Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC7.4 - Educação e Trabalho em Saúde: uso de distintas tecnologias

49781 - CONSTRUÇÃO DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MÓVEIS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE: EXPERIÊNCIA DA UNA-SUS/UFMA
DOUGLAS MORAES CAMPOS - UFMA, LARISSA DI LEO NOGUEIRA COSTA - UFMA, FRANCENILDE SILVA DE SOUSA - UFMA, PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA, MIZRAIM NUNES MESQUITA - UFMA, KAROLINE CORRÊA TRINDADE - UFMA, RAYANNE MARIA CUNHA SILVEIRA - UFMA, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, ELZA BERNARDES MONIER - UFMA, ANA EMILIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFMA


Introdução e Contextualização
No Brasil, o acesso à educação é marcado por uma série de fatores estruturantes de desigualdades. Observando os desafios do cenário brasileiro, as inovações tecnológicas e as transformações da cultura digital aludem para outras formas de disponibilização de materiais educativos que, ao utilizarem de recursos tecnológicos como base de seu funcionamento, facilitam o acesso e a disseminação de conteúdos formativos (Meireles et al., 2022).
É nesse contexto que nos últimos anos, houve um aumento expressivo na utilização de recursos educacionais virtuais como livros digitais, vídeos, podcasts, entre outros, hospedados em diversos tipos de acervos, repositórios e portfólios (Ali et al., 2021) garantindo democratização de acesso à informação para além de um ambiente formal de aprendizagem. Uma maneira de disponibilizar recursos educacionais digitais aos usuários/estudantes se dá por meio de bibliotecas digitais móveis.
As Bibliotecas Digitais (BD) são instrumentos para popularização de conteúdos educacionais, considerando a capacidade de gerenciamento, disponibilização, recuperação e preservação de recursos informacionais digitais que possuem (Costa; Silva, 2017). Observando essa característica, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) tem construído BD móveis para ampliação do acesso aos recursos educacionais produzidos.

Objetivo para confecção do produto
Construção de um portfólio digital móvel com materiais produzidos pela UNA-SUS/UFMA voltado para a população em geral.

Metodologia e processo de produção
O processo de desenvolvimento tecnológico das BD produzidas pela UNA-SUS/UFMA concentraram-se em cinco etapas técnico-pedagógicas.
Na primeira etapa, o Designer Instrucional (DI) selecionou os recursos que deveriam contemplar a BD. Nesta fase, o público-alvo, as plataformas e os tipos de recursos que serão hospedados são aspectos essenciais de toda a sua construção. Na segunda etapa, o DI selecionou a imagem que ilustrará a capa do recurso. Essa seleção considera as imagens que se referem ao conteúdo e tema de cada recurso, uma vez que a capa e o título são aspectos do primeiro contato do público, portanto, deveria refletir aquilo que será encontrado.
Na terceira e quarta etapas, respectivamente, ocorreram as validações das representações gráficas dos dados de cada recurso, bem como a validação tecnológica quanto ao macro funcionamento das BD. Estes dados e processos de desenvolvimento são controlados através de planilhas. Em seguida, na quinta fase, a equipe de Tecnologia da Informação inseriu os recursos no aplicativo das BD pertinentes. Para isso, um banco de dados específico foi desenvolvido, além de testes para avaliar a navegação e usabilidade.

Resultados
Ao todo, 16 BD foram produzidas. Todas as BD tem relação temática com alguma das iniciativas educacionais produzidas e ofertadas pela UNA-SUS/UFMA, portanto, estão ligadas a temas como Saúde Bucal (urgências odontológicas; saúde bucal da pessoa com deficiência; doenças infecciosas, saúde bucal da gestante, câncer), doenças crônicas, queixas comuns na Atenção Primária à Saúde (APS); comunicação efetivas; cuidado a pessoa com deficiência.
Todas as BD são compostas por recursos educacionais, estes somam 232 recursos, dentre eles estão PDF (Portable Document Format), e-books, infográficos, vídeos e podcasts. Alguns desses recursos, para melhor se encaixar em um contexto de acesso mais rápido na dinâmica dos processos de trabalho em saúde foram adaptados, ou seja, vídeos foram editados para que se otimizasse ao máximo o seu tempo de uso. Cada recurso pode ser avaliado pelo usuário com nota de 0 a 5 e, é permitido, ainda, que este usuário adense sua avaliação registrando comentários.
Até abril de 2024, as BD disponibilizadas em lojas de aplicativos (Android/iOS), foram baixadas 1367 vezes. Os recursos mais acessados foram aqueles que contemplam o assunto da Saúde Bucal, dentre estes, destaca-se os cursos sobre urgências odontológicas com 501 acessos. Por ser um instrumento novo para o processo de construção de conhecimento, as avaliações e comentários são ainda pouco utilizados.

Análise crítica e impactos sociais do produto
As BD criadas condensam um número extenso de recursos educativos que podem ser utilizados por aqueles que estão interessados pelas temáticas, tanto para conhecer as atualidades sobre o assunto, quanto para ter um material de apoio durante a prática clínica. Além disso, a possibilidade de submeter esses recursos a avaliação por parte dos alunos, permite com que as equipes que participam do processo de construção aprimorem-se, no sentido de tornar ainda mais efetiva a utilização de informações qualificadas.
Cabe salientar que as BD precisam de uma ampla divulgação para que sejam inseridas como opção no processo de construção de conhecimentos no interior dos processos de trabalho em saúde. Este é um desafio atual da UNA-SUS/UFMA na expansão de acesso e, consequentemente, qualificação do uso desses recursos através das avaliações dos usuários.
Portanto, pensa-se como impacto social do produto a ampliação do acesso democrático aos conteúdos produzidos pelos cursos da UNA-SUS/UFMA, tornando os recursos disponíveis para o público que almeja conhecer ou aprimorar conhecimentos. Além disso, o formato em que são disponibilizadas (mobile), possibilita ao profissional de saúde conteúdos para rápidas revisões e leituras para construção de condutas cientificamente embasadas com validação de especialistas no tema, garantindo mais segurança ao trabalhador e ofertando um cuidado acurado ao usuário.


Referências
Ali, S. et al. A cross-sectional analysis of digital library acceptance, & dependency during covid-19. International Journal of Computing and Digital System, University of Bahrain, 2021.
Meireles, J. et al. Identifying requirements and quality attributes from the point of view of users of mobile digital libraries. In: Springer. International Conference on Human-Computer Interaction. [S.l.], 2022. p. 396–408.
Costa, J. de M.; Silva, I. M. M. Bibliotecas digitais na educação a distância: Conexões com a percepção de estudantes. RENOTE, v. 15, n. 1, 2017.
Moran, J. A EAD no Brasil: cenário atual e caminhos viáveis de mudança. In: ARANTES, V. (org.). Educação a Distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011. p.45-88.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: