Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC7.4 - Educação e Trabalho em Saúde: uso de distintas tecnologias

52804 - PODCAST EDUCATIVO: COLORINDO SUA ALIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FUNDAMENTADA NO LETRAMENTO EM SAÚDE PARA ESTÍMULO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS
VITÓRIA COSTA DE OLIVEIRA - UECE, HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - UECE, SORAIA PINHEIRO MACHADO ARRUDA - UECE, CLÁUDIA MACHADO COELHO SOUZA DE VASCONCELOS - UECE, CLARISSE MAIA ARAÚJO CHAGAS VERGARA - UECE, ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA CARIOCA - UNIFOR, REGINA MARIA AZEVEDO - USP, SAMILLE MARQUES BULCÃO ROCHA - UECE, ANA MARIA SAMPAIO COELHO ADEODATO - UECE, ELLEN CAMINHA SOUZA - UECE


Apresentação/Introdução
Ações educativas são, muitas vezes, mal-sucedidas e um dos motivos pode ser o não empoderamento do conteúdo pelo público alvo. O empoderamento é facilitado quando o conteúdo educativo é pautado nos fundamentos do letramento em saúde (Brach, 2023), pois sabe-se que o baixo letramento em saúde na população impede o devido acesso, compreensão, avaliação e aplicação das informações de saúde (Sorensen et al., 2012). O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) ampliou o número de estratégias educativas que podem ser aplicadas, com possibilidade de serem fundamentadas no letramento em saúde e letramento digital em saúde. O podcast educativo é uma mídia em ascensão no Brasil e pode ser utilizado como estratégia, pois é de baixo custo e pode ser ouvido inúmeras vezes e em diferentes situações do cotidiano do indivíduo (Sampaio; Azevedo, 2021).

Objetivos
Delineou-se, então, o presente projeto, que teve como objetivo o desenvolvimento de um podcast educativo fundamentado no letramento em saúde direcionado a indivíduos atendidos na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre alimentação saudável.

Metodologia
Trata-se de estudo metodológico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual do Ceará, CAAE 69459317.0.0000.5534. A validação com o público-alvo ocorreu em unidades de atenção primária à saúde (UAPS), ligadas à prefeitura da cidade de Fortaleza. O podcast integra um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, Meu NutriGuia, e possui 26 episódios. Aqui está-se referindo à temporada 3 deste podcast, voltada ao incentivo ao consumo de frutas e hortaliças. O referencial teórico técnico principal é o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014) e os fundamentos do letramento em saúde foram seguidos de acordo com a literatura sobre letramento em saúde em geral e letramento em saúde digital (PASSAMAI; SAMPAIO; HENRIQUES, 2019, BRACH, 2023). Foi utilizada a plataforma Anchor (atualmente Spotify for Podcasters) para o desenvolvimento, hospedagem e distribuição dos episódios do podcast.

Resultados e Discussão
Seis podcasts foram produzidos abordando o tema ‘’Prazer de comer: colorindo minha alimentação com frutas, verduras e legumes’’. No primeiro episódio, foi pontuado sobre a importância do consumo de frutas na alimentação e o impacto que a presença das fibras, minerais e vitaminas presentes nesses alimentos geram na saúde do indivíduo, pois sabe-se que existe uma associação inversa entre consumo de frutas e doenças crônicas, incluindo diferentes tipos de câncer e doenças cardiovasculares. (YAHIA; GARCÍA-SOLÍS; CELIS, 2019)
No segundo e no terceiro episódio, foi abordado sobre as variedades de cores existentes e como cada cor pode ofertar diferentes tipos de vitaminas e minerais, Wang Lu et al. (2021) mostram que os pigmentos naturais das frutas desempenham uma poderosa atividade antioxidante, assim como diversos benefícios para a saúde, como retardo do envelhecimento, reparo do sistema nervoso, poder anti-inflamatório, dentre outros.
No quarto e no quinto episódio destacou-se a importância do consumo de verduras e legumes diariamente e o seu papel fundamental para o processo de emagrecimento, alguns desses motivos é o fato de possuir poucas calorias, além de serem excelentes fontes de fibra, trazendo mais saciedade e, sendo assim, uma boa estratégia para perda de peso. (YAHIA; GARCÍA-SOLÍS; CELIS, 2019).
No sexto episódio foi destacado a forma correta de escolher as frutas, verduras e legumes, além de enfocar em maneiras de economizar comprando frutas, verduras e legumes da estação. Além disso, foi enfatizado a maneira correta de higienizar esses alimentos, assim como a forma correta de guarda-los, indo de acordo com as recomendações feitas pelo Guia Alimentar da População Brasileira.

Conclusões/Considerações finais
Foi desenvolvido um podcast destinado ao público, com aprovação por juízes especialistas e público alvo, o qual está disponibilizado nos principais agregadores de podcasts. Este podcast educativo, Meu NutriGuia (Temporada 3), enfocou a alimentação saudável no tocante a frutas, verduras e legumes.
O mesmo pode ser utilizado por profissionais de saúde em diferentes níveis de assistência, apesar do foco maior ser na atenção básica, como ferramenta de apoio às ações de educação em saúde desenvolvidas nesses locais.

Referências
Brach, C., AHRQ Health Literacy Universal Precautions Toolkit, 3rd Edition. Rockville, MD. Agency for Healthcare Research and Quality, 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
LU, W., et al., Antioxidant activity and healthy benefits of natural pigments in fruits: A review. International journal of molecular sciences, v. 22, 2021.
PASSAMAI, M. P. B.; et al., Letramento Funcional em Saúde: as habilidades do usuário e o Sistema Único de Saúde. CRV, 2019.
SORENSEN, K. et al., Health literacy and public health: a systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, London, UK, v.12, 2012.
YAHIA, E. M., et al., Contribution of fruits and vegetables to human nutrition and health. In: Postharvest physiology and biochemistry of fruits and vegetables. Woodhead Publishing, 2019.


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