Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC7.1 - Redes sociais e comunicação: quais os debates sobre o SUS?

51475 - DISPUTAS SOBRE DENGUE E VACINA NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS ATORES E NARRATIVAS NA PLATAFORMA EM 2024
LUARA GAGLIARDI - UFES, GABRIEL HERKENHOFF - UFES, FABIO MALINI - UFES, FABIO GOVEIA - UFES


Apresentação/Introdução
Desde o final do século XX temos acompanhado um progressivo processo de transformação das condições de produção e circulação de informação advindo, primeiro, da popularização da Internet (Castells, 1999) e, depois, da emergência das plataformas de redes sociais (Van Dijck; Poell; Waal, 2018). Essas modificações impactaram também o debate sobre saúde coletiva, tanto por possibilitarem outros modos de disseminação de campanhas sanitárias quanto por fazerem emergir novos terrenos de disputa sobre questões ligadas à saúde.

Este trabalho insere-se nesse contexto e, mais especificamente, investiga a conversação pública sobre vacina e sobre a epidemia de dengue entre janeiro e abril de 2024. O interesse por tais temas deriva de dois fatores: a desordem informacional envolvendo vacinação, que se intensificaram, sobretudo, a partir da pandemia de coronavírus (Goldenberg, 2021; OPAS, 2020); e o senso de urgência decorrente do agravamento do número de casos e vítimas de dengue no início deste ano.

Além de realizar uma análise sobre a situação atual do debate sobre vacinas (algo relevante dado o aumento recente da desinformação e da hesitação vacinal), este trabalho apresenta um panorama atualizado da conversação sobre dengue no Instagram. Identificar tópicos e atores ligados a tais temas contribui para o desenvolvimento de políticas de incentivo à vacinação e de combate à epidemia de dengue.


Objetivos
O objetivo geral do trabalho é analisar a conversação sobre vacinas e sobre a epidemia de dengue no Instagram nos primeiros meses de 2024.

Os objetivos específicos são:
a) mapear os atores com mais seguidores que publicaram conteúdos sobre os temas;
b) tipificar os cinco principais grupos de atores e as cinco principais narrativas presentes na plataforma;
d) verificar a presença e o alcance de conteúdo desinformativo sobre os temas pesquisados.


Metodologia
A metodologia adotada para a realização deste trabalho foi a realização de uma pesquisa descritivo-exploratória, com recurso a uma abordagem que mescla dados quantitativos e análises qualitativas. Dadas as características de nosso objeto e os propósitos da investigação, aplicamos um método cruzado que mescla a Análise de Redes Sociais (Venturini; Munk; Jacomy, 2018) com a Análise do Discurso Digital (Paveau, 2018). Com isso, buscamos apresentar e analisar redes complexas em duas vias: através das interações estabelecidas entre perfis do Instagram; e por meio da observação das redes semânticas constituídas pela conversação pública em tal plataforma.

Para tanto, foram realizados três procedimentos metodológicos:

a) coleta de dados no Instagram por meio da busca de conteúdos referentes a “dengue” (e termos associados) e “vacina” (e termos relacionados) entre 01 de janeiro e 30 de abril de 2024;

b) processamento dos dados a fim de delinear as relações (1) entre perfis que publicaram conteúdos sobre os termos e (2) entre os termos utilizados nas publicações;

c) visualização de redes complexas para auxiliar na análise de atores e na análise da semântica ligada à coleta realizada.


Resultados e Discussão
No período escolhido para o desenvolvimento da investigação foram coletadas: 69.038 postagens concernentes à “vacina”, que resultaram em 65.300.249 interações (soma de curtidas, comentários e reproduções, no caso de vídeos); e 68.801 postagens relativas a “dengue”, que geraram 43.683.954 interações.

Esses números mostram que, embora a preocupação com a situação da dengue gere um volume relevante de conteúdos (cerca de 17 mil por mês), o tema das vacinas mobiliza mais atenção pública. Isso decorre do fato de que a conversação vacinal é fonte de mais controvérsias, sobretudo no que diz respeito à covid (terreno de desinformação e recusa vacinal), e de maiores expectativas (algo nítido no debate sobre a vacina da dengue), o desdobrando-se em mais reações.

No que concerne à análise da conversação sobre “vacina”, na rede de atores foi notada a presença de cinco cluster principais: 1) atores da informação sobre campanhas de imunização; 2) atores da prevenção de doenças; 3) atores das notícias sobre vacinas; 4) atores da politização da saúde; 5) atores da imunização animal. Na semântica da rede predominaram: a) informações sobre vacinas, b) campanhas de imunização, c) informações sobre serviços de saúde, d) politização das vacinas, e) narrativas de prevenção.

Na conversação sobre “dengue”, os grupos de perfis mais relevantes foram: 1) atores da informação sobre vacina; 2) atores do combate à dengue; 3) atores da notícia sobre dengue; 4) atores da vida saudável; 5) atores da campanha institucional. Com relação às narrativas, destacaram-se: a) informações sobre a epidemia; b) formas de prevenção; c) campanha de vacinação; d) alerta sobre sintomas; e) informações sobre serviços públicos.


Conclusões/Considerações finais
Como se observa nos principais atores e narrativas difundidas no Instagram, os primeiros meses de 2024 foram marcados por uma presença mais intensa de informações do que de desinformações sobre as vacinas e sobre a dengue. Isso, todavia, não significa que tal plataforma seja um terreno imune à politização da saúde coletiva e à desordem informacional.

É verdade que, no concerne à dengue, não foi observada a tendência de disseminação de informações falsas ou imprecisas, porém, uma disputa em torno da responsabilidade do governo federal na atual epidemia e a respeito de sua agilidade na aquisição das vacinas. Em contrapartida, no tema das vacinas em geral, questões relativas aos imunizantes contra a covid seguem sendo fonte de polêmicas e desinformação. Nesse caso, destacam-se a insistência na questão dos efeitos colaterais e as controvérsias em torno da obrigatoriedade da vacinação infantil.

Referências
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GOLDENBERG, M. Vaccine Hesitancy: Public Trust, Expertise and the War on Science. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2021.

OPAS. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Kit de ferramentas de transformação digital. Ferramentas de conhecimento; 9. 2020 Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054. Acessado em: 28 maio 2024.

PAVEAU, M. A. L’analyse du discours numérique – dictionnaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann, 2017

VAN DIJCK, J.; POELL, T.; WAAL, M. de. The Platform Society: Public values in a connective world. New York: Oxford University Press, 2018.

VENTURINI, T.; MUNK, A.; JACOMY, M. Ator-rede versus Análise de Redes versus Redes Digitais: falamos das mesmas redes?. Galáxia, São Paulo, n. 38, p. 5-27, 2018.

Fonte(s) de financiamento: ICEPI/SESA/ES


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