51962 - AÇÕES DE SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM UMA CAPITAL DE UMA UNIDADE FEDERATIVA DO BRASIL AGUINALDO JOSÉ DE ARAÚJO - UFRN, ÍSIS DE SIQUEIRA SILVA - UFRN, RENAN CABRAL DE FIGUEIRÊDO - UFRN, PEDRO BEZERRA XAVIER - UFRN, AMANDA JÉSSICA BERNARDO DA SILVA - UFRN, ISAMAR NOÊMIA DE FREITAS - SMS/NATAL, MARLIETE FERNANDES DUARTE - SMS/NATAL, RENATA FONSECA SOUSA DE OLIVEIRA - SMS/NATAL, TALLYTA MAYARA FERNANDES DE BRITO CAVALCANTE - SMS/NATAL, SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA - UFRN
Apresentação/Introdução A saúde digital é um termo amplo que inclui todas as possibilidades e formas de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) à serviço da saúde; com o potencial de ajudar na resolução de problemas, como a distância e as dificuldades de acesso, o que entra em consonância com a Atenção Primária à Saúde, modelo de atenção que exerce funções próximas aos usuários e territórios para atender diferentes demandas de saúde. A realidade da globalização tem impulsionado a transformação digital, especialmente no contexto da aplicação das TIC nos serviços de saúde nacionais. O início da pandemia de Covid-19 em 2020 gerou impactos significativos nos âmbitos social, econômico e de saúde, exigindo adaptações que pudessem superar as iniquidades em saúde. Nesse cenário, a saúde digital ganhou destaque ao contribuir para esse propósito, embora a extensão da sua incorporação pelo sistema de saúde para garantir a sua sustentabilidade e a longitudinalidade do cuidado ainda não seja totalmente compreendida; o que torna necessário analisar como as ações de saúde digital têm sido desenvolvidas nos serviços de saúde.
Objetivos Mapear ações de saúde digital na Atenção Primária à Saúde no município do Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
Metodologia Estudo transversal com abordagem quanti-qualitativa, realizado em dezembro de 2023. Foram incluídas todas as unidades básicas de saúde (N=60). Os dados foram coletados através de um formulário online enviado para todos os estabelecimentos e respondido pelos respectivos gerentes/administradores. As variáveis de interesse foram: tipos de atividades realizadas para os usuários dos serviços com a utilização das TIC durante e após o período crítico da pandemia de Covid-19; a existência de implantação de projetos com saúde digital e o acesso dos usuários aos serviços por meio de ferramentas digitais. A análise dos dados considerou a utilização do jamovi 2.3.28 para os dados quantitativos e do Pro Word Cloud para os dados qualitativos. Foi realizada a descrição dos dados através de frequência absolutas, frequências relativas, frequências acumuladas e nuvens de palavras. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa, com o parecer CAAE nº 48655521.9.0000.5292.
Resultados e Discussão Foram obtidas respostas de todas as unidades básicas de saúde (N=60, 100%). Observou-se por meio da análise qualitativa que os tipos de atividades mais realizadas com a utilização das TIC durante a pandemia foram: o uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão, a regulação de consultas e exames, a impressão de documentos, agendamentos, teleatendimentos e teleconsultas; e após o período crítico da pandemia de Covid-19 foi observado que as ações desenvolvidas estavam direcionadas para a promoção à saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições de saúde da população. No tocante à existência de implantação de projetos com saúde digital, constatou-se que apenas 13,7% das unidades desenvolveram alguma atividade, e que 10% tiveram apoio de outras instituições públicas/privadas. Em relação ao acesso dos usuários aos serviços por meio de ferramentas digitais, observou-se que 55% das unidades possuíam algum meio de comunicação digital para agendamento de consultas, acesso a resultados de exames ou outras demandas, e que as ferramentas mais utilizadas eram as ligações telefônicas e as mídias sociais, entre elas o Whatsapp ®, o Instagram ® e o Facebook ®. Observou-se a existência de ações de saúde digital desenvolvidas para potencializar os cuidados primários, com estratégias que contribuíram para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e que tiveram continuidade para acompanhar as condições de saúde da população após a crise sanitária causada pelo coronavírus. Entretanto, os serviços de saúde devem estar preparados para discutir sobre o uso adequado de mídias sociais, fornecer orientações e abordar as consequências do mau uso, como a violação de políticas, que incluem vazamento de informações confidenciais dos usuários ou das instituições.
Conclusões/Considerações finais Dada a importância da saúde digital nos cuidados primários durante a pandemia de Covid-19 e a possibilidade de integração e avanço desta estratégia após a pandemia, a atenção primária deve reforçar a sua capacidade de resposta, expandir a utilização das ferramentas, considerar a segurança dos dados e gerir os desafios utilizando provas científicas. As iniciativas digitais de saúde lançadas sem base científica durante a pandemia tiveram como fundamento a crise sanitária. Entretanto, a saúde digital deve ser melhorada e expandida para fortalecer os cuidados primários, os serviços e os sistemas de saúde.
Referências Araújo A. J., Silva, I. S.; de Figueirêdo R. C., Lopes, R.H., Silva C. R. D. V., de Goes Bay Junior O, Lester, R. T. and da Costa Uchôa SA (2024) Alignment and specifics of Brazilian health agencies in relation to the international premises for the implementation of digital health in primary health care: a rhetorical analysis. Front. Sociol. 9:1303295. doi: 10.3389/fsoc.2024.1303295
Savio, R. O., Barreto, M. F. C., Pedro, D. R. C., Costa, R. G., Rossaneis, M. A., Silva, L. G. de C., Aroni, P., & Haddad, M. do C. F. L.. (2021). Uso do WhatsApp® por gestores de serviços de saúde. Acta Paulista De Enfermagem, 34, eAPE001695. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO001695
Secretaria Municipal de Saúde (Natal, RN). Cartilha de Estabelecimentos da Rede Saúde de Natal, 2023.
Fonte(s) de financiamento: CAPES - 001
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