05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC7.5 - Saúde digital e vigilância: aprendizados, desafios e perspectivas |
51921 - A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO SAUDE VIGILANTE NAS AÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE. THIAGO SALES FARIA - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, ADEILZA GOMES FERRAZ; - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, VÂNIA CRISTINA DE LIMA FREITAS - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, ANÍZIA MARIA VIEIRA DE SOUZA LAPENDA - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, MARCOS ANDRE DE OLIVEIRA - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
Contextualização Atualmente a sociedade tem uma vida atribulada e acabam procurando uma alimentação de consumo rápido. Isso acontece por diversos fatores, onde podemos destacar a praticidade de certos alimentos para consumo ou até mesmo o tempo curto para realização das refeições. Segundo a ABIA (Associação Brasileira de Indústria de Alimentos) em 2023 as pessoas gastaram 28,8% da renda com o consumo alimentar fora de casa. A Vigilância Sanitária (VISA), integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo eliminar, diminuir ou prevenir riscos e promoção da saúde pública nas áreas de alimentos, produtos e serviços de interesse à saúde. Neste cenário é potencial o número de adoecimentos pelo consumo de alimentos. Por isso, é fundamental a adequação dos serviços públicos a tecnologia para alcançar as necessidades da sociedade cada dia mais virtual e conectada. Em março de 2020, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou o aplicativo (app) Saúde Vigilante para conectar a população aos serviços prestados, registrando denúncias, vacinas, arboviroses e violência contra a mulher. Inicialmente criado para o auxílio das ações da VISA, teve a inclusão de registros por descumprimento na pandemia. Ressaltamos que existem diversos meios encontrados para registrar as denúncias, tais como: telefone, email, ouvidoria municipal, Ministério Público, presencialmente na VISA e o app “Saúde Vigilante”.
Descrição da Experiência A pesquisa foi realizada no município do Jaboatão dos Guararapes. O município está inserido na região metropolitana do Recife, dividido em sete regionais, numa área territorial de 258.724 km² e conta com 706.867 habitantes (IBGE). O aplicativo é um contato direto do consumidor com a Vigilância Sanitária, tem como objetivo a formalização de denúncias, agilizando assim as respostas as reclamações registradas na área de saúde e alimentos. Tornando-se uma ferramenta poderosa para a melhoria do alcance da Vigilância Sanitária no município e pioneira no estado para esta finalidade. Na efetuação da denúncia, o usuário deve informar a data, o horário, endereço completo e o nome do estabelecimento. Além disso, também pode ser informado no aplicativo o número de pessoas acometidas, a descrição dos sintomas e a monitoração da denúncia. Para ter acesso a esta ferramenta, basta o cidadão com um telefone celular do sistema operacional Android, acessar o Google Play e buscar o app “Saúde Vigilante”. O trabalho feito pela equipe verificou o cadastro de denúncias do sistema de informação da VISA do município onde foram encontrados os registros das denúncias no aplicativo Saúde Vigilante. O estudo buscou coletar somente informações de reclamações registradas no setor de alimentos.
Objetivo e período de Realização Objetivou-se neste trabalho, avaliar o uso do aplicativo durante o ano de 2023 e para isso fizemos um filtro das denúncias inerentes ao setor de alimentos na vigilância sanitária do município. O levantamento com a análise dos dados foi realizada durante o mês de maio de 2024.
Resultados O resultado apresentado na avaliação mostrou que no ano de 2023 houve 76 queixas referentes ao setor de alimentos no aplicativo Saúde Vigilante, dos quais 84,2% foram atendidas pela equipe da vigilância sanitária do município. Em comparação com os outros canais, o Ministério Público e Ouvidoria Municipal tiveram 48 denúncias em 2023 com 91,6% de atendimento das denúncias. Já o telefone, email e a formalização da denúncia presencial somados houve 145 reclamações e 88,2% denúncias respondidas durante o ano passado. O recorte da pesquisa ainda mostra que houve um aumento de 7% em denúncias pelo aplicativo em 2023 quando comparado com o ano de 2022. Esses números reforça que mesmo sendo uma nova ferramenta, o aplicativo já evidencia números aproximados aos outros canais de comunicação da Vigilância Sanitária e oferece mais uma opção para a população. Destacamos que o auxilio da tecnologia otimiza o trabalho no atendimento as demandas da população jaboatanense.
Aprendizado e Análise Crítica Entendemos que nos dias de hoje as pessoas estão mais esclarecidas e cientes de seus direitos. Num mundo cada vez mais conectado se torna comum o crescimento de questionamentos ou elogios acerca de produtos e serviços. Isso fica mais evidente com o alto consumo alimentar da população fora de casa, sobretudo nas grandes cidades. Ao fim da pesquisa, concluímos que os serviços de saúde pública quando aperfeiçoados podem prestar um atendimento rápido e qualificado para a sociedade. Sendo assim num mundo cada vez mais tecnológico é imprescindível a disponibilidade da prestação de serviços de saúde no ambiente digital e desse modo se aproximar dos mais diversos públicos que utiliza dessa ferramenta no dia a dia.
Referências Sistema de Informação da Vigilância Sanitária de Jaboatão dos Guararapes/PE; GASTOS com alimentação fora de casa aumentam em 2023. ABIA, 2023. Disponível em: . Acesso em: 24 de mai. de 2024; IBGE. Cidades e estados. Disponível em: . Acesso em: 1 de jun. de 2024.
|