Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC7.3 - Tecnologias Digitais na Atenção Primária à Saúde: experiências e potencialidades

52266 - AVALIAÇÃO DO DOMÍNIO GESTÃO NA PLATAFORMA WEB-BASED GESTBUCALSD NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - AVALIAAPS
CARLOS FERNANDO GUEDES DE ALMEIDA AMANTE - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, NILCEMA FIGUEIREDO - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, JOÃO ALVES GONÇALVES NETO - FOP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, GABRIELA DA SILVEIRA GASPAR - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, AMANDA MARIA CHAVES - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, PAULO SÁVIO ANGEIRAS DE GOES - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, DANIEL DA SILVA FIGUEIROA - UNIFACOL - CENTRO UNIVERSITÁRIO FACOL, ANTONIO GOMES SANTIAGO NETTO - UNIFACOL - CENTRO UNIVERSITÁRIO FACOL


Introdução e Contextualização
A gestão em saúde compreende uma complexidade de atividades, desde a elaboração de planos e metas para organização de serviços até a execução de planejamento de ações que visam a melhoria da qualidade dos serviços de saúde (Pessoa, 2020).
As diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), Brasil Sorridente, estabelece para as equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família, organizada na Atenção Primária à Saúde (APS), a busca pela ampliação do acesso aos serviços por meio da discussão do processo de trabalho em saúde, dos processos de gestão, de educação permanente/continuada e de avaliação de serviços (Brasil, 2004).
Ainda na APS, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-AB), criado pelo Ministério da Saúde (MS), surgiu como ferramenta para avaliar e monitorar os serviços de saúde da APS. Sendo assim, um instrumento de gestão inovador (Figueredo, 2022).
Nesse cenário de aprimoramento dos processos de avaliação e planejamento em saúde bucal, a Saúde Digital se mostra promissora. A utilização de tecnologias de informação e comunicação vem para fortalecer os processos de promoção da saúde (Figueiredo, 2021).
Com isso, o Observatório de Saúde Bucal, da Universidade Federal de Pernambuco, tem inovado com a utilização da plataforma digital GestBucalSD para o planejamento, gestão e avaliação de políticas, programas e serviços.

Objetivo para confecção do produto
O objetivo deste trabalho é avaliar os dados dos indicadores de Saúde Bucal, dentro do domínio Gestão, a partir dos resultados do questionário do módulo de avaliação da Atenção Primária à Saúde - AvaliaAPS, da plataforma Web-Based GestBucalSD, para a promoção de governança inteligente e melhoria da qualidade dos serviços da Rede de Atenção Saúde Bucal.

Metodologia e processo de produção
O Observatório de Saúde Bucal - OSB/UFPE, em 2023, implantou a plataforma Web-Based GestbucalSD (https://sdufpe.up.railway.app/) em Pernambuco, disponibilizando o módulo de avaliação dos serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde - AvaliaAPS.
O módulo AvaliaAPS conta com um questionário de avaliação referente a cinco domínios (Integração; Gestão; Estrutura; Formação Profissional; e Coordenação do Cuidado) para o auxílio dos serviços de saúde bucal.
Nesse processo, no domínio gestão foi explorado se houve ou não ações de avaliação, ações de planejamento, cumprimento dos indicadores de Saúde Bucal, reuniões entre a equipe de Saúde Bucal e canais de comunicação com os usuários.
Ao final da avaliação, ocorre processamento dos dados e é gerado um dashboard interativo na plataforma (nossos dados SD). Além disso, o profissional de saúde que respondeu o questionário recebe uma carta de recomendação referente aos domínios que obtiveram menores notas.
Com a anuência do município, o estabelecimento de saúde recebe oficinas de trabalho e implementação dos módulos para as equipes que estejam atuando por pelo menos 6 meses no serviço de saúde bucal.

Resultados
Atualmente, a plataforma GestBucalSD conta com 139 questionários respondidos, referentes ao módulo de avaliação da Atenção Primária à Saúde - AvaliaAPS, utilizado por 10 municípios do estado de Pernambuco. A média de notas relacionada ao domínio Gestão foi de 6,7, o mínimo de notas 0,0 e máximo de 10,0.
O perfil predominante dos participantes: sexo feminino (84,17%), modalidade 1 de equipe de Saúde Bucal (92,81%), com até 2 anos de experiência na unidade (23,02%).
O indicador que obteve melhor desempenho foi o que questionava se foram disponibilizadas informações sobre o funcionamento da unidade de saúde e da equipe de Saúde Bucal (EqSB) na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de maneira clara e acessível aos usuários nos últimos 6 meses, com 87,77% das equipes respondendo que sim.
Além disso, 74,1% das equipes afirmaram desenvolver ações de planejamento nos últimos 6 meses e 66,19% afirmaram realizarem reuniões mensais, também, nos últimos 6 meses.
Em relação a frequência com que a EqSB/ESF realizou ações de avaliação e/ou monitoramento das metas de cumprimento dos indicadores, nos últimos 6 meses, 33,09% responderam realizar trimestralmente, 28,78% mensalmente e 1,44% nunca realizaram. Desses, 45,32% discutem os resultados e consideram para fins de planejamento.
Por fim, 51,08% disponibilizam canais de comunicação com os usuários dos serviços, nos últimos 6 meses.

Análise crítica e impactos sociais do produto
O módulo AvaliaAPS propõe uma experiência de avaliação na APS permitindo aos profissionais que integram a equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família uma experiência de trabalho em equipe durante a execução dos processos.
A utilização de ferramentas tecnológicas, que dialogam com a Saúde Digital, como a plataforma GestBucalSD, fortalece as práticas em Saúde Bucal, a fim de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde.
A prática profissional, na perspectiva dos indicadores do domínio Gestão, torna-se mais eficiente durante o processo de trabalho. Profissionais que realizam ações de avaliação e planejamento estão mais aptos para lidar com as exigências de um serviço complexo, que é o caso dos serviços de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde.
Os impactos sociais advém da capacidade organizacional do trabalho das equipes, bem como de suas atividades enquanto atores sociais durante a utilização dos módulos da plataforma.
Portanto, se deve olhar o domínio Gestão como importante capacidade de mudança do processo de trabalho. Dessa forma, o GestBucalSD oferece expertise em gestão, avaliação e monitoramento de serviços de saúde e usa conhecimento inovador para solucionar problemas nas área de saúde pública com ênfase em saúde bucal coletiva, com o reconhecimento de que a saúde é integral.

Referências
BRASIL. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. 16 p. Acesso em: 09 jun. 2024.

PESSOA, D. L. R. et al. Os principais desafios da gestão em saúde na atualidade: revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 3413–3433, 2020. Acesso em: 09 jun. 2024.

FIGUEIREDO, N. et al. Observatório de Saúde Bucal/UFPE: ações estratégicas de gestão da informação e de saúde digital em saúde bucal para melhoria da governança no SUS. Revista da ABENO, [s.l.], v. 21, n. 1, p. 1-10, 2021. Acesso em: 09 jun. 2024.

FIGUEREDO, R. C.; GONZALES, R. I. C. Aportes e Ferramentas para o Planejamento Estratégico em Saúde na Atenção Primária. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 15, n. 1, p. 61-69, 2022. Acesso em: 09 jun. 2024.


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