da área da Saúde, participamos ativamente deste processo, contribuindo para a coleta, tradução, criação de peças visuais e narrativas textuais para as redes sociais da CBE. Nosso primeiro contato com as HM ocorreu ainda no início do projeto, quando narramos a experiência pioneira do Núcleo de Evidências (NEv) no SUS em Piripiri, Piauí. Assim, fomos nos aproximando dessa e de outras histórias inspiradoras.
Objetivo e período de Realização Relatar a experiência de um projeto de extensão universitária, abordando a importância da disseminação de Histórias de Mudança, acerca de intervenções eficazes no campo das PIE, junto à Coalizão Brasileira pelas Evidências. O período de realização iniciou-se em agosto de 2023 e continua em andamento, com o desenvolvimento contínuo de novas histórias e estratégias de comunicação.
Resultados Desde o início do projeto, nós, estudantes, coletamos informações a partir de entrevistas e elaboramos quatro histórias sobre intervenções de sucesso em saúde, sendo duas delas publicizadas. Essas narrativas são divulgadas para um público diversificado, incluindo profissionais de saúde, gestores e a população em geral, através das redes sociais LinkedIn, WhatsApp e do site da CBE. A resposta tem sido amplamente positiva, pois o número de seguidores no LinkedIn aumentou em cerca de 50% e as HM obtiveram mais de 400 acessos no site nesse período, destacando a clareza e a acessibilidade, ainda que somente virtual, das informações. A abordagem de Comunicação Cidadã tem se mostrado eficaz em aumentar a compreensão sobre as PIE e incentivar a adoção de boas práticas em diferentes contextos do SUS. Além disso, o projeto tem contribuído para o fortalecimento da rede de instituições participantes, promovendo maior colaboração e troca de experiências. Para nós, extensionistas, essa iniciativa não só enriquece nosso conhecimento sobre PIE, mas também reforça nosso compromisso com a equidade e eficiência na saúde.
Aprendizado e Análise Crítica A experiência de participar deste projeto de extensão nos revelou a importância da comunicação clara e acessível na promoção de intervenções informadas por evidências. Através da tradução de narrativas complexas em histórias compreensíveis, conseguimos engajar um público mais amplo e diversificado, de diversas partes do Brasil. No LinkedIn, 22,8% dos seguidores estão situados em São Paulo, 17,2% em Recife e 11,8% em Brasília. No entanto, enfrentamos desafios, como a necessidade de equilibrar a simplificação da linguagem sem comprometer a precisão das informações e ampliar nossos meios de distribuição dessas histórias para atingir um público maior. A experiência também destacou a importância da colaboração entre diferentes instituições e profissionais, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e de apoio mútuo. Para futuros projetos, é crucial continuar desenvolvendo estratégias de comunicação eficazes que respeitem a diversidade cultural e linguística do Brasil, garantindo que as informações alcancem e beneficiem a todos de maneira equitativa. Outrossim, é imperativo destacar que além de nos apresentar às PIE, a nossa experiência como extensionistas junto a CBE, com certeza terá um impacto significativo em nossas vidas como futuros profissionais, que compreendem a importância da Comunicação Cidadã e das evidências para promoção da saúde da sociedade.
Referências COALIZÃO BRASILEIRA PELAS EVIDÊNCIAS. Traduzindo evidências para o contexto local: a experiência pioneira do Núcleo de Evidências de Piripiri-Piauí, (2023). Disponível em: https://coalizaopelasevidencias.org.br/traduzindo-evidencias-para-o-contexto-local-a-experiencia-pioneira-do-nucleo-de-evidencias-de-piripiri-piaui/ Acesso em: 31 de maio de 2024.
COALIZÃO BRASILEIRA PELAS EVIDÊNCIAS. Relatório Anual de Atividades (2023). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1OOiSvWqi7KFndaYj5XUqhrnaYMFu6Tp1/view Acesso em: 21 maio de 2024.
COLÔMBIA. Departamento Nacional de Planeación. Guía de lenguaje claro para servidores públicos de Colombia. Bogotá, Colombia; 2015. Disponível em: https://www.studocu.com/co/document/universidad-nacional-abierta-y-a-distancia/competencias-comunicativas/guia-del-lenguaje-claro/54861923. Acesso em 4 de junho de 2024.
|