Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC7.5 - Saúde digital e vigilância: aprendizados, desafios e perspectivas

52192 - PAINEL DE INDICADORES COMO ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE LEITOS PELO NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA
CLECIA REIJANE LUCAS DE OLIVEIRA BOECKER - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, CLEVANICE MOREIRA NORTE - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, JULIANA MARIA CAVALCANTE TEIXEIRA ALVES - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, MAX DJANO CORDEIRO RUFINO - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, ALESSANDRA CAVAIGNAC MACHADO - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, MARIA JOSÉ ALVES DA SILVA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, POLYANA CARINA VIANA DA SILVA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, JANAIANA LEMOS UCHOA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, FRANCISCA EDLA SANTOS LEITE GURGEL - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, MARDÊNIA GOMES VASCONCELOS PITOMBEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE


Contextualização
O Núcleo Interno de Regulação (NIR) tem como objetivo otimizar o gerenciamento dos leitos hospitalares, possibilitando maior organização dos serviços ofertados e a alocação dos pacientes, o que permite um fluxo adequado e humanitário na instituição.
Os profissionais que atuam no NIR desenvolvem ações com foco na gestão de leitos, interagindo com as equipes assistenciais, fazendo a busca de leitos disponíveis por especialidades via sistema e/ou em visitas às enfermarias.
Os indicadores são instrumentos de representação da informação, que permitem organizar, sintetizar e utilizar informações, úteis ao planejamento, ao estabelecimento de metas e ao controle do desempenho, viabilizando, assim, a análise de decisões estratégicas e a tomada de decisão (KLIGERMAN et.al, 2007).
O NIR possui indicadores de produção, de desempenho e de processo, que formam uma cadeia complexa de informações. Esses indicadores subsidiam a direção técnica e administrativa no monitoramento e planejamento das ações (BRASIL, 2017). A criação de um painel de indicadores foi proposta como ferramenta para consolidar, dimensionar e visualizar de forma mais prática os indicadores produzidos pelo NIR.
Dessa forma, pretende-se expor o impacto da criação de um painel de indicadores, específico no campo do gerenciamento de leitos, nas atividades e ações desenvolvidas pelos profissionais que atuam no NIR.

Descrição da Experiência
A referida maternidade presta serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico nas especialidades de obstetrícia, medicina fetal, neonatologia, ginecologia e mastologia; possuindo 21 leitos cirúrgicos, 104 obstétricos e 02 clínicos para os perfis de obstetrícia e ginecologia.
A idealização do painel de indicadores iniciou-se em julho de 2023, por meio de debates e reuniões com a equipe do NIR. A partir das discussões produzidas nesses encontros, chegou-se ao consenso de que era necessário categorizar e cadastrar os perfis dos pacientes, tipos de leitos, setores solicitantes, diagnóstico e unidades de atendimento.
Esse conjunto de indicadores foram transformados em um painel, o qual foi configurado pela unidade de sistemas de informação e inteligência de dados, com auxílio técnico dos enfermeiros do NIR.
A partir da formatação do painel, em uma ferramenta interna informatizada, as informações começaram a ser alimentadas em janeiro de 2024, pelos enfermeiros que atuam no NIR, mediante as solicitações internas de leito. A gestão das informações do painel é feita semanalmente pelo coordenador do serviço, sendo possível visualizar divergências, que podem ser corrigidas, sem alterar a veracidade.
O painel está disposto em uma plataforma institucional, de fácil acesso e manuseio; de acesso livre para todos os profissionais da instituição.

Objetivo e período de Realização
Este trabalho tem como objetivo relatar os impactos da criação de um painel de indicadores no gerenciamento de leitos para o Núcleo Interno de Regulação, em uma maternidade pública no estado do Ceará.
A implementação dessa experiência deu início em julho de 2023 e continua até o presente momento (maio/2024).

Resultados
O painel permite analisar o tempo que o leito foi solicitado e disponibilizado, os horários de maiores demandas de solicitação de leito, os diagnósticos e a quantidade de regulações feitas em um determinado período, como também os setores que mais solicitam leitos, e se há leitos disponíveis para determinado perfil. Também é possível saber se a paciente já esteve internada na instituição e por quantas vezes.
O painel também contribui para identificar fragilidades nos registros das regulações de leitos de UTI adulta, pois frequentemente são reguladas pacientes de outras instituições e direcionadas imediatamente ao leito, sem registro no formulário de regulação interna.
O painel facilitou o acesso aos dados e contribuiu para avaliação e análise dos indicadores, sendo útil para identificar o perfil de pacientes com maior demanda por leitos de internação, facilitando o diálogo com a alta gestão para a ampliação da oferta de leitos para internação de gestantes com intercorrências clínicas.
Esta ferramenta também apoia o direcionamento dos processos de alta hospitalar, pois permite a liberação do leito em tempo hábil para atender os pedidos por leitos de internação.

Aprendizado e Análise Crítica
Os indicadores dispostos no painel permitem uma visão geral da regulação dentro do NIR e uma provisão de como melhor alocar as pacientes, conforme a necessidade intrínseca de cada uma. O conhecimento ampliado da utilização e o monitoramento dos leitos fornece evidência da capacidade efetiva dos perfis das pacientes.
O gerenciamento dos leitos a partir desses demonstrativos possibilita visualizar oportunidades de melhorias que agreguem valor ao trabalho, acarretando a um nível mais aprimorado de execução das atividades.
O acesso rápido e fácil aos dados de regulação interna favorece autonomia para colaboradores e gestores que buscam informações quanto ao número de pacientes regulados por unidades de origem e destino, entre outros.
Espera-se que este painel seja um incentivo no avanço da qualidade da informação, e identifique lacunas que subsidiem o desenvolvimento de pesquisas futuras na área de regulação de leitos, visto que a literatura sobre o tema é escassa.
Por meio da avaliação do painel, também evidenciou-se a necessidade de benchmark para a definição de metas para os indicadores, visto que faz-se necessário o conhecimento da rede de atenção à saúde materna do município em questão.

Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. Manual de implantação e implementação: Núcleo Interno de Regulação para Hospitais Gerais e Especializados. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
DOMINGUES, R. M. S. M. et al. Painel de vigilância da saúde materna: uma ferramenta para ampliação da vigilância epidemiológica da saúde das mulheres e seus determinantes. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 27, e240009, 2024.
KLIGERMAN, D. C. et al. Sistemas de indicadores de saúde e ambiente em instituições de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 1, p. 199-211, 2007.

Fonte(s) de financiamento: Não se aplica.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: