Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC7.8 - Saúde Digital: políticas e gestão no SUS

50785 - UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DPROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO LOCAL EM SAÚDE DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
JUSSIARA BARROS OLIVEIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, JULIANO GUSMÃO DE OLIVEIRA. - COORDENADOR DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ARYANE AGATHA ROCHA DA SILVA - DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB), LUIZA PORTO FRAGA. - DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB), SIDNEY BATISTA DUTRA JÚNIOR - DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)


Contextualização
Publicada em 1º de março de 2024, a PORTARIA GM/MS Nº 3.232 institui o Programa SUS Digital, que tem como um de seus objetivos específicos “apoiar a proposição de soluções digitais colaborativas e livres que melhorem a oferta de serviços, a gestão do cuidado pelos profissionais de saúde e a qualidade da atenção à saúde” ​(BRASIL, 2024)​.

Na era digital, ferramentas que facilitam a colaboração e a produtividade são essenciais para o desenvolvimento das organizações. Nesse contexto, o conjunto de ferramentas do Google Workspace se destacam como soluções acessíveis para gerenciamento de informações integrantes da dinâmica de trabalho das Equipes de Saúde da Família (ESFs) na Atenção Primária à Saúde (APS). Dentre as atividades realizadas pelas ESFs, pode-se destacar o Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS), uma abordagem holística e participativa que visa melhorar a prestação de serviços de saúde em nível local por meio do planejamento sistematizado ​(SESAB, 2021)​.

Considerando o advento da saúde digital, o presente relato discorre sobre a experiência de implementação do PPLS, utilizando ferramentas do Google Workspace. A implementação do PPLS em uma ESF foi viabilizada por meio de uma série de ações desenvolvidas por discentes do Curso de Graduação em Medicina integrantes do Programa de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC) em parceria com a gestão local da APS.



Descrição da Experiência
A experiência aconteceu numa Unidade de Saúde da Família do município baiano, na qual estudantes de medicina, juntamente com a comunidade, os profissionais da equipe, a gestão e a docente, nas práticas do PIESC, desenvolveram o PPLS para a construção de um projeto de intervenção em saúde na comunidade.

A análise da situação de saúde através do PPLS foi feita por meio da sistematização de momentos, de acordo com o Planejamento Estratégico Situacional (MATUS, 1996), em duas oficinas com todos os atores envolvidos.

Na oficina 1, foi realizado o Momento Explicativo, que consiste na identificação, seleção e priorização de problemas que afetam a comunidade. Após isso, ocorreu o Momento Normativo, que visa criar objetivos com base no problema priorizado para direcionar as futuras ações, sendo seguido do Momento Estratégico, por meio da análise da viabilidade da solução do problema e do Momento Tático-Operacional, que busca detalhar e monitorar as tarefas necessárias à operacionalização da ação.

Na oficina 2, foi concluído o processo de planejamento com a apresentação e discussão da proposta de intervenção, intitulada “Caminhos do Coração”. Todos os dados obtidos foram inseridos no PPLS digital, em documentos no formato texto e em ferramentas analógicas. Notadamente o PPLS Digital foi o mais ágil, por ter permitido edição simultânea e evitado retrabalhos.



Objetivo e período de Realização
O objetivo da implementação do PPLS em meio digital, utilizando ferramentas do Google Workspace foi promover a cultura de saúde digital, incentivando os profissionais de saúde a manterem atitudes, comportamentos e práticas relacionados ao uso de tecnologias digitais no planejamento em saúde. O processo de planejamento e a utilização das ferramentas foi realizado entre fevereiro e abril de 2024.

Resultados
A experiência da utilização de ferramentas do Google Workspace para a criação do PPLS proporcionou a facilitação da comunicação da colaboração entre os diferentes envolvidos na construção do PPLS. O Google Planilhas demonstrou diversas vantagens: a facilidade na utilização, a acessibilidade e a capacidade de colaboração em tempo real. Por possibilitar a elaboração conjunta do PPLS, revela-se como um instrumento promissor para a otimização da gestão da APS, mas, certamente, o maior ganho no uso amplo desse recurso está na sua capacidade intrínseca de extração de dados e geração de informações gerenciais consolidadas.

Nessa perspectiva, destaca-se a importância do uso de recursos digitais na organização e planejamento da dinâmica de trabalho das equipes, pois aumentam a eficácia na resolução de problemas de saúde da população em nível local. Além disso, denota-se o trabalho conjunto dos envolvidos (profissionais da equipe, comunidade, gestão, discentes e docente) possibilitado pelo PIESC, que promoveu a construção de vínculos e a oportunidade de participação no desenvolvimento de melhorias no planejamento da APS.

Aprendizado e Análise Crítica
A transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS), aplica-se não somente à ampliação do acesso aos seus serviços, mas também ao planejamento em saúde e à educação permanente de profissionais do SUS ​(BRASIL, 2024)​. Entretanto, um dos principais obstáculos para o uso de recursos digitais pelos profissionais é a falta de letramento em saúde digital ​(UFMG; MS, 2023)​. À vista disso, é necessário incentivar o uso de recursos digitais para além da utilização de sistemas de informação para o registro eletrônico de dados em saúde. É preciso que os processos de trabalho sejam organizados pela lógica de um ambiente colaborativo e acessível e que todos tenham condições de utilizar ferramentas de trabalho que melhorem a eficiência do planejamento e organização das ações de saúde.

Futuramente, o objetivo é fazer com que o “PPLS digital” de cada equipe de saúde no município esteja armazenado em um único local do Google Drive, facilitando o acesso de informações pela gestão, que poderá auxiliar as equipes de saúde no desenvolvimento das ações descritas no PPLS.

Referências
​​BRASIL. PORTARIA GMMS No 3.232, DE 1o DE MARÇO DE 2024. [S. l.: s. n.], 2024. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=04/03/2024&jornal=515&pagina=52. Acesso em: 12 maio 2024.

​SESAB. Acolhimento Pedagógico para profissionais da Atenção Básica: manual do facilitador. Salvador: Bahia. Secretaria da Saúde. Superintendência de Atenção Integral à Saúde. Diretoria de Atenção Básica, 2021. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Manual-AP-Facilitador-2022_Final.pdf. Acesso em: 12 maio 2024.

​UFMG; MS. Panorama da Saúde Digital da APS: educação permanente para enfermeiros, médicos da equipe de saúde da família, cirurgiões-dentistas e equipes multiprofissionais. 1aed. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da UFMG; Ministério da Saúde, 2023.

​MATUS, C. Política, planejamento e governo. 2. ed. v. 2. Brasília: IPEA, 1996.​


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