05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC7.5 - Saúde digital e vigilância: aprendizados, desafios e perspectivas |
50015 - PAINEL DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICO EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DOURADO DE BARROS - UECE, ADRIANO RODRIGUES DE SOUZA - UECE, ZÓZIMO LUÍS DE MEDEIROS SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE, KELLY MONTE SOUSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE, SILVANA MARIA COELHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE, SIMARA MOREIRA DE MACÊDO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE
Contextualização O trabalho apresenta o desenvolvimento de um painel de informação estratégico em saúde, criado para contribuir na gestão mais eficiente da Secretaria Municipal de Saúde – SMS do município de Caucaia/CE. O trabalho tem por objetivo: descrever o processo de criação do painel de informação estratégica. Estudo metodológico, com objetivo de sujeito do estudo, optamos por informações sociodemográficas, nascidos vivos, estabelecimentos de saúde, mortalidade, morbidade hospitalar e imunobiológicos para criação do painel. Foi observado que o painel de informação estratégico em saúde auxiliou na busca de informações, utilizando um mesmo canal de central de informações por meio de relatórios dinâmicos é possível observar o cenário do território, ajudando aos tomadores de decisão no apoio de um melhor serviço ao usuário do Sistema Único de Saúde – SUS. A utilização de informações em saúde, conectadas a outros meios tecnológicos de monitoramento é vital para verificar o desempenho da saúde pública, verificando áreas de melhorias e orientando os recursos de forma eficaz. Permitindo na identificação das desigualdades e vulnerabilidades que precisam ser abordadas.
Palavras-chave: Sistemas de Painéis; Gestão em Saúde; Avaliação em Saúde.
Descrição da Experiência Estudo metodológico. O estudo foi desenvolvido no período de outubro de 2023, no município de Caucaia-Ceará, que possuí a segunda maior população do estado, segundo registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, com 355.679 habitantes (IBGE, 2022). Para a construção do painel foi utilizado dados secundários relativos à população do município, fornecidas pelo IBGE, mortalidade geral, morbidade hospitalar, imunizações, nascidos vivos, utilizando como fonte o DATASUS, acessados via Tabnet, além de dados referentes ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES e relatórios fornecidos do e-SUS da Atenção Primária em Saúde do município. Todas as informações foram postadas em planilhas eletrônicas via google sheets, criando variadas base de dados. Para criação dos relatórios dinâmicos foram utilizados o aplicativo Power BI da Microsoft, estabelecendo uma conexão com as bases de dados previamente criada com às informações geradas. Com auxílio dessa ferramenta, foram gerados gráficos e tabelas, ambos apresentando números absolutos. Além disso, foram incluídos filtros que permitam ao usuário selecionar variáveis que proporcionem uma abordagem interativa na visualização dos resultados.
Objetivo e período de Realização Este trabalho tem por objetivo: Descrever os passos da construção de um DASHBOARD de informações estratégica para saúde do município de Caucaia.
Estudo metodológico. O estudo foi desenvolvido no período de março de 2024, no município de Caucaia-Ceará, que possuí a segunda maior população do estado, segundo registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, com 355.679 habitantes (IBGE, 2022).
Resultados A ferramenta dispõe de seis botões com informações relativas a aspectos sociodemográficos, mortalidade, nascidos vivo, morbidade hospitalar, estabelecimentos de cadastrados no CNES e imunização. Para acessar a instrumento o gestor, deverá acessar o link disponível por meio do aplicativo da Microsoft. Em seguida os dados são avaliados e verificados de forma dinâmica e atrativa por meio de gráficos, mapas, indicadores entre outros visuais disponíveis. No olhar sociodemográfico, o gestor verifica os ciclos de vida da população, faixas etárias, indicador sobre razão de sexo, descrição sobre a população dos povos originários e quilombolas, segundo o último censo do IBGE. Os tomadores de decisão acessam informações sobre o território em saúde, como números de: pessoas vinculadas a Atenção Primária em Saúde - APS. É possível ter um panorama da saúde do cidadão cadastrado na APS, como quantitativos de: acamados, pacientes com hanseníase, tuberculose entre outros. Na opção mortalidade o gestor verifica às causas de mortalidade, agrupadas conforme capítulo CID-10, no intervalo de uma década. Além disso, é possível ter acesso ao modelo preditivo projetando uma estimativa.
Aprendizado e Análise Crítica Esta pesquisa demonstra a importância da utilização de informações para um diagnóstico situacional do território, a fim de que traga um nível de satisfação ao usuário nos serviços de saúde prestados no SUS. A utilização de informações em saúde, conectadas a outros meios tecnológicos de monitoramento é vital para verificar o desempenho da saúde pública, verificando áreas de melhorias e orientando os recursos de forma eficaz. Permitindo na identificação das desigualdades e vulnerabilidades que precisam ser abordadas.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS (Departamento de Informática do SUS) Disponível em: < https://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet/>. Acesso em: 08 de março de 2024.
BRASIL. IBGE. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/caucaia/panorama>. Acesso em: 08 de março de 2024.
Melix BL, Uejio CK, Kintziger KW, Reid K, Duclos C, Jordan MM, Holmes T, Joiner J. Florida neighborhood analysis of social determinants and their relationship to life expectancy. BMC Public Health. 2020 May 6;20(1):632. doi: 10.1186/s12889-020-08754-x. PMID: 32375737; PMCID: PMC7204051.
Oliveira GM, Vidal DG, Ferraz MP, Cabeda JM, Pontes M, Maia RL, Calheiros JM, Barreira E. Measuring Health Vulnerability: An Interdisciplinary Indicator Applied to Mainland Portugal. Int J Environ Res Public Health. 2019 Oct 25;16(21):4121. doi: 10.3390/ijerph16214121. PMID: 31731572; PMCID: PMC6862183.
Fonte(s) de financiamento: Próprio
|
|