Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC7.4 - Educação e Trabalho em Saúde: uso de distintas tecnologias

50700 - DIÁRIO DO CRESCIMENTO DO ESTUDANTE DE MEDICINA: FERRAMENTA DE ACOLHIMENTO E PREVENÇÃO DO SOFRIMENTO MENTAL
CAROLINA ROMÃO AZEVEDO - UNIRIO, ISABELA SALLES TEIXEIRA RIBEIRO - UNIRIO, LUIZA MORGAN CAMARA - UNIRIO, MARIA LUIZA DEMARCHI CALIMAN - UNIRIO, SANDY BORGES DE AGUIAR - UNIRIO, MARIA APARECIDA DE ASSIS PATROCLO - UNIRIO


Introdução e Contextualização
O ingresso para a faculdade de medicina nasce como expectativa de uma jornada emocionante, porém é necessário que o estudante que traz uma história de vida singular, vivencie essa jornada, marcada por uma série de estressores, de forma construtiva para o desenvolvimento de atitude e posturas necessárias ao bom desempenho profissional, ao empoderamento e aumento de autoestima, para atingir a autorrealização. Os estudantes enfrentam não apenas a pressão de ingressar em uma das áreas mais competitivas, como também lidam com a sobrecarga de conteúdo e exigência de alto desempenho acadêmico. A transição para um currículo complexo, que apresenta dificuldades em integrar teoria e futura prática profissional, aumenta os níveis de estresse, principalmente no ciclo básico. Loureiro et al (2009) elaboraram uma lista de 31 fontes de estresse acadêmico, que aliados a falta de apoio pedagógico dos professores e a ausência de serviços de suporte contribuem para a sobrecarga emocional. Embora seja comum que os estudantes experimentem sentimentos de tensão e preocupação neste período de adaptação, é fundamental ressaltar que essas emoções são temporárias e que existem recursos disponíveis para evitar o adoecimento. É essencial compreender e abordar esses obstáculos aplicando mecanismos de resiliência capazes de proporcionar bem-estar e garantir uma formação saudável.

Objetivo para confecção do produto
Descrever o processo de elaboração de uma ferramenta para acolhimento e prevenção do sofrimento mental de estudantes da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), desenvolvida no período de setembro de 2023 a abril de 2024.

Metodologia e processo de produção
O sofrimento mental do estudante de medicina é debatido na disciplina Práticas em Saúde 2/saúde coletiva, no 2⁰ período e foi de grande apoio na pandemia de Covid 19, mesmo com encontros remotos, contribuíram muito para a redução da ansiedade e sofrimento naquele período.
A observação empírica mostra o crescimento do número de estudantes fazendo uso de medicamentos controlados. Estudo em andamento na universidade estima em 27% a prevalência de afetados, o que despertou, na docente responsável, o desejo de desenvolver uma ferramenta que permita ao estudante ter autonomia para gerenciar situações de estresse durante a graduação.
Com a ajuda de 5 monitoras, foi feita revisão bibliográfica sobre o tema e revisão dos slides de acolhimento e resiliência adotados na disciplina. Para construção da ferramenta, utilizou-se os princípios metodológicos da problematização. Houve uma roda de conversa do grupo, utilizando o texto sobre o Arco de Maguerez. Decidiu-se adotar os fundamentos presentes no texto e princípios pedagógicos de Paulo Freire, para construir trilhas com base nos slides da disciplina e criar um e-book interativo, denominado de “Diário do Crescimento do estudante de medicina”.



Resultados
Esse produto é um “ebook”, que o estudante é o editor. É composto por identificação, com nome civil, social ou fantasia; sumário; apresentação; instruções para uso; trilhas para leitura da realidade; reflexão crítica, teorização. Na trilha 1, questiona-se causas de falta às aulas e como a turma faz quando isso se repete com um mesmo colega. A seguir, é apresentado conceito de absenteísmo, importância na saúde pública e principais causas em espaços de inserção coletiva. Na trilha 2, questiona-se o que é criatividade e como desenvolvê-la, depois é apresentado o conceito de criatividade e a pirâmide de necessidades de Maslow. Na trilha 3, listam-se estressores e como os enfrentam, em seguida são apresentadas: lista de estressores, trabalhos científicos sobre o tema, sinais de alarme, conceito de resiliência e quadro com suas dimensões. A seguir, solicita-se que o estudante preencha um quadro estruturado para elaboração de um plano de ação personalizado, para então o estudante digitar situações que estão provocando sofrimento, mecanismos adotados e se alcançou a resiliência. Ao final de cada período ele deverá ranquear principais estressores e melhores mecanismos para alcance da resiliência.

Análise crítica e impactos sociais do produto
O contexto educacional tem sido palco de discussões sobre a saúde mental dos estudantes e sua adaptação diante de tal situação, à medida que os alunos passam a vivenciar crises ainda mais graves. As mudanças nos perfis dos alunos com as ações afirmativas não são suficientemente valorizadas para adoção de intervenções e lotação de profissionais de psicologia e serviço social em quantidade para atender às necessidades. Ademais, o sofrimento mental do graduando, durante e pós pandemia, exacerbou-se com grande parcela dos jovens usando antidepressivos e ansiolíticos. Nesse contexto o Diário do crescimento do estudante de medicina é uma intervenção que confere ao estudante o protagonismo do processo de resiliência a partir da compreensão dos fatores que causam o sofrimento, a partir da identificação em si próprio de qual foi o estressor, quando e como se instala a dor, para elaborar um plano para enfrentamento, com estratégias para ressignificação das vivências dolorosas e alcance da resiliência. Consideramos ser necessária a elaboração de projeto, com parecer do CEP, para monitoramento e avaliações parciais e finais que permitam verificar o impacto social do produto e que contribua para o melhoramento contínuo do e-book.

Referências
LOUREIRO, EMF; MCINTYRE, TM; MOTA-CARDOSO, R; FERREIRA, MA. Inventário de fontes de estresse acadêmico no curso de medicina (IFSAM). Rev. bras. educ. méd, 192 33 (2) : 191 – 197 ; 2009
PRADO, ML; VELHO MB; ESPINDOLA DM; SOBRINHO SH; BACKES VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery (impr.)2012 jan-mar; 16 (1):172-177
Os cinco níveis da pirâmide de Maslow. ttps://www.psymeetsocial.com/blog/artigos/os-5-niveis-da-piramide-de-maslow, acesso em 05 de junho de 2024.
RIOS, IC; SANTOS, CDV; FERNANDES, EMO; PACHECO, MKO; FERNANDES, MTA; VITAL JUNIOR, PF., Mentoria de acolhimento para alunos ingressantes no curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Méd, 2021.
CLAUSELL N., GOLDIM JR. Acolhimento dos alunos do curso de medicina: um relato de experiência. Clin. and Biomed. Res, 2012.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: