51967 - MONITORAMENTO DE NÃO CONFORMIDADES DE PRONTUÁRIOS COMO FERRAMENTA DE APOIO À AUDITORIA E AO FATURAMENTO HOSPITALAR GRACYELLE ALVES REMIGIO MOREIRA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH, CRISTIANE RIBEIRO DOS SANTOS FARIAS - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH, ROBERTA GRANGEIRO DE OLIVEIRA ARAUJO - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH, LUCINADJA GOMES DA SILVA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH, KATE MARA AZEVEDO DE BRITO - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH, CLECIA REIJANE LUCAS DE OLIVEIRA BOECKER - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH, FRANCISCA EDLA SANTOS LEITE GURGEL - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH, JULIANA MARIA CAVALCANTE TEIXEIRA ALVES - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH, CLEVANICE MOREIRA NORTE - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH, MAX DJANO CORDEIRO RUFINO - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH
Contextualização A auditoria é reconhecida como instrumento de gestão que visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando a alocação e utilização adequada dos recursos, a garantia do acesso, a humanização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde. As práticas de auditoria possibilitam avaliar a qualidade dos processos, sistemas e serviços, contribuindo para o planejamento e aperfeiçoamento das ações de saúde (BRASIL, 2017).
A auditoria no âmbito dos hospitais tem papel relevante de controle interno, pois proporciona o levantamento de necessidades, identificação de não conformidades, elaboração de recomendações e indicação dos destinatários para a correção ou adequação dos pontos verificados (BRASIL, 2011), permitindo a melhoria do desempenho de indicadores e do faturamento hospitalar.
A análise dos prontuários dos pacientes, em que são verificados os registros da equipe assistencial (método retrospectivo), representa uma das atribuições da auditoria de contas hospitalares. Esta atividade evidencia várias oportunidades de melhoria, favorecendo a qualificação dos registros hospitalares e o aumento do faturamento. Também propicia a disponibilização de informações à gestão do hospital, relacionadas à qualidade dos registros realizados pela equipe multiprofissional; e ainda produz informações para auxiliar no planejamento das ações de melhoria da instituição de saúde.
Descrição da Experiência Trata-se de um relato de experiência do percurso trilhado pela equipe de auditoria de contas hospitalares no monitoramento de não conformidades de prontuário, em uma maternidade pública federal no estado do Ceará. A instituição presta serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico nas especialidades de obstetrícia, medicina fetal, neonatologia, ginecologia e mastologia.
A implementação da experiência decorreu da necessidade de se gerar dados e informações acerca das não conformidades identificadas nos prontuários para monitoramento e tomada de decisão.
Utilizou-se a “Plataforma de Controle de Falhas”, disponibilizada pelo Instituto do Conhecimento e do Saber Fazer (ICSF), como ferramenta para o registro das não conformidades identificadas nos prontuários dos pacientes.
A partir da identificação de uma não conformidade, por meio da análise do prontuário, a ocorrência é registrada na ferramenta de captação dos dados, onde são preenchidos os seguintes campos: auditor responsável; data da análise/auditoria; tipo de documento; número do prontuário; identificação do paciente; setor da alta; data da internação; formulário; data do formulário; não conformidade; profissional; setor responsável pela falha e observação.
Os dados são alimentados diariamente. E, mensalmente, são consolidados e gerado relatório por meio do programa Excel.
Objetivo e período de Realização Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma equipe de auditoria de contas hospitalares no monitoramento de não conformidades de prontuários, em uma maternidade pública no estado do Ceará.
A implementação dessa experiência deu início em janeiro de 2023 e continua até o presente momento (maio/2024).
Resultados A aplicabilidade dessa ferramenta se mostrou relevante e apoiou as práticas da equipe de auditoria no direcionamento das ações e na implementação de práticas corretivas e processos de aprendizagem com foco nos resultados encontrados.
A partir desse monitoramento foi possível: monitorar as não conformidades ocorridas na instituição no âmbito do prontuário; indicar os profissionais e setores hospitalares que mais geram falhas que comprometem a qualidade do registro e o resultado do faturamento hospitalar; identificar os formulários e tipos de registros que mais possuem falhas; identificar necessidades de capacitação nas áreas que apresentam fragilidades; e implementar planos de ações, objetivando a qualificação da informação assistencial e fomento às boas práticas no registro e no manuseio dos prontuários.
Esse monitoramento também trouxe impactos positivos para o faturamento hospitalar. A ferramenta, quando corretamente alimentada, contribui para reduzir as rejeições e aumentar o ganho através da redução das glosas e/ou o aumento do valor final aprovado pelos registros assistenciais realizados pela instituição de saúde.
Aprendizado e Análise Crítica A utilização da ferramenta de monitoramento de não conformidades permitiu o registro das falhas identificadas nos prontuários dos pacientes, o que possibilitou a criação de um banco de dados de onde podem ser extraídos indicadores, favorecendo o planejamento das ações e intervenções em áreas prioritárias.
Os resultados dessa experiência demonstraram que o monitoramento se constitui um relevante recurso que instrumentaliza e direciona as ações da equipe de auditoria de contas hospitalares.
A análise dos indicadores extraídos da ferramenta subsidia processos de aprendizagem e educação junto às equipes assistenciais, proporcionando melhoria de processos, ajustes e/ou transformações de acordo com as necessidades setoriais. Fato que qualifica os registros nos prontuários e reverbera positivamente no faturamento hospitalar, uma vez que, quanto mais qualificada for a informação assistencial disponível no prontuário, maior será a tendência de potencialização do faturamento.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação n° 2, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html. Acesso em: 16 de maio de 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e gestão Participativa. Sistema Nacional de auditoria. Auditoria do SUS: orientações básicas. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.
INSTITUTO DO CONHECIMENTO E DO SABER FAZER – ICSF. Programa de Formação, Atualização Profissional e Apoio Continuado – Faturamento SUS. Visão Geral dos Sistemas Utilizados para Registro e Processamento da Produção Assistencial em uma Instituição Hospitalar. 1. ed. v. 60. Campinas/SP, 2021. 83p.
Fonte(s) de financiamento: Não se aplica.
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