Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC7.4 - Educação e Trabalho em Saúde: uso de distintas tecnologias

53459 - CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE DO CEARÁ-OBSEVAGTES
SARAH POSSO LIMA - SESA - CE, GLAUCIA POSSO LIMA - SESA - CE, SILVIA MARIA NEGREIROS BOMFIM SILVA - SESA - CE, JOSÉ LUÍS PAIVA DE MENDONÇA FERREIRA - SESA - CE, KILVIA PAULA SOARES MACEDO - SESA - CE, FERNANDA FERREIRA DO NASCIMENTO - SESA - CE, FRANCISCO JOSÉ BARBOSA DE BRITO JÚNIOR - SESA - CE, GABRIELA MOURA CALDERÓN - SESA - CE


Introdução e Contextualização
A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE), em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, após aprovação da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS), juntamente com o Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde (PCEPS), no Eixo 3: Contribuição às Inovações Metodológicas de Educação na Saúde – Desafios Metodológicos, propõe e desenvolveu a criação do Observatório de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ceará.
A iniciativa reforça os conceitos de democratização e facilidade na divulgação da informação, apoiadas nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando o uso crescente de plataformas denominadas observatórios, como um dispositivo institucional. Na área da Saúde, é crescente o quantitativo de observatórios, revelada a importância dada ao uso de informações disponíveis para guiar a elaboração de políticas baseadas em evidências, bem como para dar visibilidade à problemática das desigualdades em saúde.


Objetivo para confecção do produto
A plataforma está direcionada a gestores, pesquisadores, acadêmicos e população, por meio da disponibilização de conteúdo e ferramentas de informação, auxiliando na multiplicação do conhecimento em saúde, e tem como objetivo criar e implementar o Observatório de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.


Metodologia e processo de produção

As atividades de criação e implementação tiveram início em junho de 2022. É um processo dinâmico que envolveu: Levantamento de Requisitos e Planejamento: O processo se inicia com reuniões de planejamento, nas quais as demandas são coletadas e priorizadas, e em seguida organizadas no backlog do produto e divididas em tarefas menores para melhor gestão durante os sprints de duração quinzenal. Utiliza-se o Jira para gerenciar todo o desenvolvimento do projeto. Design de Produto e UX/UI: As tarefas são enviadas para o time de design, que desenvolve as interfaces com foco na usabilidade e na experiência do usuário pelo Figma para a prototipação e testes de usabilidade. Desenvolvimento: é realizado na plataforma WordPress, escolhida pela sua flexibilidade e ampla gama de plugins que facilitam a adição de funcionalidades. Adicionalmente se utiliza o tema Divi, como base do projeto. Testes e Validação: Cada sprint inclui fases de testes, nas quais as novas funcionalidades são avaliadas quanto ao desempenho e à usabilidade. Feedbacks são coletados e implementados para garantir a qualidade do produto final. A equipe é constituída por um comitê colaborativo, designer e desenvolvimento.

Resultados
O uso de metodologias ágeis e a plataforma WordPress permitiram ao site ser uma ferramenta para a Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, garantindo um produto final robusto e adaptável às necessidades dos usuários. Suas vantagens incluem: adição e remoção de funcionalidades através de plugins; ferramentas integradas para otimização de motores de busca; temas e plugins que garantem a compatibilidade com dispositivos móveis, e incorporar elementos em HTML e CSS; JavaScript para funcionalidades interativas e dinâmicas; Plugins como Elementor para construção de páginas e Yoast SEO. Contribui com o direcionamento e avanço das políticas e programas de Gestão do Trabalho, Educação e Pesquisa em Saúde, é uma iniciativa que apresenta ambiência de práticas colaborativas, incluindo a troca de experiências e vivências dos trabalhadores e profissionais da saúde, com informações para qualificação da gestão, evidenciado na sua estruturação em rede de comunicação trazendo mudanças de cultura no processo de trabalho, inclusão e ampliação da rede de pesquisadores na área. Sua abrangência é de extrema importância para o fortalecimento da PNEPS. O processo de monitoramento, concentrado na mesma plataforma, atinge os 184 municípios e se configura como um marco no processo de trabalho da CIES Estadual, e CIES Regionais e Núcleos de Educação Permanente Regionais e Municipais.

Análise crítica e impactos sociais do produto
Nessa perspectiva, confere utilidade para gestores do SUS, pesquisadores dos Centros de Pesquisa, profissionais da saúde, docentes, estudantes e a comunidade tendo em conta a produção de informação qualificada. Logo, esses atores encontram no observatório um espaço para desenvolver reflexão ampla, para além das urgências do cotidiano.


Referências
1ATLASSIAN. JIRA: Project Management Software. Disponível em: https://www.atlassian.com/software/jira. Acesso em: 10 jun. 2024.
2FIGMA. Figma: The collaborative interface design tool. Disponível em: https://www.figma.com/. Acesso em: 10 jun. 2024.
3WORDPRESS. WordPress: Open source software you can use to create a beautiful website, blog, or app. Disponível em: https://wordpress.org/. Acesso em: 10 jun. 2024.
4ELEGANT THEMES. Divi: The ultimate WordPress theme and visual page builder. Disponível em: https://www.elegantthemes.com/gallery/divi/. Acesso em: 10 jun. 2024.
5W3C. HTML: Hypertext Markup Language. Disponível em: https://www.w3.org/html/. Acesso em: 10 jun. 2024.
6W3C. CSS: Cascading Style Sheets. Disponível em: https://www.w3.org/Style/CSS/. Acesso em: 10 jun. 2024.
7MOZILLA DEVELOPER NETWORK. JavaScript. Disponível em: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/JavaScript. Acesso em: 10 jun. 2024.

Fonte(s) de financiamento: Financiado com recursos da Secretaria de Saúde do Ceará.



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