53830 - O USO DA COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA COMO ALIADAS AO FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS MARIANA DA SILVA SERRÃO - UFPA, MILENE MOTA MORAES - UFPA, DENIVAL ALVE MELO - UFPA, EMILLY DA SILVA ALVES - UFPA, RAYELLY CRISTINA DE SOUSA AZEVEDO - UFPA, MATHEUS GABRIEL DOS SANTOS CUNHA - UFPA, NÁDILE JULIANE COSTA DE CASTRO - UFPA
Contextualização A extensão universitária é um dos caminhos para promover uma formação acadêmica completa, que possibilita a relação da teoria e prática em uma comunicação com a sociedade e propicia uma troca de saberes entre ambos. (Manchur et. al. 2013). Nesse viés, o presente relato visa discorrer sobre a importância da comunicação como ação multiplicadora das práticas do projeto de extensão universitária Amazônidas nas Ilhas da Universidade Federal do Pará. O projeto acontece na Ilha Grande (região insular ao sul de Belém-PA), com o objetivo de discutir e facilitar o acesso à saúde coletiva de sua comunidade. Nesse sentido, é imprescindível a ação da comunicação no projeto, a fim de evidenciar as práticas lá desenvolvidas para garantir ações multiplicadoras. Assim, a utilização das redes sociais como ferramenta de comunicação e engajamento além da implementação de estratégias de comunicações eficazes, a partir de redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp para disseminar informações de saúde, promoveram um engajamento ativo.Dessa forma, destaca-se o impacto positivo alcançado na comunidade em relação ao acesso às informações e resultados do projeto de extensão, a partir de uma abordagem que incentivou a participação, criando conteúdos relevantes, acessíveis, adaptado às necessidades e interesses da comunidade, buscando a identificação para o engajamento e fortalecimento comunitário.
Descrição da Experiência A experiencia foi realizada em dois momento: primeiro: visitas quinzenais a principal comunidade da ilha promovendo diálogos, atividades e serviços de saúde a fim de garantir um entendimento acerca da temática da saúde, além da formação de sujeitos entendedores dos seus próprios direitos. Dessa forma, fez-se extremamente necessário a divulgação dessas práticas para a comunidade (visando expandir o número de moradores contemplados) e para o público em geral (chamando atenção para a realidade da ilha). Para essa prática foram realizados registros em todas as atividades através de fotos, vídeos e entrevistas e para capturar diferentes aspectos da vida comunitária e proporcionar uma compreensão abrangente das questões de saúde e bem-estar enfrentadas pelos residentes ribeirinhos. E o segundo momento: Revisão do material e edição dos conteúdo no qual teve como recurso de divulgação o Instagram e o linktree para divulgação e repositório. As redes sociais foram utilizadas como uma ferramenta de divulgação do projeto, com o objetivo de ampliar a visibilidade da comunidade e promover a disseminação da educação em saúde.
Objetivo e período de Realização Relatar a experiência do projeto de extensão Amazônidas nas Ilhas evidenciando a importância da comunicação e tecnologia como ação multiplicadora. A partir de abordagens acessíveis e adaptadas para populações ribeirinhas, nesse sentido, utilizando ferramentas tecnológicas visando um maior destaque e divulgação para garantia de acesso à políticas públicas efetivas acerca da saúde coletiva da comunidade. Foi realizado entre fevereiro e maio de 2024.
Resultados A partir dessas abordagens observou-se um aumento no interesse da comunidade em participar dos encontros que tinham temas relacionados a saúde, nesse sentido, o espaço em que foi realizada a primeira ação não foi mais suficiente, tendo que expandir as atividades posteriores para dois locais, visando atender públicos diferentes paralelamente.
Com o uso das mídias sociais, o projeto teve um alcance superior ao esperado, houve um aumento significativo de pessoas interessadas em saber mais sobre as atividades, isso se deu através da utilização da tecnologia como potencializadora das práticas na comunidade, nesse viés, foram alcançadas mais de 560 pessoas através de conteúdos como postagens, stories, reels e lives, através disso pôde-se ver a importância da tecnologia como aliada das práticas extensionistas universitárias.
Pinheiro (2003) chama atenção para a importância da divulgação, a partir das tecnologias, para a pesquisa e extensão, logo, tal análise fez-se concreta diante dos resultados vistos a partir da efetivação de abordagens tecnológicas que incorporaram o cotidiano e modo de vida dos atores sociais amazônicos impactados pelas ações extensionistas.
Aprendizado e Análise Crítica A implementação de estratégias de comunicação eficazes através de redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e Youtube não só ampliou a visibilidade das ações do projeto, mas também facilitou um engajamento ativo.
As visitas quinzenais e os diálogos promovidos com a comunidade permitiram um entendimento profundo das necessidades locais, enquanto as práticas de registro e divulgação, por meio de fotos, vídeos e entrevistas, garantiram uma documentação rica e informativa das atividades realizadas. Esse material, compartilhado nas redes sociais, não apenas aumentou a conscientização sobre as questões de saúde enfrentadas pela comunidade ribeirinha, mas também atraiu a atenção do público em geral para essas questões, muitas vezes negligenciadas.
Por fim, a utilização das mídias sociais como ferramenta de divulgação e engajamento demonstrou ser um diferencial na efetivação das práticas extensionistas, potencializando o alcance e a relevância das ações desenvolvidas. Através dessa experiência, ficou claro que a comunicação digital, quando adaptada às realidades locais, pode ser um poderoso aliado na promoção da saúde e na consolidação de políticas públicas efetivas para comunidades ribeirinhas.
Referências MANCHUR, Josiane; SURIANI, Ana Lucia Affonso; DA CUNHA, Márcia Cristina. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013.
PINHEIRO, L.V.R. Comunidades científicas e infra-estrutura Tecnológica no Brasil para uso de recursos eletrônicos de comunicação e informação na pesquisa. Ciência da Informação, v.32, n.3, p.62-73, 2003.
TUAN, Yi-Fu,1930, ESPAÇO E LUGAR: A PERSPECTIVA DA EXPERIÊNCIA / YI-FU TUAN; Tradução de Lívia de Oliveira – São Paulo: DIFEL,1983
Fonte(s) de financiamento: UNB/MINISTÉRIO DA SAÚDE
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