53647 - AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. KARINE DETES CANTO - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ALESSANDRA PIMENTEL BARBOSA PINTO DE MATTOS - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, IGOR DE AZEREDO CRUZ - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, JACQUELINE OLIVEIRA DE CARVALHO - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, LETÍCIA VIEIRA LOURENÇO - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, TATIANE RIBEIRO DE ALMEIDA - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, TULIO CESAR PADILHA - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GABRIELA MOIÇÓ AZEVEDO - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MICHELLE ADRIANNE DA COSTA DE JESUS - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARIANNE DE LIRA MAIA - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Contextualização Com o início da pandemia COVID-19, o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (PREFC/MS-Rio) identificou a necessidade de pensar em novas modalidades para a continuação do serviço. No contexto da formação de Programas de Residência, é necessário o cumprimento de 5760 horas ao longo dos dois anos, sendo 20% de aulas teóricas e 80 % de campo de prática (Resolução MEC), a partir disso foi implementado como ferramentas de tecnologia de informação e comunicação o SigaEnf (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) e o Moodle, visando a utilização das ferramentas, compartilhamento e a garantia da memória das informações acadêmicas, voltadas para o ensino-serviço do enfermeiro residente as tecnologias de informação e comunicação contribuem para a formação ao longo do período da residência.
Descrição da Experiência A tecnologias de informação e comunicação Sigaenf foi criada a fim de informatizar e otimizar o controle da frequência no campo prático, o registro de documentos dos residentes, submissão de documentos como atestados, afastamentos, feedbacks e demais planos relacionados ao processo de formação do residente, e desenvolvido com a finalidade do ensino na modalidade remota, ol Moodle possibilitou melhorias no processo de ensino-aprendizagem através da disponibilização de diversas funcionalidades que surgiram após a sua implementação, a partir da potenciação pedagógica, aumentando sua eficácia que visa aprimoramento do processo formativo do residente.
Objetivo e período de Realização A partir do ano de 2021, os recursos digitais utilizados no PREFC/SMS-Rio tem como objetivo contribuir para a gestão da informação da vida acadêmica do residente, relacionando com o cotidiano do ensino e serviço no período de formação do enfermeiro residente, sob a forma de estratégias educacionais práticas e teórico-práticas, com garantia das ações de integração, educação, gestão, atenção e participação social no formato de ensino híbrido, presencial e a distância.
Resultados Após a implementação das tecnologias de informação e comunicação a gestão do tempo foi otimizada, como também acesso às informações. A partir das frequências, avaliação das suas competências, habilidades e atitudes, autoavaliação do residente, o processo organizacional do serviço passou a responsabilizar tanto o residente como também o preceptor nos processos de trabalho com a inserção das informações para acompanhamento da coordenação ao residente vinculado ao programa, nas atividades de serviço e ensino, as ferramentas auxiliam no acompanhamento longitudinal do residente e no gerenciamento de conteúdo do programa.
Aprendizado e Análise Crítica A resposta do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade à pandemia da COVID-19 é um reflexo da necessidade urgente de adaptação diante de desafios imprevistos. A mudança para garantir a continuidade do serviço de ensino e aprendizagem demonstra a importância da formação na área da saúde, especialmente em um contexto de cooperação intersetorial com o objetivo de preparar profissionais para o mercado de trabalho, priorizando áreas essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). As inovações tecnológicas desempenharam um papel fundamental nesse processo de adaptação. Ao implementar novas ferramentas e formas de organização do trabalho, foi possível repensar a maneira como as informações sobre a trajetória acadêmica do residente são gerenciadas. A mudança na rotina das aulas presenciais e na emissão de documentos, passaram a ser realizados sem a necessidade de encontros físicos, sendo uma mudança significativa na abordagem educacional do programa. No entanto, as mudanças ocorridas não estão isentas de desafios. Situações como acesso equitativo à tecnologia, eficácia do ensino remoto em comparação com o presencial e a capacidade de manter a qualidade da formação em um ambiente virtual são aspectos que precisam ser considerados.
Referências ALVES, L. EDUCAÇÃO A DIST NCIA: CONCEITOS E HISTÓRIA NO BRASIL E NO MUNDO. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA. 2011, V. 10, P. 84-92. DISPONÍVEL EM:
HTTPS://DOI.ORG/10.17143/RBAAD.V10I0.235
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. RESOLUÇÃO CNRMS Nº 03, DE 04 DE MAIO DE 2010. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, DF, 05 MAIO DE 2010. DISPONÍVEL EM:
HTTPS://WWW.NORMASBRASIL.COM.BR/NORMA/RESOLUCAO-3- 2010_113433.HTML.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: MANUAL DO RESIDENTE / [ELABORAÇÃO EDINEIA LAZZARI...[ET AL.] ; COORDENAÇÃO JACQUELINE OLIVEIRA DE CARVALHO]. -- 1. ED. RIO DE JANEIRO: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, 2022.
DISPONÍVEL EM:
HTTPS://SIGAENF.SUBPAV.ORG/SYSTEM/FILES/SGADOC/MANUAL%20D O%20RESIDENTE.PDF
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