05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC7.6 - Telessaúde, Teletrabalho e Teleeducação: aprendizados e desafios |
53820 - AUDITORIA INTERNA: MANUTENÇÃO DA CULTURA DE MELHORIA EM PROCESSOS DE TRABALHO NUM SERVIÇO ESPECIALIZADO DE SAÚDE REGINALDO CHAGAS ALVES - CPSMAR, JOSY VIANA MAIA - CPSMAR, BRENA JÉSSICA DAMASCENO - CPSMAR, JANETE PEREIRA CIRILO - CPSMAR, ANA ALICE DE CASTRO FALCÃO - CPSMAR, ANDERSON FERNANDES ZARANZA - CPSMAR, GEOVANI ALVES DA COSTA - CPSMAR, LUCK DOUGLAS SANTIAGO DA SILVA - CPSMAR, SABRINA SILVA DOS SANTOS - CPSMAR, RAQUEL MAZULE PEREIRA DE ARAUJO - CPSMAR
Contextualização A auditoria em saúde é essencial para readequar serviços e rotinas e também para solucionar problemas, encontrando opções de melhoria para o atendimento, sendo a policlínica um serviço consorciado entre os municípios da microrregião de Aracati,(Aracati, Fortim, Itaiçaba e Icapuí) as auditorias tornam-se ferramentas importantes para prestações de contas junto ao conselho consultivo da Instituição, sendo um dos pontos apresentados, junto com relatórios de produção e comprimento do contrato de rateio(MS, 2024).
O escritório da Qualidade desenvolveu um checklist de auditorias internas específicas para cada setor a ser avaliado na Unidade. Os instrumentos foram criados a partir de um compilado de informações obtidos sobre os assuntos da ANVISA, FIOCRUZ, Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, onde são avaliados as conformidades dos documentos com o que é determinado por lei, protocolos de entrega de exames, controle de temperatura para ambiente, cronograma de reuniões, escalas de trabalho, entre outras questões legais.
A finalidade desse projeto é demonstrar a relevância e as contribuições que a auditoria interna trás para a manutenção da cultura organizacional da Policlínica de Aracati.
Descrição da Experiência Trata-se de um estudo descritivo, formato relato de experiência com foco em garantir a manutenção das melhorias dos processos de trabalho da Policlínica da Microrregião de Aracati, com os setores de prestação de serviços ambulatoriais da unidade. Foram elaborados cronogramas de auditorias pelo escritório de Qualidade da respectiva instituição, sendo coordenado pela Gestora de Qualidade e Direção Assistencial.O cronograma é produzido semestralmente em tabelas no excel , onde é disposto colunas contendo setor a ser auditado, data da auditoria e responsáveis pela revisão(Martins, et al,. 2020).
O Checklist é aplicado semestralmente em todos os setores da Unidades, sendo aplicados em média, cerca de dez - um para cada setor, assim dividido em áreas críticas e não críticas. A aplicação deste é feita durante as atividades laborais e servem para identificar possíveis fragilidades dos processos em setores específicos estudados pelo escritório, como CME, Farmácia, Almoxarifado, Centro Cirúrgico, Endoscopia.
As auditorias não contêm caráter punitivo, mas educativo, visando a mudança de cultura e construção de hábitos seguros dentro da organização. Os resultados são compilados no escritório da Qualidade em formato de relatório de auditoria, assinado pelos ouvidores e entregue aos líderes dos setores que terão um prazo junto a sua equipe para adequação das recomendações.
Objetivo e período de Realização A finalidade desse projeto é demonstrar a relevância e as contribuições que a auditoria interna trás para a manutenção da cultura organizacional da Policlínica de Aracati. Este instrumento é aplicado na Policlínica de Aracati desde novembro de 2022 até os dias atuais.
Resultados A priori, percebeu-se que os colaboradores não estavam confortáveis com a presença das auditorias, pois compreendiam que o seu trabalho estava sendo observado e detinham ainda, a convicção de que suas condutas seriam julgadas e posteriormente passíveis de uma penalidade, entretanto, tais reflexões não eram de suma veracidade, haja vista que, os próprios gestores responsáveis pela auditoria, empregavam na ação que as mesmas não iriam ocorrer.
A aceitação da realização das auditorias e compreensão da melhoria contínua dos processos, trouxe a concepção para os colaboradores que a inserção de barreiras nas etapas laborais, reduzem as chances de erros atingirem pacientes, fazer segundas vítimas e descredibilizar a imagem da instituição.
A prática de auditoria tornou-se uma rotina no serviço tendo sido realizadas 40 auditorias internas entre 2022 e maio de 2024, gerando relatórios de resultados que são discutidos e avaliados com as lideranças dos setores e posteriormente com o conjunto de colaboradores. Esses Feedbaks refletem melhoria na segurança do paciente e proporcionam um processo de autocritica da instituição.
Aprendizado e Análise Crítica Conclui-se que as auditorias em saúde contribuem de maneira significativa para a reflexão das equipes atuantes quanto as práticas desenvolvidas por seus pares durante a prestação de assistência. Ainda fortalece o desenvolvimento da educação permanente dentro da unidade.
Adicionalmente, as auditorias na Instituição trouxeram resultados positivos para compreensão da dinâmica dos processos nos demais setores da organização. Houve redução da descontinuidade dos processos, os colaboradores passaram a seguir os protocolos de Segurança do Paciente de acordo com os fluxos estabelecidos.
A inserção desta cultura dentro do SUS se faz urgente diante da realidade do subfinanciamento e da falsa premissa que os serviços prestados são de 2ª categoria para um publico de 2ª categoria, otimizar processos de trabalho, desenvolver rotinas de excelência e ter o usuário do serviço como foco e objetivo final do serviços prestado leva a instituição a se auto avaliar e se reinventar para prestar o melhor serviço possível com a melhor relação custo beneficio possível para a sociedade , a auditoria torna se uma uma importante ferramenta para atingir esses objetivos
Referências Auditoria Interna. ([s.d.]). Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Recuperado 9 de junho de 2024, de https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/auditorias/auditoria-interna
Efeitos das auditorias de segurança do paciente no cuidado hospitalar: desenho de uma avaliação baseada em métodos mistos. ([s.d.]). Fiocruz.br. Recuperado 9 de junho de 2024, de https://proqualis.fiocruz.br/artigo/efeitos-das-auditorias-de-seguran%C3%A7a-do-paciente-no-cuidado-hospitalar-desenho-de-uma
Ministério, D. A. ([s.d.]). Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs. Gov.br. Recuperado 9 de junho de 2024, de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/auditoria_sus_contexto_sna.pdf
Villar, V. C. F. L., Duarte, S. da C. M., & Martins, M. (2020). Segurança do paciente no cuidado hospitalar: uma revisão sobre a perspectiva do paciente. Cadernos de saude publica, 36(12). https://doi.org/10.1590/0102-311x00223019
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