52863 - O ENGAJAMENTO PÚBLICO DA CIÊNCIA NO PROJETO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA MORBIMORTALIDADE MATERNO-INFANTIL NO BRASIL ACÁCIA MAYRA PEREIRA DE LIMA - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA), ADALTON DOS ANJOS FONSECA - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA), VALENTINA MARTUFI - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA), WALISSON ANGÉLICO DE ARAÚJO - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA), NAIÁ ORTELAN - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA), MARIA DEL PILAR FLORES QUISPE - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA), LAURA BOTEGA - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA), LEILA DENISE ALVES FERREIRA AMORIM - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA), ROSANA AQUINO - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA), ELZO PEREIRA PINTO JUNIOR - CENTRO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTOS PARA SAÚDE (CIDACS/FIOCRUZ BAHIA)
Contextualização O Engajamento Público da Ciência (EPC) é um dos níveis de participação de diferentes segmentos sociais no processo de construção do conhecimento científico. Parte da ideia de envolver nas discussões as pessoas que vivenciam e/ou trabalham diretamente com a realidade mostrada pelos dados científicos. Fomenta uma escuta ativa de pessoas que possuem relação com o objeto da pesquisa, mas que comumente não ocupam os espaços científicos. São gestores, profissionais e demais membros da sociedade civil que podem colaborar oferecendo informações cruciais que vão além dos dados para promover soluções científicas mais próximas das reais demandas sociais. Um estudo conduzido por pesquisadores/as do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) observou na sua primeira fase como a APS impacta na saúde das crianças no Brasil e a importância do EPC. Este grupo realiza uma série de estudos sobre avaliação na APS, a fim de fornecer subsídios para o aprimoramento das políticas de saúde no país, com foco em Saúde Materno-Infantil, com apoio da Fundação Bill & Melinda Gates.
Descrição da Experiência A experiência é fruto de uma oficina de EPC com atores sociais que pudessem contribuir para a tomada de decisões sobre os rumos da pesquisa a partir de suas experiências. Inicialmente, pesquisadores de APS e de comunicação realizaram reuniões para: 1)Mapear potenciais participantes, com estímulo a representatividade segundo raça, gênero, faixa etária, regionalidade, diferentes funções/cargos no âmbito da APS (gestão, profissionais de saúde, representantes da sociedade civil organizada e cientistas); 2)Elaborar estratégias de captação (uso de e-mail institucional e redes sociais dos/as pesquisadores/as para envio de convites, com uma mensagem sobre a oficina e envio gradual de materiais complementares/informativos sobre o projeto); 3)Avaliar datas/turnos convenientes que permitisse o máximo de participantes; 4)Organizar a oficina com uso de linguagem acessível, duração média para cada atividade e preparação da equipe para que pudessem priorizar ao máximo a escuta dos (as) convidados/as. Também foi elaborado um questionário de avaliação para captar pessoas com interesse em acompanhar o projeto e para obter feedbacks ao final da oficina.
Objetivo e período de Realização
Apresentar o processo de Engajamento Público da Ciência para a construção da segunda fase do projeto em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos em Atenção Primária à Saúde e seus Efeitos na Saúde da População, através de uma oficina realizada em 26 de março de 2024, no Cidacs/Fiocruz Bahia.
Resultados Estiveram presentes 15 pessoas, entre elas gestores da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde(SAPS/MS), da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador(SMS-SSA), do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, do Conselho Estadual de Saúde(CES–BA), representantes da Universidade Federal da Bahia(UFBA) e da Umane(entidade filantrópica com atuação na Saúde Pública), além da equipe de pesquisa. A oficina foi organizada em três sessões de aproximadamente 2 horas. Foram apresentados conhecimentos produzidos pela equipe ao longo da pesquisa, com questões disparadoras do diálogo e pausa para reflexão, e discutidos: os indicadores e o modelo em desenvolvimento para medir o efeito da APS na mortalidade em crianças menores de 5 anos; os componentes utilizados para medir a qualidade da APS ao longo de três ciclos do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ); a construção do indicador para medir a qualidade da força de trabalho; o financiamento da APS e seus efeitos na qualidade da atenção à saúde materno-infantil e a adequação da gestão municipal do sistema de saúde e seus determinantes.
Aprendizado e Análise Crítica A experiência de EPC permitiu aos pesquisadores/as a construção de um trabalho para além dos dados quantitativos, através da interlocução com a gestão e com quem está vivenciando as dificuldades no dia-a-dia relacionadas ao que tem sido produzido pelo grupo. Entre os impactos desta experiência estão i) a necessidade do grupo investigar informações sobre raça/cor; ii) o cuidado para não resumir o modelo analítico à lógica produtivista ou desconectado do contexto político, que impõe limites para sua execução na prática; e iii) a importância da discussão sobre qualidade x quantidade. Conforme questionário de avaliação, os/as participantes consideraram a oficina produtiva, mas consideraram o tempo curto diante do volume de discussões. Nesse mesmo instrumento os/as participantes manifestaram interesse em acompanhar o desenvolvimento do projeto e descreveram em quais linhas de estudo específicas pretendem participar. As próximas etapas do nosso planejamento incluem novas atividades com os participantes iniciais e outras pessoas que poderão auxiliar para a discussão de resultados, estratégias para disseminação de conhecimento e novas lacunas de conhecimento que podem gerar outros projetos de pesquisa.
Referências BUENO, C. Envolver não cientistas em pesquisas pode apoiar a aprendizagem e o engajamento do público com a ciência. Ciência e Cultura. v.71, n.1 São Paulo: 2019.
DOS ANJOS FONSECA, A; MORAES PIMENTA, D; RODRIGUES SEBASTIÃO DE ALMEIDA, M; TOURINHO LIMA, R., BARRETO, M. L. AND TRAVASSOS ICHIHARA, M. Y. (2023) “Public Involvement & Engagement in health inequalities research on COVID-19 pandemic: a case study of CIDACS/FIOCRUZ BAHIA”, International Journal of Population Data Science, 5(3). doi: 10.23889/ijpds.v5i3.2133.
Weingart P, Joubert M, Connoway K. Public engagement with science—Origins, motives and impact in academic literature and science policy. PLoS ONE; 2021; 16(7): e0254201. 10.1371/journal.pone.0254201
https://doi.org/10.1371/journal.pone.025420
Fonte(s) de financiamento: Bill & Melinda Gates Foundation [INV-006196]
|