Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC10.3 - Problematizando epistemologias e insurgências em saúde coletiva na atualidade

53611 - O USO DE INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA:HIERARQUIZAÇÃO DE PROBLEMAS E APLICAÇÃO DA MATRIZ GUT EM UM CONTEXTO DE MESTRADO NO INTERIOR DO CEARÁ
GABRIELA DE ANDRADE LIMA - UVA, FRANCISCO DOS SANTOS PAIVA JÚNIOR - UVA, LARISSA CAVALCANTE FONTELES ARAÚJO - UVA, ANA CARLA DE SOUSA OLIVEIRA - UVA, ADRIANO MATOS CUNHA - UVA


Contextualização
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF) integra à Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). O mesmo é desenvolvido em rede colaborativa descentralizada, destinando-se à produção do conhecimento, aperfeiçoamento profissional, tecnológico e científico dos serviços de saúde para o fortalecimento da Saúde da Família (SF) e o enfrentamento das iniquidades em saúde, especialmente, na região nordeste. Deste modo, a disciplina Seminários de Acompanhamento I, vem disparar ferramentas metodológicas de ensino-aprendizagem que vão de encontro à apropriação dos discentes/profissionais junto aos seus territórios de atuação, bem como as problemáticas encontradas na realidade dos territórios no formato de oficinas. O território corresponde ao fundamento do trabalho, ambiente da residência, de correspondências materiais e espirituais e do exercício da vida. A territorialização otimiza uma apropriação do local e de seus elementos. Por outro lado, os problemas emergem de uma discrepância que gera desconforto entre o ser e o dever ser, ou seja, tudo o que envolve uma situação que incômoda. Considerando o apanhando contextual, um grupo de discentes do PPGSF/RENASF, em Sobral-CE, reproduziram esta oficina de levantamento, hierarquização e categorização de problemas, empregando matrizes de planejamento estratégico, em uma unidade de saúde no distrito do município.

Descrição da Experiência
Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, como relato de experiência, aplicado no Centro de Saúde da Família (CSF) Leda Prado IV, distrito de Jaibaras, em Sobral-CE, em 30 de abril de 2024, terça-feira no turno matutino das 08h às 11:00h. O CSF cobre uma população de 5.215 usuários cadastrados, através de 03 Equipes de Saúde da Família (ESF), 02 Equipes de Saúde Bucal (ESB) e 01 Equipe Multiprofissional (eMulti). O momento teve embasamento nos instrumentos e saberes compartilhados em aula do PPGSF, alinhados aos objetivos de aprendizagem em dispersão nos campos de trabalho dos mestrandos. Deste modo, a oficina, coordenada por 03 mestrandos (dentista, nutricionista e gerente do CSF) foi distribuída em algumas etapas: convite às representações de trabalhadores setoriais e intersetoriais, usuários, lideranças comunitárias e gestores; síntese de territorialização do CSF Jaibaras; facilitação das ferramentas de levantamento, evidências, hierarquização, causas dos problemas. Assim, otimizando sistematizar questões problemas conforme sua Gravidade-Urgência-Tendência (GUT) em matriz voltada à priorização dos problemas a serem enfrentados na realidade do território. Destaca-se o uso de metodologias ativas e digitais. Considerando facilitar o letramento em saúde acessível, o entendimento da proposta e a participação efetiva de todos.

Objetivo e período de Realização
• Descrever a experiência dos discentes do PPGSF-RENASF-UVA, em Sobral-CE correspondente a utilização de ferramentas de levantamento de problemas, mediante metodologia de oficina de dispersão no campo de trabalho.
• Explicitar etapas e matrizes utilizadas para a facilitação do momento;
• Descrever resultados alcançados: principais problemas levantados, evidências e sua hierarquização pelos participantes, assim como facilidades e dificuldades com a aplicação da oficina.



Resultados
A oficina contou com 14 participantes de diferentes representações. Havendo a síntese de territorialização seguiu-se o levantamento dos problemas, suas evidências e hierarquização, discussão das causas/natureza, chegando até a ordem de priorização, através das matrizes de cada etapa e da final, gerando-se um indicador numérico de Gravidade-Urgência-Tendência (GUT). Assim, foram ordenados e priorizados os seguintes problemas, do primeiro ao quinto: insegurança pública – 6 crimes fatais entre maio e abril de 2024 (conflitos territoriais, comércio de substâncias ilícitas, vulnerabilidade social – GUT 80); alta quantidade de animais doentes e abandonados nas ruas – animais domésticos em 63,9% das casas (ausência de oferta de castração pública, tutores omissos – GUT 64); 27,9% da população do território – 1.455 usuários sem cobertura do Agente Comunitário de Saúde (ACS) (carência de contratação, controle social deficiente – GUT 64); 4,3% da população descartam o lixo inadequadamente (poucas ações de conscientização da população, sem estratégias de monitoramento – GUT 36); 78,8% dos domicílios não contam com saneamento básico (controle social inábil, precaridade de recursos – GUT 27).

Aprendizado e Análise Crítica
A oficina contou com boa participação de usuários, profissionais do centro de saúde. Aconteceram muitas discussões, entre cada uma das etapas. Houveram variadas problemáticas da realidade do território apontadas nesta oficina. Destacamos como pontos positivos: a implicação da gerente do CSF junto à atividade, boa infraestrutura e materiais disponíveis, conhecimentos prévios do uso das matrizes na disciplina do PPGSF e o uso de metodologias ativas. Relacionado os desafios encontrados tivemos: realização da oficina durante o expediente com fluxo normal de atendimento da unidade, alinhamento de agendas dos facilitadores e participantes, fragilidade na organização de falas de alguns participantes para expressar suas opiniões e a participação de pessoas não alfabetizadas. Contudo, poder facilitar junto a um grupo de trabalho, ferramentas de sistematização para hierarquização e categorização de problemas otimizou muito as potencialidades deste encontro. Além disso, por contar com a participação de diferentes representantes da comunidade/território, o momento ampliou o acesso e promoveu um espaço equitativo de discussão e organização coletiva das questões que mais apresentavam-se como incômodas e necessitadas de um olhar mais atento ao cuidado e manejo de intervenções neste território. Por fim, destacando movimentações alinhadas aos objetivos deste PPGSF.

Referências
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SOBRAL (SMS). Relatório de Territorialização Centro de Saúde da Família – CSF Jaibaras. Sobral/CE: Jaibaras, 2024.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e-SUS APS – Acesso CSF Jaibaras/Módulo Gerente. Versão 5.2.32. Compilação: f37ab78ac72595f806b18759ddf1a319ffab2bd9. Banco de dados: PostgreSQL. Software desenvolvido pelo Laboratório Bridge. Disponível em: http://esus.sobral.ce.gov.br. Acesso em: 06/05/2024.

SANTOS, M. Por geografia nova. São Paulo: HUCITEC, 1978

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Fonte(s) de financiamento: Própria autora.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: