05/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC7.3 - Tecnologias Digitais na Atenção Primária à Saúde: experiências e potencialidades |
53308 - IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROCESSO DIGITAL NA ETAPA DE REQUERIMENTO DE VACINAS: OS BENEFÍCIOS PARA O MUNICÍPIO RENATA MONTEIRO LIMA - UFC, GLEYCIANE SAMPAIO DE SOUZA - UFC, MÔNICA HELENA SANTOS SOUSA - PREFEITURA DE FORTALEZA, MARIA IONE PINHEIRO DA SILVA - PREFEITURA DE FORTALEZA
Introdução e Contextualização A proposta desta produção técnica foi realizada, no mês de maio de 2024, a partir de um problema identificado em uma rede de assistência farmacêutica em que os pedidos de requerimento solicitando vacinas enviados ao local são preenchidos de forma manual. Com isso, a unidade recebe uma volumosa papelada, que gera custos para a prefeitura, sendo que um procedimento digital tornaria o processo mais rápido e prático (JusBrasil, 2017). Logo, o uso de um formulário eletrônico que permita às unidades de saúde e suas respectivas regionais realizar a solicitação de imunobiológicos poderia agilizar e melhorar a relação entre a prefeitura e o cidadão, gerando um benefício mútuo. Além disso, a digitalização dos processos representa até mesmo um aumento da produtividade, pois havendo a celeridade da demanda, os funcionários podem otimizar o tempo do serviço e realizar as tarefas com mais eficiência. Desse modo, a melhor proposta seria a implementação de um programa que possa ser acessado por todas as regionais para realizar o pedido de vacinas, tornando o procedimento menos burocrático e mais ágil.
Objetivo para confecção do produto Desenvolver um programa de software que deve ser incorporado ao sistema integrado dos servidores da prefeitura para a solicitação de vacinas à Coordenadoria de Assistência Farmacêutica. Contudo, se não for viável o desenvolvimento desse sistema operacional, pode-se criar um formulário eletrônico a partir do modelo físico do documento, sendo esse acessado por meio de um link da internet que seria disponibilizado pelo próprio site da prefeitura.
Metodologia e processo de produção Desenvolver um programa de software que possa ser integrado ao sistema da prefeitura para a solicitação de vacinas e análise de sua utilidade para o órgão público ou a criação de um formulário online em que o link criado direcionaria o acesso para um questionário eletrônico similar ao documento físico, podendo ser preenchido da mesma forma que já é feita tradicionalmente e, posteriormente, salvo em um banco de dados, como o Drive do Google criado especificamente para essa aplicação de solicitações de imunobiológicos, onde as informações ficariam armazenadas para consequente avaliação dos funcionários responsáveis. Desse modo, ao final do processo terá a implementação de uma nova funcionalidade no site da prefeitura que é de livre acesso aos seus servidores, podendo ser acessada de modo simultâneo pelos profissionais evitando o gasto com papéis que são enviados diariamente ao local.
Resultados A partir da implementação da proposta, espera-se que haja uma agilidade no procedimento de solicitação de vacinas à Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, evitando o custo com papéis, que podem ser revestidos para outras necessidades da população, além de tornar o trabalho menos burocrático, mais fácil, ágil e prático para todos.
Análise crítica e impactos sociais do produto O processo de digitalização é bastante comum e é mais frequente à medida que a tecnologia avança, a procura por tal serviço é frequente no país, como na prefeitura de Santos, que após implementar processos digitais ao cotidiano recebeu o Prêmio Mundial para Excelência em Gerenciamento de Processos de Negócios e Fluxos de Trabalho em 2015 (Prefeitura de Santos, 2018), o que demonstra de modo prático a importância da digitalização em órgãos públicos, e o que leva a necessidade de se implementar tal projeto na rede de assistência farmacêutica da cidade de Fortaleza também.
Mediante o exposto, espera-se que a proposta seja aplicada posteriormente e possa atingir o objetivo de melhorar o procedimento de fornecimento de vacinas pela rede de assistência farmacêutica para as unidades de saúde, facilitando todo o processo e integrando um sistema digitalizado, ágil, com menor custo e celeridade da demanda.
Referências FRANCISCO, Rafael. 5 mudanças com o impacto da digitalização pública nos municípios.
JUSBRASIL. Qual o impacto do processo digital nas prefeituras?: A tecnologia impulsionou a implementação do processo digital nas prefeituras, conferindo maior facilidade e transparência na gestão pública. 2017.
MYLLENA, Andréia. Como implementar uma prefeitura digital. 2023.
PREFEITURA DE SANTOS. Programa de processos digitais desperta interesse de vários estados. 2018.
|