06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC7.7 - Comunicação em saúde, gestão da informação e estratégias para fortalecimento do SUS |
51518 - LITERACIA PARA A SAÚDE E LITERACIA ECONÔMICA: O QUE SABEMOS SOBRE SAÚDE E ECONOMIA É O QUE SABEMOS SOBRE ECONOMIA DA SAÚDE? MARCELO VICTOR DE ARRUDA FREITAS - UFPE, ADRIANA FALANGOLA BENJAMIN BEZERRA - UFPE, KEILA SILENE DE BRITO E SILVA - UFPE
Apresentação/Introdução Literacia é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, bem como sua prática produtiva (Brasil, 2019). A Literacia Econômica (LE) é todo conhecimento necessário para dominar um conjunto de tarefas relacionadas com matérias econômicas. De maneira geral, é um conceito que engloba as ideias básicas em economia que todas as pessoas culturalmente literadas devem possuir (Varum, 2014). Já a Literacia para a Saúde (LS) seria a capacidade de acessar, compreender, avaliar e aplicar as informações relacionadas à saúde ampliando a sua autonomia para a construção de um estilo de vida saudável (Saboga-nunes, 2019).
Na tentativa de avaliar os níveis de literacia da população, diversos instrumentos foram desenvolvidos nos campos da economia e da saúde a partir do aprimoramento de conhecimentos ao longo dos anos e frutos de variados grupos de pesquisa em diferentes países, tendo sido aplicados em diferentes recortes populacionais de diferentes países para avaliar seus conhecimentos nos campos da saúde e da economia.
Nesse sentido, este ensaio realizou um breve apanhado, especialmente acerca dos instrumentos desenvolvidos para mensurar os níveis de LE e LS da população, com o intuito de compreender o estado atual das produções de conhecimento nesses campos, bem como relacionar tais achados com a economia da saúde e suas contribuições nesse campo.
Objetivos Apresentar reflexões teórico-metodológicas sobre os principais instrumentos desenvolvidos para aferição da Literacia Econômica e Literacia para a Saúde, identificando suas principais contribuições para o campo da Economia da Saúde.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e descritiva, caracterizada como um ensaio teórico pautado na construção de uma análise crítica, ampla e integrada sobre os instrumentos de avaliação de Literacia Econômica e Literacia para a Saúde com base na literatura pertinente, além de compreender e propor reflexões quanto aos instrumentos desenvolvidos, suas aplicações e resultados.
Embora não seja intrínseco aos ensaios o desenvolvimento, a rigor, de uma metodologia específica (Prodanov & Freitas, 2013), este trabalho tomou como orientação as etapas de análise de Minayo e Costa (2019): ordenação e organização dos textos e referências, categorização e busca das unidades de sentido, contextualização, interpretação de segunda ordem e conclusão.
Tomou-se como orientação para a ampliação de referências a exploração de documentos e artigos nacionais e internacionais, de forma não sistemática, de diferentes bases de dados bibliográficos, marcadamente eleitos a partir da pertinência à argumentação e reflexão que se pretende submeter à apreciação e ao debate público.
Foram construídos quadros comparativos, exclusivamente, para a exposição e comparação dos achados.
Resultados e Discussão Dentre os instrumentos de avaliação de LE, os testes mais comumente utilizados descritos nas literaturas foram: O Basic Economics Test (BET); o Test of Economic Understanding (TEU), posteriormente substituído pelo Test of Economic Literacy (TEL); o Test of Understanding in College Economics (TUCE); o Economic Literacy Test (ELT); e o Economic Literacy Survey (ELS) (Varum, 2014; Pombo, 2017).
Cada um dos instrumentos acima descritos foi desenvolvido para populações específicas que variavam entre estudantes de ensino fundamental secundário, superior e pessoas acima dos dezoito anos. Suas questões buscaram avaliar os níveis de Literacia econômica através de questões relativas à conceitos e termos específicos da economia e da econometria, tais como fundamentos econômicos, macroeconomia, microeconomia e economia internacional, economia do consumidor, economia do produtor, economia financeira, papel econômico do governo e economia internacional.
Quantos aos instrumentos de avaliação da LS, foram encontrados cerca de 15 instrumentos validados e aplicados para diferentes contextos da saúde, dentre os quais, destacam-se: o Test Of Functional Health Literacy in Adults (TOFHLA) e sua versão reduzida Short-Test Of Functional Health Literacy in Adults (S-TOFHLA); o Rapid Estimate of Adult Literacy in Medicine (REALM) e o Newest Vital Sign (NVS) (Silva, 2019).
Aplicados em pessoas entre 4 e 74 anos, de diferentes escolaridades ou ainda com algum tipo específico de comorbidade, a maior parte destes testes avaliou os níveis de LS através de leitura, pronúncia, reconhecimento e compreensão de palavras, termos ou orientações médicas e apenas dois avaliaram o acesso e o uso dessas informações em sua qualidade de vida.
Conclusões/Considerações finais Embora seja recente e crescente o debate sobre Literacia, ainda persiste o entendimento restrito às questões de letramento ou alfabetização e isso se reflete nos diferentes instrumentos desenvolvidos, seja no campo da LE quanto da LS, resultando numa escassez de investigação sobre o acesso ou uso dessas informações e seus desdobramentos na prática cotidiana dos indivíduos e seus coletivos sociais.
No campo da LE, persistem as abordagens numéricas e/ou econométricas sem o devido aprofundamento sobre o quanto esse nível de conhecimento interfere na vida e na tomada de decisão das pessoas. Embora alguns conceitos da economia abordados nos testes atravessem o setor saúde, não há neles possibilidades de discussão entre os campos.
Quanto aos testes de LS, observa-se o foco no letramento, a abordagem unidimensional, a concentração termos comuns ao ambiente médico-hospitalar, a pouca contextualização e o foco em debates sobre promoção e prevenção da saúde e/ou doenças e agravos específicos.
Referências MINAYO, M.C.S.; COSTA, A.P. Técnicas que fazem uso da palavra, do olhar e da empatia: pesquisa qualitativa em ação. 1ed. Ed. Ludomedia, Aveiro, Portugal. 2019;
POMBO, M.M.C. Literacia Econômica – Um survey. Insttituto Universitário de Lisboa. Lisboa, Portugal. 2017;
PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013;
SABOGA-NUNES, L.; MARTINS, R.A.S.; FARINELLI, M.R. O papel da Literacia para a Saúde e educação para a saúde na promoção da saúde. Curitiba : CRV, 2019. 198 p;
SILA, T.N. Tendências de pesquisas sobre literacia em saúde à pessoa idosa: estudo bibliométrico. Curitiba: CRV, 2019;
VARUM, C.M.D.A.; FERREIRA, A.R. Os adultos sabem sobre economia? Millenium, 46. jan/jun. p. 33‐56. 2014;
|
|