Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC7.2 - Informação em saúde no/para/com o SUS

51848 - CONSTRUÇÃO DO MANUAL SOBRE PRESCRIÇÃO ELETRÔNICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE(SUS): FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO DISPONÍVEL NO PORTAL WEB INSTITUCIONAL
KARLA DEISY MORAIS BORGES - SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, FERNANDA FRANÇA CABRAL - SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, EVANÉZIA DE ARAÚJO OLIVEIRA - SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, KARINY SANTOS CÂNCIO - SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, MICAEL PEREIRA NOBRE - SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, ANA PAULA DAJTENKO LEMOS - SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, MARTA MARIA DE FRANÇA FONTELES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ


Introdução e Contextualização
A Comunicação é a ação de se transmitir uma mensagem, cabendo ali eficiência, eficácia e agilidade.1 No entanto o manual é um instrumento que auxilia os serviços e profissionais a organizarem melhor seus métodos, padronizar os procedimentos e melhorar a comunicação entre os setores bem como com a população. Na Assistência Farmacêutica (AF) o ambiente virtual portal web hospeda e conecta inúmeras informações, facilitando o acesso das informações aos gestores, usuários, trabalhadores da saúde e demais interessados.
Buscando sistematizar e aprimorar a comunicação técnica , a Coordenadoria de Política de Assistência Farmacêutica e Tecnologia de Saúde (COPAF), realizando atividades de pesquisa e atendendo a necessidade de construção de projetos de desenvolvimento, gerando o conhecimento científico do tema a ser trabalhado, de escolher uma linguagem acessível e informações relevantes, de ter a participação dos profissionais envolvidos.
O primeiro passo para a construção de um manual foi a elaboração do projeto de desenvolvimento e posteriormente buscar na literatura especializada o conhecimento científico. Descrevendo com clareza, selecionando quais informações realmente são importantes, porque ele precisava ser atrativo, ser de fácil compreensão e atender às necessidades específicas para que as pessoas se sintam estimuladas a lê-lo 2.

Objetivo para confecção do produto
Descrever o processo de construção do manual disponível no portal web da Assistência Farmacêutica (AF) no Estado do Ceará para esclarecer e sensibilizar os profissionais quanto ao uso da prescrição eletrônica nos serviços de saúde do SUS.

Metodologia e processo de produção
Estudo de método misto sequencial, partindo do desenvolvimento de um manual informativo disponível no portal web na Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com Escola de Saúde Pública (ESP) e Assessoria de Comunicação (ASCOM).
Participaram da construção do manual farmacêuticos integrantes da equipe da COPAF, atuantes na gestão estadual, técnicos da ASCOM na diagramação. Após construção e validação do manual pela equipe técnica foi solicitado a Escola de Saúde Pública a ficha catalográfica3 e ISBN: 978-65-86649-44-4.
O manual foi construído em 07 tópicos descritos a seguir: 1. Fundamentação legal da prescrição eletrônica 2. Introdução 3. Como funciona? 4. Fluxos da prescrição eletrônica e da sua validação 5. Passo a passo para prescrição 6. Passo a passo para validação e 7. Bibliografia.

Resultados
O design do portal web permite o usuário navegar nas suas interfaces para obter as informações desejadas. A tela inicial possui uma funcionalidade de acesso a um menu “publicações”, que permite acesso ao manual construído. A organização e interface das telas e conteúdo do sistema, a ferramenta possui recursos claros, de rápido acesso, de fácil manuseio para os usuários da tecnologia.
O manual de prescrição eletrônica traz as formas de execução das atividades, em termos de procedimentos; e os direcionamentos para o aperfeiçoamento em procedimentos adotados, tem maior relação com a análise organizacional em nível de cumprimento de normas e procedimentos operacionais.
Os tópicos que integram o manual são: 1. Fundamentação legal da prescrição eletrônica 2. Introdução 3. Como funciona? 4. Fluxos da prescrição eletrônica e da sua validação 5. Passo a passo para prescrição 6. Passo a passo para validação e 7. Bibliografia. Há pontos estruturais comuns às quais os manuais devem responder, com maior ou menos profundidade e abrangência: O que deve ser feito? Como deve ser feito? Quando deve ser feito? Onde deve ser feito? Quem deve fazer? Porque deve ser feito?3.

Análise crítica e impactos sociais do produto
O site “Prescrição Eletrônica” é um projeto, fruto de ações conjuntas do Conselho Federal de Medicina com Conselho Federal de Farmácia e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, que viabilizam o trâmite de documentos digitais seguros, tais como prescrições e atestados médicos para fins laborais, de forma gratuita e para todo o território nacional.
A criação dos manuais vem ocorrendo para facilitar o trabalho da equipe multidisciplinar na orientação aos profissionais e da população. Dispor de um material educativo e instrutivo facilita e uniformiza as orientações a serem realizadas, com vistas ao cuidado em saúde.
É importante lembrar que o conhecimento científico se renova constantemente havendo a necessidade de atualização permanente do material instrucional para que ele alcance seus objetivos uma vez que também poderá ajudar outros profissionais na construção de manuais, visando reforçar a qualificação das informações prestadas nos serviços de saúde.4

Referências
1.Manual instrutivo para elaboração de informes técnicos / Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. - Fortaleza: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, 2021. 21 p. ISBN: 978-65-86649-05-5

2. D'ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: Atlas, 2001.

3. Manual: prescrição eletrônica [recurso eletrônico] / Secretaria da Saúde do Estado do Ceará; Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde; Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica e Avaliação de Tecnologias em Saúde. – Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2024. 34 p. il.ISBN: 978-65-86649-44-4.

4.Rev Latino-am Enfermagem 2005 setembro-outubro; 13(5):754-7 www.eerp.usp.br/rlae Brasil.

Fonte(s) de financiamento: Próprio


Realização:



Patrocínio:



Apoio: