Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC7.6 - Telessaúde, Teletrabalho e Teleeducação: aprendizados e desafios

52221 - INFORMAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA TELEEDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MANGUINHOS.
JOAQUIM TEIXEIRA NETTO - FIOCRUZ


Contextualização
As consequências da desinformação sobre saúde podem ser terríveis. Durante a pandemia de COVID-19, por exemplo, a desinformação sobre o vírus e a sua transmissão espalhou-se rapidamente, resultando em confusão e medo. A desinformação sobre medidas preventivas podem enganar os indivíduos, levando a decisões potencialmente perigosas sobre a sua saúde. (PENNYCOOK, MCPHETRES & RAND, 2020)
A infodemia, refere-se à rápida disseminação de informações enganosas ou fabricadas durante uma crise de saúde. Na era digital, onde a Internet e as plataformas de redes sociais reinam supremas, a desinformação pode proliferar a um ritmo alarmante, podendo causar danos à saúde pública e à sociedade como um todo (OMS, 2020).
Para combater a infodemia e a desinformação sobre saúde, é necessária uma abordagem multifacetada. Iniciativas de verificação de fatos, programas de literacia em Saúde para a população são estratégias fundamentais para abordar esta questão. Além disso, as autoridades de saúde e os governos devem comunicar de forma transparente e eficaz para fornecer informações precisas ao público (KOUZY, JAOUDE & KRAITEM, 2020).


Descrição da Experiência
A experiência foi uma intervenção na área de saúde, através da TeleEducação, no CSEGSF (Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria) uma unidade básica de saúde (UBS) na comunidade de baixa renda de Manguinhos, localizada no entorno da Fiocruz. As atividades foram iniciadas na pandemia de COVID-19, para a divulgação de informações de prevenção da doença. Após a pandemia, as atividades continuaram com temas diversificados.
As oficinas ocorreram uma vez por semana por 1 hora utilizando tecnologias digitais através de encontros realizados de maneira virtual pelo Google Meets. Inicialmente o profissional de saúde fazia uma exposição do tema por 30 min, em seguida os usuários faziam perguntas por 15 min. Nos final da exposição (15 min. restantes ) o profissional de saúde fazia suas considerações e esclarecimentos finais. Os encontros eram gravados, possibilitando que os usuários e os profissionais de saúde divulgassem os vídeos gravados. A quantidade de usuários variava de 5 a 10 usuários (pacientes) por oficina.


Objetivo e período de Realização
A experiência foi iniciada em maio de 2020 e ocorreu até dezembro de 2023 com oficinas de temas variados realizados por diferentes profissionais de saúde. O objetivo foi de transmitir informações “verdadeiras” de saúde e desenvolver as competências nos usuários para a saúde.

Resultados
Os resultados obtidos foi a realização de 88 oficinas com temas relativos a: COVID-19 (8), Saúde Integral (2), Saúde Mental (2), Saúde Bucal (1), Nutrição (41), Educação Física (2), Meditação (1), Reiki (4) Auriculoterapia (4), Terapia Comunitária Integrativa (1), Terapia Floral(1), Benefícios Sociais (3), Meio Ambiente (2). As oficinas foram gravadas e armazenadas no YouTube, tendo sido criado um site onde se encontram os vídeos das oficinas em: https://tecnologiaemsaude.wordpress.com/.
As oficinas foram realizadas por diferentes profissionais de saúde e apoio técnico da equipe de TeleEducação. Os temas de meio ambiente, benefícios sociais e odontologia foram realizadas por residentes da equipe multiprofissional. As oficinas na área de alimentação e nutrição foram realizadas com os estagiários de graduação em nutrição, com os seus supervisores de estágio.
Durante as oficinas foram realizadas avaliações semestrais com os usuários, onde foi observado que 91% dos alunos consideraram que as oficinas auxiliaram no autocuidado e 82% que as informações sobre a Covid-19 auxiliaram na prevenção da doença. Na sua totalidade foi considerado vantajoso as oficinas on-line para diminuir o isolamento social durante a pandemia de Covid-19.


Aprendizado e Análise Crítica
Numa era em que a informação está mais acessível do que nunca, a desinformação sobre saúde tornou-se uma preocupação significativa de saúde pública. A proliferação de plataformas digitais facilitou a rápida disseminação de informações de saúde precisas e imprecisas, tornando muitas vezes difícil para os indivíduos distinguir quais as fontes “verdadeiras” e as “enganosas”.
A utilização de tecnologias digitais através da TeleEducação em Saúde demonstrou sua atuação importante durante a pandemia. As oficinas possibilitaram transmitir informações de saúde aos usuários do sistema mesmo à distância, transmitindo informações “verdadeiras” que auxiliaram na prevenção durante a pandemia de COVID-19. Após a pandemia, as atividades educativas continuaram com informações de saúde com temas variados.
Por fim, as intervenções realizadas de maneira remota durante a pandemia possibilitaram manter o vínculo do paciente mesmo à distância. As oficinas de TeleEducação em Saúde possibilitou que a comunidade continuasse envolvida em atividades com a UBS, possibilitando que informações “verdadeiras” de saúde pudessem ser disseminadas.


Referências
Kouzy, R., Abi Jaoude, J., Kraitem, A., et al. (2020). Coronavirus goes viral: Quantifying the COVID-19 misinformation epidemic on Twitter. Cureus, 12(3), e7255.

Pennycook, G., McPhetres, J., Zhang, Y., et al. (2020). Fighting COVID-19 misinformation on social media: Experimental evidence for a scalable accuracy-nudge intervention. Psychological Science, 31(7), 770-780.

World Health Organization. (2020). Managing the COVID-19 infodemic: Promoting healthy behaviours and mitigating the harm from misinformation and disinformation.

Fonte(s) de financiamento: Nenhum


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