05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC7.6 - Telessaúde, Teletrabalho e Teleeducação: aprendizados e desafios |
53790 - USO DA TELEMEDICINA COMO ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EM SERVIÇOS CAROLINE FERREIRA - BP, RODRIGO OLYNTHO DE ALMEIDA - BP, CARLOS FUNES PRADA FILHO - BP, HADRIEN FELIPE MEIRA BALZAN - BP, MARCELA GUTIERREZ - BP, CAROLINA KATAYAMA - BP, THAIS SANTOS - BP, LORAYNE ANDRADE BATISTA - CGPROJ -SAES - MS
Contextualização Uma vez que as doenças cardiovasculares (DCV) constituem atualmente a maior causa de morbidade e mortalidade em nível global, a possibilidade de utilizar instrumentos que permitam uma atuação mais eficaz na sua prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento abre perspectivas muito relevantes, com o intuito de prestar melhores cuidados à população e comunidades que servimos.
Descrição da Experiência No eixo pré-hospitalar fixo (PH), iniciativas de apoio ao diagnóstico e à decisão clínica foram implementadas em até 150 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), utilizando eletrocardiografia (ECG) para diagnóstico precoce e tratamento ágil de complicações, além de suporte à decisão clínica via teleconsultoria telefônica e/ou videochamada. Como capacitação, foram oferecidas sessões de aprendizagem virtual para qualificação contínua em urgências cardiovasculares. O projeto tem duração de três anos, iniciado em novembro de 2022 após publicação oficial.Em 2023, foram realizados 347 mil eletrocardiogramas em 268 mil pacientes, com 9 mil laudos apresentando alterações (3,3%). O projeto alcança 19 Unidades Federativas e 104 municípios, permitindo acesso a especialistas em todas as regiões do Brasil. Para implementar boas práticas, são coletados desfechos clínicos após 48 horas, além de reuniões e visitas in loco para estruturar o Protocolo de Dor Torácica para SCACSST e monitoramento por indicadores. Os tempos de atendimento foram reduzidos, com o tempo porta-ECG caindo para 13 minutos e o tempo porta-agulha para 24 minutos em média em um ano. Contudo, a adesão à terapia trombolítica em SCACSST ainda é um desafio, com uso adequado em apenas 15% das oportunidades elegíveis.
Objetivo e período de Realização Qualificar em serviço a gestão de manejo clínico na linha de atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares por meio do monitoramento do uso de ferramentas conectadas e interativas e da implementação de diretrizes assistenciais em cardiologia. O projeto foi desenvolvido de março de 2023 à dezembro de 2023.
Resultados Os resultados preliminares destacaram a ampliação do acesso à telemedicina em diversas regiões do Brasil, permitindo o diagnóstico precoce e a intervenção oportuna em casos de SCA e arritmias complexas. Apesar dos avanços, desafios persistem, como a baixa adesão à terapia trombolítica em casos de SCACSST.
Aprendizado e Análise Crítica Este estudo contribui não apenas para o aprimoramento dos serviços de saúde, mas também para a promoção da saúde cardiovascular e o bem-estar da população atendida.
Referências Zanaboni, P., & Wootton, R. (2012). "Adoption of telemedicine: from pilot stage to routine delivery." Heart, 98(1), 24-27.
Scalvini, S., Vitacca, M., Paletta, L., Giordano, A., & Glisenti, F. (2004). "Telecardiology: one year’s experience in an Italian pilot study." BMJ Heart, 90(5), 556-560.
Fonte(s) de financiamento: PROADI - SUS
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