06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC7.7 - Comunicação em saúde, gestão da informação e estratégias para fortalecimento do SUS |
50966 - WEB RÁDIO LAGIS COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE INFODEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ROSANNA DA SILVA FERNANDES RIBEIRO - UECE, SAMANTHA ALVES FRANÇA COSTA - UECE, CAMILA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS - UECE, ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT - UECE, NAARA RÉGIA PINHEIRO CAVALCANTE - UECE, ADRIANA RODRIGUES DA CUNHA - UECE, SARAH ELLEN DA PAZ FABRICIO - UECE, GABRIELA DE SOUSA LIMA - UECE, MARDÊNIA GOMES VASCONCELOS PITOMBEIRA - UECE, THEREZA MARIA MOREIRA MAGALHÃES - UECE
Contextualização A tecnologia trouxe mudanças em diversos aspectos, especialmente na comunicação e informação. A internet e dispositivos móveis democratizaram o acesso às notícias, possibilitando obtê-las com facilidade. Contudo, esse cenário apresenta desafios, como a infodemia, caracterizada pelo excesso de informações sobre determinados temas, muitas vezes incorretas e advindas de fontes não verificadas, que se propagam velozmente (Priberam, 2024).
No âmbito da saúde coletiva, a desinformação tem um impacto negativo ao atrasar ou impedir cuidados eficazes, prejudicar a capacidade de tomar decisões informadas e reduzir a adesão às orientações de saúde. Nesse sentido, foi criada a Web Rádio Lagis pelo Laboratório de Gestão e Inovação em Saúde (LAGIS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a fim de difundir temas relacionados à saúde, com informação acessível e simplificada para toda a comunidade acadêmica e sociedade. Objetivo este, alcançado por meio de entrevistas com palestrantes especialistas, ações essenciais para o combate à infodemia. Ademais, essa ferramenta fortalece o processo do ensino-aprendizagem no âmbito da saúde, com alcance amplo e flexível de todos os públicos.
Portanto, a Web Rádio Lagis pode ser essencial para o combate à infomedemia, pois fornece informações seguras aos espectadores. Ademais, essa ferramenta permite fortalecimento do ensino-aprendizagem no âmbito da saúde.
Descrição da Experiência Trata-se de relato de experiência de uma integrante da Web Rádio. Ao todo são vinte membros, estudantes do curso de graduação em Enfermagem e de pós-graduação dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e em Cuidados Clínicos em Enfermagem (PPCCLIS), da Uece. A Web Rádio está inserida no Lagis, localizado no Núcleo de Pesquisa e Inovação (NUPEINSC), de onde são realizadas transmissões ao vivo, por meio de canal no YouTube, onde permanecem gravadas entrevistas de cunho informativo-científico, visando a disseminação de informações com embasamentos científicos para a comunidade e o público da universidade. Atualmente, o programa encontra-se com 18 vídeos publicados, 160 inscritos e cada vídeo possui em média 150 visualizações.
Dessa forma, a partir da experiência inicial, o processo foi sendo aperfeiçoado, as tecnologias foram avançando, os materiais para o laboratório foram se modernizando, surgindo diversas melhorias, como a padronização no canal do YouTube, o que proporcionou maior interação com o público ouvinte, possibilitando a comunicação em tempo real, por meio das dúvidas expostas nos comentários respondidos ao vivo.
Objetivo e período de Realização O trabalho visa relatar a experiência da Web Rádio Lagis como ferramenta de comunicação e informação em saúde em tempos de infodemia.
As transmissões ocorreram no período de março de 2023 a fevereiro de 2024, quinzenalmente, na presença de um mediador, que realizava a entrevista, um suporte, no qual realizava os aparatos técnicos e o entrevistado, que debatia sobre o tema em questão.
Resultados A Web Rádio se mostrou fonte de informação credibilizada e ferramenta funcional de ensino-aprendizagem, em que, com a liberdade de interação entre discentes, entrevistados/palestrantes e ouvintes, houve evolução dos integrantes da rádio quanto às habilidades tecnológicas, sociais, de comunicação, oratória e pensamento crítico perante as problemáticas sociais, após a realização das transmissões e a participação ativa junto aos especialistas.
Com a credibilidade das informações de fontes especializadas, a Web Rádio se mostrou relevante meio de combate à desinformação na saúde, problema agravado durante a pandemia Covid-19. Entre os diversos assuntos abordados, destaca-se: "Saúde em pauta: o pesquisador da Uece como fonte jornalística e o combate à desinformação", que obteve 150 visualizações, 75 comentários e muita interação durante a transmissão.
Aprendizado e Análise Crítica A Web Rádio traz contribuições a acadêmicos de enfermagem, pois é um público que realiza constantemente atividades de educação em saúde, principalmente na comunidade, muitas vezes carente de informação. Ademais, por ser considerada canal de comunicação, a Web Rádio favorece a comunicação na sociedade, trazendo informações de cunho verídico com embasamento científico.
Sendo assim, o canal está em constante processo de aperfeiçoamento, sendo ainda necessária evolução em sua estrutura física e tecnológica, possibilitando uma programação mais ampla e a participação de estudantes de outros cursos da área da saúde da UECE. Esse crescimento é lento, mas é contínuo e visível, sendo possível esperar que, em médio ou longo prazo, a Web Rádio Lagis alcance públicos maiores, levando informação em saúde de qualidade para todos e possivelmente se tornando uma referência para outras universidades.
Portanto, os assuntos abordados na web rádio LAGIS surgiram a partir das necessidades dos ouvintes, bem como de assuntos relevantes da sociedade. De maneira clara e objetiva ela divulga a informação contribuindo de forma indireta com o cuidado, democratizando o acesso à informação dos profissionais de áreas da saúde.
Referências "INFODEMIA", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/INFODEMIA.
CÓRDULA, E. B. L.; NASCIMENTO, G. C. C. A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-10, 2018.
SILVA, Ana Lúcia de Brito et al. Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Rev. enferm. UFPE on line, p. [1-8], 2019.
MUSSI, R.F.F; FLORES, F.F; ALMEIDA, C.B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
TORRES, R.A.M. et al. Comunicação em saúde: uso de uma web-rádio com escolares. Journal of Health Informatics, 2015.
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