06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC7.7 - Comunicação em saúde, gestão da informação e estratégias para fortalecimento do SUS |
50901 - DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS DA WHO E PAHO SOBRE A COVID-19: POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO, DIFUSÃO, PROMOÇÃO DO ACESSO E DA INCLUSÃO SOCIAL ANGELICA ALVES DA CUNHA MARQUES - UNB, JACQUELINE DIAS DA SILVA - IBICT, FRANCISCO JOSÉ ARAGÃO PEDROZA CUNHA - UFBA
Apresentação/Introdução Em 2019 eclode a COVID-19 culminando num caos sanitário e numa infodemia mundial. Esta comunicação focaliza a World Health Organization (WHO) no domínio das políticas de Saúde e a Pan American Health Organization (PAHO) sobre as relações bio-políticas, na execução de ações voltadas à difusão e promoção do acesso a Documentos Arquivísticos Digitais (DAD) dos registros técnico-científicos da pandemia. Os DAD são produtos sociais configurados por meio dos dígitos binários, produzidos, tramitados e armazenados por sistema computacional (Cunha et al, 2023). A saúde digital se dá por meio dos DAD e contempla a tradicional hegemonia da transferência de conhecimentos dos países do Norte para os do Sul como ilusórias soluções para problemas de contextos diferentes. Observa-se a exportação de ideias e práticas do hemisfério Norte recepcionadas acriticamente pelo hemisfério Sul para os problemas regionais e locais. Durante a pandemia ressoaram tendências históricas dessa transferência e se buscou a compreensão das complexas dinâmicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Objetivos Objetiva mapear e discutir as ações políticas voltadas à comunicação, difusão e promoção do acesso aos DAD, os quais revelaram os registros das informações e dos conhecimentos técnico-científicos sobre a pandemia do COVID-19, tendo em vista considerações para a otimização desses processos como vias de minimização das desigualdades e da inclusão social.
Metodologia A investigação qualitativa contemplou abordagens exploratória e descritiva, desenvolvidas a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, estas coletadas nos sites da WHO e da OPAS, em agosto de 2022. Fundamentada nas relações de bio-poder, propostas por Foucault, leva em conta aspectos históricos que circundam a hegemonia da transferência de informações e conhecimentos técnico-científicos, assim como as instâncias, instituições, políticas e modalidades de integração dos fluxos multilaterais que perpassam o subcontinente. Discute os ODS no âmbito da Agenda 2030 – particularmente aqueles que dizem respeito à saúde, ao bem-estar e à redução das desigualdades – à luz dos aportes teóricos da Ciência da Informação em interface com a Saúde Coletiva e a Arquivologia. Sistematiza considerações sobre as ações que contemplam a comunicação na integração dos fluxos supramencionados no cenário pandêmico viral e informacional, conforme as condições geo(políticas e estratégicas) e as relações de bio-poder dos países da América do Sul.
Resultados e Discussão Em pesquisa no site da WHO, em agosto de 2022, dentre os temas mais populares estavam a pandemia do COVID-19, com informações gerais sobre o vírus, a sua prevenção, os sintomas e perguntas/respostas a respeito. Na aba de documentos técnicos, havia links sobre “Documentos de informação” para o combate à doença, desde janeiro de 2020 até julho deste ano. Ao todo, eram 202 DAD que se relacionavam diretamente ao ODS 3, por tratarem da saúde e do bem-estar no cenário pandêmico. Destacam-se alguns documentos, como uma nota de sensibilização de maio de 2020, intitulada “Questões de gênero e COVID-19”, que pode ser atinente ao ODS 5 – igualdade de gênero – e o “Programa de Pesquisa em Saúde Pública da OMS sobre “Gestão da Infodemia”, publicado em janeiro de 2021, em decorrência da jornada “Infodemic managment 101”. Na página da OPAS, constavam tópicos para pesquisa, dentre eles, o Coronavírus. O link “Folha informativa sobre COVID-19” desdobrava-se em outros quatro e havia vídeos sobre medidas preventivas, vacinação e informações científicas; perguntas e respostas; documentos técnicos e científicos, e materiais de comunicação acerca do vírus. Mapeou-se 35 DAD, produzidos entre março de 2020 e abril de 2022, com destaque para outubro de 2020, quando a instituição lançou oito publicações. Destaca-se um material de divulgação intitulado “Desinformação vacinas COVID-19 – Coleção de redes sociais”, publicado em português, que alerta e convida a população a participar de denúncias acerca de desinformação.
Conclusões/Considerações finais Conclui-se que os fundamentos teóricos de Foucault acerca da “bio-história”, da “bio-política” e do “bio-poder” podem ser contemporaneizados à atual conjuntura sócio-política, marcada pela (info)pandemia. Entre a WHO e os cidadãos, instâncias e instituições como a PAHO, as unidades e os agentes de saúde mobilizam-se em políticas e ações com vistas à integração dos fluxos multilaterais. Os DAD técnico-científicos são publicados e divulgados em linguagem técnica e popular, como informações públicas – entendidas como dispositivos estratégicos de poder que reconhecem e acolhem as assimetrias e identidades –, que possam minimizar os riscos de contaminação do vírus em suas dimensões sanitárias e informacionais, com vistas ao seu estudo, compreensão, controle e combate. Por consequência, o acesso a informações científicas propicia o seu uso consciente e responsável na gestão da vida, promovendo a minimização das desigualdades sociais, bem como da desinformação, além da inclusão social.
Referências CUNHA, F.J.A.P. et al. Manual de gestión: archivística de documentos sanitarios. Salvador: EDUFBA, 2023.
FOUCAULT, M.. História da sexualidade I: a vontade de saber. 18 ed. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2007.
PAHO, 2021. Desinformação vacinas COVID-19 – Coleção de redes sociais. Disponível em: https://www.paho.org/pt/documentos/desinformacao-vacinas-covid-19-colecao-redes-sociais, acesso em 29 ago. 2022.
WHO . Programme de recherche en santé publique de l’OMS sur la gestion des infodémies [WHO public health research agenda for managing infodemics]. 2021. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/350124/9789240037755-fre.pdf. Acesso em 29 ago. 2022.
WHO. Les questions de genre et la COVID-19 : note de sensibilisation. 14 de maio de 2020. Disponível em: https://iris.who.int/handle/10665/332241. Acesso em 29 ago. 2022.
Fonte(s) de financiamento: Cnpq
|
|