52757 - BLOG COMO FERRAMENTA DE MEMÓRIA E DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA MEU NUTRIGUIA SHEILA PIRES RAQUEL - UECE, JOSÉ MARIA XIMENES GUIMARÃES - UECE, HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - UECE, KELEN GOMES RIBEIRO - UFC, ANA PAULA PIRES GADELHA - FIOCRUZ, RAISA PINHEIRO ARRUDA - IBGEN, FRANCISCO ELENILTON RODRIGUES DO NASCIMENTO - UECE, JONAS LOIOLA GONÇALVES - UECE
Introdução e Contextualização O Programa Meu Nutriguia é um ensaio clínico controlado, realizado em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, visando à avaliação de estratégias nutricionais que possibilitem a redução de peso em pessoas atendidas nas respectivas UAPS.
O programa, que tem como foco a promoção da adesão às orientações do Guia Alimentar da População Brasileira (Brasil, 2014), delineou-se também com o objetivo de desenvolver práticas educativas consolidadas em produtos de comunicação observando os conceitos do letramento em saúde, de modo a ampliar o alcance e a compreensão dos conteúdos. O letramento possibilita trabalhar as informações de maneira objetiva para facilitar a tomada de decisão informada em saúde. (Mialhe et al., 2019).
Foram realizados seminários, capacitações e organização de e-book com vídeos educativos. Entre 2020 e 2024, foram produzidos dez vídeos publicados no Canal Nutrindo, no Youtube. Também foram publicados na plataforma Spotify 25 episódios do podcast Prazer de Comer, em três temporadas e 35 posts foram publicados no Instagram. (Cabral; Sampaio; Carioca, 2023).
Os pesquisadores observaram que os conteúdos produzidos estavam pulverizados em diferentes canais de comunicação. Assim, optou-se por criar um blog visando organizar todo o material da pesquisa e disponibilizar no endereço www.meunutriguia.blogspot.com.
Objetivo para confecção do produto Relatar a organização de um blog para disponibilizar produtos comunicacionais baseados no letramento em saúde, com vistas a disseminar conhecimento fundamentado nas evidências científicas desenvolvidas no âmbito do Programa Meu Nutriguia. Busca-se também analisar a disponibilização do conteúdo da pesquisa por meio de um blog, como um repositório de informações que contribuem para a disseminação do conhecimento científico.
Metodologia e processo de produção Na concepção do Blog Meu Nutriguia buscou-se criar um repositório de conteúdo relacionado ao programa. A disposição das informações explorou o perfil da ferramenta blog, que permite a organização em categorias. Utilizou-se a versão gratuita da plataforma Blogger, que possui uma interface intuitiva permitindo aos usuários criar uma identidade visual e gerenciar conteúdos sem conhecimento técnico avançado. É possível incorporar multimídia como fotografias, áudios e vídeos dentro das postagens e a instalação de Widgets e Plugins, adicionando funcionalidades extras como barras laterais, galerias de imagens etc. No caso do Blog Meu Nutriguia, foram utilizadas Widgets na coluna lateral para acesso a playlists de outras plataformas. Assim, em um único espaço, o usuário visualiza um resumo e link para os vídeos do Youtube, podcasts do Spotify, posts e vídeos do Instagram. Nas publicações foram apresentados o programa, pesquisadores, seminários e manuais dos facilitadores, além de um e-book com vídeos educativos. Há estímulo à interatividade, a partir da permissão da publicação de comentários moderados pelo editor, assim como a disponibilização de e-mail de contato.
Resultados O Blog Meu Nutriguia foi criado em março de 2024 e até maio contava 189 acessos. Há de se considerar a relevância da disseminação do conhecimento científico por meio do referido blog. A acessibilidade, a transparência na apresentação e compartilhamento de métodos e resultados, o diálogo entre pesquisadores e o público interessado no tema a partir dos comentários e disponibilização de e-mails para contato, enfim, o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes áreas do saber. Reconhece-se que as informações publicadas nesta ferramenta são primárias e continuam sendo trabalhadas cientificamente. Também não se pretende substituir ou concorrer com sites das revistas acadêmicas, que disponibilizam resultados finais de pesquisa com a credibilidade do rigor científico e da revisão por pares. Priorizou-se reunir os produtos educativos publicados em diferentes canais de comunicação e também construir uma memória do desenvolvimento do programa, disponibilizando de forma organizada relatórios, seminários e artigos. Importante ressaltar que na concepção do blog, assim como no desenvolvimento do Programa Meu Nutriguia, houve o compromisso ético de proteger os dadosdos participantes. O Meu Nutriguia torna acessível a produção de conteúdo educativo pertinente e útil ao público, contribuindo para traduzir os achados científicos em questões práticas e de interesse da coletividade.
Análise crítica e impactos sociais do produto Os blogs são ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas em favor da disseminação do conhecimento científico. O blog tem a capacidade de potencializar processos de educação em saúde, por meio da interatividade, rompendo barreiras de tempo e espaço, com acesso fácil, rápido e gratuito. (Aguiar et al., 2021).
Publicadas na internet, essas informações ganham rapidamente alcance global ampliando a visibilidade dos trabalhos científicos e o acesso a conteúdos que podem subsidiar ou inspirar novas pesquisas. Além disso, os pesquisadores podem facilmente continuar atualizando o material e publicando novas postagens, se assim desejarem. (Domingues, Santarem, Leda; 2022). A popularização da ciência também ajuda fortemente no enfrentamento às notícias falsas. (Raquel et al., 2022) O blog, como um repositório de informações sobre a pesquisa e seus resultados preliminares, abre espaço para intercâmbio de informações neste campo de estudo para além da academia, alcançando outras pessoas interessadas na temática.
Assim, considera-se o Blog Meu Nutriguia um canal de comunicação que serve como instrumento de registro e memória da pesquisa no âmbito do Programa Meu Nutriguia, visando à disseminação do conhecimento científico em formato acessível, sempre fundamentadas nos princípios do letramento em saúde.
Referências AGUIAR, A. C.L. et al. Blog como ferramenta educacional: contribuições para o processo interdisciplinar de educação em saúde. Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 12, n. 2, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília, 2014.
CABRAL, L. A.; SAMPAIO, H. A. C.; CARIOCA, A. A. F. Guia alimentar: roteiros de vídeos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde x roteiros fundamentados no letramento em saúde. Peer Review, v. 5, n. 13, p. 212–227, 2023.
DOMINGUES, V. S. P.; SANTAREM, W. M.; LEDA, L. R. O uso da ferramenta blog como estratégia de divulgação científica para o ensino de ciências. Rev. Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, v. 15, p. 1 - 17, 2022.
MIALHE, F. L.; et al. Letramento em saúde e promoção da saúde. 2ª ed. RJ: Santos, 2019. p. 105-136.
RAQUEL, S. P.; et al. Os caminhos da ciência para enfrentar fake news sobre covid-19. Saúde e Sociedade, v. 31, p 1-16, 2022.
Fonte(s) de financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
|