Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC7.2 - Informação em saúde no/para/com o SUS

51274 - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA: PORTAL WEB COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
FERNANDA FRANÇA CABRAL - UECE, INDARA CAVALCANTE BEZERRA - UECE, PAULO HENRIQUE MENDES MAIA - UECE, ARLÂNDIA CRISTINA LIMA NOBRE DE MORAIS - UNIFOR, KARLA DEISY MORAIS BORGES - UFC, MARTA MARIA DE FRANÇA FONTELES - UFC, EVANÉZIA DE ARAÚJO OLIVEIRA - SESA, KARINY SANTOS CÂNCIO - UFC


Introdução e Contextualização
Os sistemas de informação auxiliam a organizar com eficiência o fluxo de informações na área da saúde, que auxilia no processo de gestão e na garantia do direito à saúde. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) representam um conjunto de recursos tecnológicos e computacionais dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, apresentando-se novas ferramentas responsáveis pelo constante processo de inovação da sociedade moderna1.
A Política Nacional de Informação e Informática em Saúde orienta sobre a informação na área da saúde6. Desse modo, as tecnologias digitais apresentam-se como alternativas para a atualização e capacitação de profissionais, gestores e como fonte de informação para a população em geral, pois permitem fácil acesso de recursos informativos, organizados e seguros acerca das inovações em diversos âmbitos, com baixo ou nenhum custo2.
A TIC é uma ferramenta de gestão poderosa que utilizada estrategicamente, pode servir para interiorizar as metas, os valores, a missão e a visão da instituição bem como aproximar os gestores dos trabalhadores e usuários. No âmbito da Assistência Farmacêutica (AF) há carência de um ambiente virtual adequado para hospedar e conectar inúmeras informações, o que dificulta o acesso aos gestores, usuários, trabalhadores da saúde, operadores do direito e demais interessados.


Objetivo para confecção do produto
Descrever o processo de construção, validação e a usabilidade do portal web como ferramenta de comunicação institucional no campo da Assistência Farmacêutica (AF) no Estado do Ceará, albergando conteúdos essenciais e sistematizados para a prática da AF, dentre as quais o acesso a informações sobre acesso e uso racional de medicamentos e os processos que envolvem legislação, financiamento, gestão, estrutura e recursos humanos da AF no SUS.

Metodologia e processo de produção
Estudo de método misto sequencial, partindo do desenvolvimento de um produto tecnológico. Realizado de outubro a dezembro de 2021 na Secretaria Estadual de Saúde, contemplando toda a rede de atenção à saúde, com municípios, superintendências e áreas descentralizadas em parceria com o Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Participaram 29 farmacêuticos integrantes da Câmara Técnica de AF da Comissão Intergestores Bipartite, atuantes na gestão estadual e municipal, com no mínimo um ano de experiência e cinco técnicos da tecnologia da informação. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UECE.
Foi conduzido em três fases: realização de scoping review para elencar o conteúdo a ser disponibilizado no portalweb; construção do design do portal web e, validação com especialistas, do conteúdo, aparência e usabilidade da ferramenta pelos participantes. A coleta foi realizada por meio de formulários eletrônicos com perguntas sobre aparência, conteúdo e usabilidade, acerca das funcionalidades do portal web. A análise baseou-se no modelo Analyze, Design, Develop, ImplementandEvaluate (Análise, Design e Desenvolvimento, Implementação e Avaliação)4.


Resultados
O design do portal web permite o usuário navegar nas interfaces para obter as informações desejadas. A tela inicial do portal possui uma funcionalidade de acesso a um menu com 6 opções principais na seção “Conheça a Assistência Farmacêutica”: Assistência Farmacêutica, Política Estadual de AF, Publicações, Legislações e Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) e mais 6 botões na seção “Fique por Dentro”: informações de acesso a medicamentos, relatórios de abastecimento, compras, fitoterapia, medicamentos importados e judicialização.
Os links de acesso ao portal compreendem um total de 298 itens a serem abertos e visualizados. A validade de conteúdo e aparência revelou a prevalência de 0,96 nos escores de concordância, em relação aos 24 itens analisados; o percentual de concordância entre os juízes foi de 97%. Quanto ao tempo de resposta e qualidade da interface do portalweb, os participantes avaliaram a usabilidade, revelando uma média geral do SUS-Score de 89,0, classificado como Excelente5.
A avaliação dos juízes expressou linguagem clara, compreensível e adequada, conteúdo relevante e importância prática. Com relação à organização e interface das telas e conteúdo do sistema, a ferramenta apresentou recursos claros, de rápido acesso, de fácil manuseio para os usuários da tecnologia.


Análise crítica e impactos sociais do produto
Estima-se que o portal web disponibilizado e monitorado com acesso no site oficial da Secretaria Estadual possa subsidiar gestores, gerentes, órgãos de classe profissional, usuários, operadores do direito, profissionais da saúde, especialmente farmacêuticos, a conhecer melhor os serviços de AF, aprimorando fluxo, acesso e encaminhamento do usuário no SUS.
Foi construído frente a uma lacuna de conhecimento de comunicação deficiente, oferecendo possibilidades para que os gestores possam planejar estratégias e inserir o farmacêutico no cuidado do paciente, impactando na assistência prestada.
Com a confiabilidade apresentada, tornou-se possível indicar o seu uso para gestores e usuários. Enfatiza-se que o portal web precisa ser acompanhado de forma contínua, identificando assim barreiras e lacunas e propondo soluções oportunas. Uma inovação tecnológica de alto padrão não tem finalidade se os gestores e usuários, por alguma razão, não adotar nem a usar3.
Acredita-se que o portal web vem alcançando os seguintes impactos: ‘social’, na formação de recursos humanos qualificados, ‘tecnológico’, no desenvolvimento local, regional e/ou nacional destacando os avanços na disseminação de técnicas e de conhecimentos que contribuam para maior efetividade da política de AF; e, ‘profissional’, na formação de profissionais que possam introduzir mudanças na forma como vem sendo exercida a profissão.


Referências
Correa ACG, Seabra RD,et al. Desenvolvimento de uma plataforma digital com ênfase em tecnologia,educação e diversidade, 2018;doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p209-218.
Bernardes RM,Caliri MH. Construção e validação de um website sobre lesão por pressão,2020; doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01305.
Zacharias FCM, Schonholzer TE, et al. Atributos determinantes para adoção e uso de uma inovação tecnológica. Cadernos de Saúde Pública 2021;doi.org/10.1590/0102-311X00219520.
Patel V, Saxena S,et al. The Lancet Commission on global mental health and sustainable development,2018; doi: 10.1016/S0140-6736(18)31612-X.
Bangor A, Kortun PT, Miller JT. The System Usability Scale (SUS): an empirical evaluation,2008; doi.org/10.1080/10447310802205776.
Brasil. Ministério da Saúde.Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde,2016.


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