Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC7.7 - Comunicação em saúde, gestão da informação e estratégias para fortalecimento do SUS

50220 - CRIAÇÃO DE UMA WEB RÁDIO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SAMANTHA ALVES FRANÇA COSTA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), CAMILA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), ROSANNA DA SILVA FERNANDES RIBEIRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), MARÍLIA FONTENELE ALBUQUERQUE MELO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), GABRIELA DE SOUSA LIMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), ADRIANA RODRIGUES DA CUNHA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), SARAH ELLEN DA PAZ FABRICIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), JOSÉ LUÍS PAIVA DE MENDONÇA FERREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), MARDÊNIA GOMES VASCONCELOS PITOMBEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)


Contextualização
A promoção da saúde engloba capacitar a comunidade para se comunicar efetivamente e colaborar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, promovendo participação ativa no controle desse processo (Dantas et al., 2021).
Com o avanço tecnológico das últimas décadas, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) emergem como estratégia de promoção da saúde capaz de melhorar a educação e comunicação em saúde pública. Este avanço visa promover de maneira mais eficiente a disseminação de informações e facilitar a interação entre profissionais de saúde e a comunidade (Bender et al., 2024).
Nesse contexto, destaca-se a utilização de web rádio, como um canal eficaz de comunicação e escuta, contribuindo para promoção da saúde ao esclarecer dúvidas. Ademais, é uma estratégia para reduzir riscos e vulnerabilidades, além de fortalecer os laços interpessoais (Abreu et al., 2018).
Dessa forma, ao ser criada, a Web Rádio, vinculada ao Laboratório de Gestão e Inovação em Saúde (LAGIS), teve o objetivo de divulgar a produção científica, isto é, os produtos tecnológicos desenvolvidos pelo Mestrado Profissional em Gestão em Saúde (MEPGES) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). No entanto, com o avanço de seu desenvolvimento, as transmissões ampliaram a perspectiva e passaram a promover saúde, compartilhando conhecimento por meio de linguagem acessível a todos os públicos.

Descrição da Experiência
Trata-se de relato de experiência, vivenciado por graduandos do curso de enfermagem e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), que compõem o Centro de Ciências da Saúde - CCS, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
A Web Rádio possui como estrutura um estúdio, localizado no Laboratório de Gestão e Inovação em Saúde (LAGIS), com dois computadores, dois datashows, dois suportes para microfone, três microfones, dois Tablets, doze cadeiras, uma mesa de som, uma câmera profissional e seis mesas. O espaço está localizado no prédio do Núcleo de Pesquisa e Inovação (NUPEINSC) da Universidade Estadual do Ceará, campus do Itaperi, em Fortaleza-Ceará-Brasil.
A Web Rádio LAGIS conta atualmente com 26 integrantes capacitados para realizar as transmissões. Ademais, previamente, os alunos vinculados ao projeto realizaram reuniões semanais para organização do cronograma com possíveis temáticas a serem abordadas e recursos disponíveis para execução da programação.
Assim, esses programas são transmitidos pela plataforma do YouTube, intercalando a modalidade síncrona e assíncrona, para permitir maior participação dos ouvintes. As transmissões ocorrem quinzenalmente, com temáticas envolvendo as áreas de saúde e educação, e linguagem acessível a toda população.

Objetivo e período de Realização
Objetiva-se relatar a experiência da criação de uma Web Rádio como ferramenta de promoção da saúde.
A Web Rádio LAGIS, iniciou suas atividades no mês de novembro do ano de 2022 e desempenha os programas ao vivo na plataforma gratuita do Youtube de forma quinzenal para seus ouvintes.

Resultados
Ao longo de sua trajetória o projeto já alcançou 1.149 ouvintes distribuídos entre os 18 vídeos disponíveis no canal do YouTube e possui 157 inscritos. Um dos primeiros programas, ocorreu em março de 2023, e contou com a participação de 159 ouvintes, com a temática “Mulher: bem me cuido, bem me quero”. Durante a transmissão, os ouvintes relataram dúvidas como: “Sabemos que o medo ainda é muito forte na mulher, em relação a desabafos. Como essa mulher que enfrenta esse medo pode ser ajudada?" dentre outros questionamentos. Observou-se que o público possuía interesse no assunto e desejava elucidar suas dúvidas.
Assim, os assuntos dos programas permeiam entre temáticas da saúde e educação. Dessa forma, a Web Rádio LAGIS demonstrou ser uma ferramenta de promoção em saúde e um espaço de aprendizado para os discentes, como na palestra citada a palestrante elucidou para os ouvintes a importância de procurar a atenção primária em saúde para realizar atendimentos com os profissionais e seus direito no sistema único de saúde, e para os membros da Web Rádio, foi observado a importância da criação de vínculo com o paciente para ele se sentir a vontade de confidenciar os relatos.

Aprendizado e Análise Crítica
A experiência relatada foi decorrente da vivência dos autores e corresponde à construção de estratégias de informação e comunicação entre trabalhadores da saúde, gestores, docentes, estudantes e comunidade na construção e efetivação de processos educativos em saúde e produção do conhecimento.
Diante da interação do público com a Web Rádio, observa-se que o canal de comunicação alcança seu objetivo de ser um eficiente meio de divulgação da ciência, de forma clara e acessível a todos. Ademais, a Web Rádio LAGIS traz como contribuição ser uma tecnologia em inovação em saúde e comunicação que alcança os jovens e a comunidade, com essa vivência os autores aprenderam sobre a importância da promoção em saúde e alcançar cada vez mais linguagens simples para disseminar as informações.
Portanto, a Web Rádio LAGIS se firma como oportunidade de vivência relevante para os autores que participaram do projeto. Além disso, permitiu refletir e compreender a Web Rádio como um ambiente social, um espaço de prática no qual a aprendizagem não ocorre somente pelo compartilhamento de saberes dos palestrantes, mas pelas participações e troca de conhecimentos entre discentes, profissionais e população.

Referências
ABREU, L. D. P., TORRES, R. A. M., SILVA, M. R. F.; ARAÚJO, A. F. Web rádio como ferramenta de diálogo em saúde coletiva no sertão: juventudes e métodos contraceptivos. SANARE, Sobral - v.17, n.01,p.24-31, Jan./Jun. - 2018.
Bender, J. D., Facchini, L. A., Lapão, L. M. V., Tomasi, E., & Thumé, E.. (2024). O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil, de 2014 a 2018. Ciência & Saúde Coletiva, 29(1), e19882022.
Dantas, A. K. da S., Santos, M. L., Carvalho, L. M., Tomé, A. C. de C., Sobral, R. V. S., & Santos, O. S.. (2021). A voz universitária: promoção da saúde e prevenção da Covid-19 via rádio. Revista Brasileira De Educação Médica, 45(4), e240.

Fonte(s) de financiamento: Os autores declaram que o estudo não possui fontes de financiamento


Realização:



Patrocínio:



Apoio: