06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC7.7 - Comunicação em saúde, gestão da informação e estratégias para fortalecimento do SUS |
54291 - VIDEOCAST GENTE ADOLESCENTE: PROTAGONISMO E PROMOÇÃO DA SAÚDE ENTRE PARES MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DE SOUSA GALVÃO - PMF, MIRLEIDE DE BRITO FIGUEIREDO - PMF, CIBELLY MELO FERREIRA - PMF, ALBERTO DAVID NOGUEIRA DOS SANTOS - PMF, LEA DIAS PIMENTEL GOMES VASCONCELOS - PMF, LUCIANA PASSOS ARAGÃO - PMF, KEYLLA MÁRCIA MENEZES DE SOUZA - PMF, FABIANA SALES VITORIANO UCHOA - PMF, MARIANA PINHEIRO DE MARCHI - PMF, ADAM KENNEDY SILVA VIEIRA - PMF
Contextualização Com a vivência da pandemia Covid-19 ficou perceptível o potencial que as redes sociais, as mídias e a comunicação virtual como estratégia para formação, diálogo e aproximação entre as pessoas, principalmente para as novas gerações que lidam de forma mais cotidiana com essas novas tecnologias. Oferecer conteúdos de qualidade, alinhados com uma linguagem simples e horizontalizada, garantindo que adolescentes possam ter acesso a conteúdos seguros em termos de qualidade da informação, e significativos quanto às demandas de saúde voltadas para esse público, se mostrou uma forma relevante para ampliarmos a comunicação com os adolescentes.
Assim, em 2023, no âmbito do Programa Gente Adolescente cujo público é composto por adolescentes de 10 a 14 anos estando em funcionamento desde 2021 e atualmente contando com a participação de 48 escolas e 48 unidades da Atenção Primária à Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) em parceria com a Escola de Saúde Pública do município de Fortaleza (ESPFOR) e a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) criam o Videocast do Gente Adolescente.
Descrição da Experiência O Videocast Gente Adolescente é um programa gravado e disponibilizado no canal da Escola de Saúde Pública de Fortaleza – ESPFOR COMNECTAR no Youtube, e divulgado tanto pela SMS quanto pela SME para os adolescentes, bem como, para profissionais envolvidos com saúde do adolescente. Considerando o componente de Protagonismo Juvenil do Programa Gente Adolescente, o Videocast conta com dois apresentadores adolescentes, um menino transgênero e uma menina cisgênero, essas representações são importantes, pois aproximam o programa do público que pretendemos envolver. Esses apresentadores, a partir de um roteiro semiestruturado produzido por profissionais da saúde, mediam o diálogo com os convidados de forma espontânea, leve e criativa. Nos episódios tivemos um ou mais convidados, sendo escolhido(s) após a definição do tema: um especialista no assunto, e também pessoas que tiveram alguma vivência com o assunto, inclusive adolescentes. Os episódios duraram entre 35 a 60 minutos, considerando o número de convidados e tema abordado.
Ressaltamos que o processo de construção do primeiro episódio ocorreu em janeiro de 2023, teve início com um encontro virtual entre os alunos que representavam os grêmios da rede municipal de ensino e também representantes das secretarias da saúde e da educação, na oportunidade os alunos apontaram as temáticas do seu interesse
Objetivo e período de Realização A produção do videocast tem como objetivo promover a comunicação entre adolescentes, despertando o pensamento crítico e reflexivo direcionado à promoção do autocuidado e do cuidado com o outro por meio da comunicação entre pares. Na ocasião desse trabalho, consideramos os episódios produzidos no período de janeiro a novembro de 2023.
Resultados Como resultados, produzimos e divulgamos três episódios: 1º “Prevenção da gravidez na adolescência”, publicado em: 28/02/2023, com 546 visualizações; 2º “Combate a violência sexual contra crianças e adolescentes”, publicado em: 25/05/2023, com 324 visualizações e o 3º “Eu me cuido, você se cuida, nós nos cuidamos?” publicado em: 13/11/2023, com 273 visualizações. Quanto ao engajamento, obtivemos 1.143 visualizações e 116 interações demostrando a satisfação com os episódios, sendo marcada pelos internautas a opção “gostei” nos vídeos. Portanto, o Vídeocast foi acessado, desde as suas publicações até 10 de junho do ano corrente, por 1.143 pessoas. Outro resultado significativo com essa experiência diz respeito à promoção do componente de protagonismo juvenil, pois esse formato tem contribuído para o desenvolvimento do pensamento crítico e da responsabilidade social dos apresentadores, assumindo responsabilidade de promover o acesso a informações relevantes, promover o empoderamento e o desenvolvimento de consciência crítica e reflexiva no público ao qual se direcionam preenchendo lacunas de conhecimento sobre as temáticas tratadas junto aos adolescentes.
Aprendizado e Análise Crítica A escolha pelo videocast, uma ferramenta tecnológica de compartilhamento de informações é justificada pela acessibilidade e rapidez no compartilhamento junto ao público adolescente. O modelo de videocast construído tem permitido o alcance do público adolescente e, além desses, dos profissionais da saúde e da educação envolvidos na atenção a tais adolescentes. Tem-se verificado que a gravação e divulgação do videocast vem promovendo o protagonismo dos adolescentes, uma vez que os adolescentes envolvidos são colocados como sujeitos ativos na construção e na divulgação do conhecimento das temáticas tratadas e sua divulgação, por meio de tecnologias digitais, se mostra atrativa ao público para o qual é direcionado.
Referências BRASIL. Lei 8.069, de 13 de Julho de 1990. Estatuto da Criança e do
Adolescente. Brasília: Ministério da Justiça, 1990.
______. Ministério da Saúde. Adolescentes e famílias. SERRA, A. S. de L.;
______. Ministério da Saúde. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na
atenção básica. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações
Programáticas e Estratégicas. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2018a. 233p.
______. Ministério da Saúde. Guia para orientar ações intersetoriais na primeira infância. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2018b. 44p.
|
|