05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC6.3 - Por uma economia da saúde que persiga a redução das iniquidades |
50226 - PAINEL DE DADOS ESTRATÉGICOS ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO EM SAÚDE ANDERSON JOSÉ ROCHA DA SILVA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, LUÍS FELIPE GOMES LARRATEA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANTONIO ANGELO MENEZES BARRETO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, THAMIRYS FIGUEIREDO EVANGELISTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, DIEGO DE SOUSA GOMES DA ANUNCIAÇÃO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANEMARIE DA SILVEIRA BENDER - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARCELO CHAVES DE CASTRO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ERIKA SANTOS DE ARAGÃO - MINISTÉRIO DA SAÚDE
Introdução e Contextualização A Coordenação-Geral de Estudos Estratégicos em Desenvolvimento e Saúde (CGEDS) apresenta a primeira versão do "Painel de Dados Estratégicos Economia e Desenvolvimento em Saúde". Este projeto surge, primordialmente, como uma resposta às necessidades da CGEDS e demais setores do Ministério da Saúde (MS) relacionadas ao imbricamento entre economia e saúde.
O propósito central deste Painel é fornecer uma ferramenta que condensa informações estratégicas no âmbito da saúde, de interface acessível e com dados de facilitada manipulação. Essa ferramenta visa ainda subsidiar produtos desenvolvidos pela CGEDS e pelo Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (DESID), bem como dar celeridade aos processos de trabalho - permitindo o acompanhamento contínuo de indicadores conjunturais para a saúde pública.
Além disso, este Painel aspira a ser um instrumento facilitador à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS). Sua natureza didática e multissetorial a torna uma ferramenta aprazível para outros Departamentos do Ministério da Saúde (MS) e demais interessados – em especial àqueles envolvidos na interseção entre indicadores macroeconômicos e dados de saúde.
Objetivo para confecção do produto Disponibilizar de forma centralizada dados e informações estratégicos sobre economia e saúde, abordando tópicos como: indicadores macroeconômicos, gastos em saúde, produção industrial, comércio varejista, comércio exterior, informações sobre emendas parlamentares de saúde, financiamento, orçamento etc. – através de layout didático e manipulação instintiva.
Metodologia e processo de produção O Painel, em versão primeira, abarca conjuntos de dados sobre Macroeconomia e Desenvolvimento em Saúde: balança comercial; pesquisas da indústria, comércio e pesquisa de inovação; inflação; taxa de juros; câmbio; financiamento; emprego etc.
As fontes consultadas para obtenção dos dados foram: Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Banco Central do Brasil (BC); Organização Mundial da Saúde (OMS); Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Ministério da Saúde (MS); Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI); Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), entre outros.
As ferramentas utilizadas para o tratamento dos dados foram o RStudio (2023.09.0+463) e o Microsoft Excel 2016, já para a realização gráfica foi utilizado o Power Bi (2.128.1380.0 64-bit).
Resultados A versão preliminar do Painel, criada no primeiro semestre de 2024, gerou produções técnicas importantes, como Notas Informativas (NI) e Boletins de Conjuntura pela CGEDS/DESID. Além disso, foram apresentados dados inter-relacionados sobre despesas com saúde, utilizando a metodologia das Contas SHA (System of Health Accounts) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esses dados comparam o regime de financiamento da saúde no Brasil com o de países europeus, latino-americanos e do Caribe, que também seguem essa metodologia.
A interface de Macroeconomia e Desenvolvimento em Saúde, ao analisar dados de comércio internacional, permite avaliar a dependência do Brasil na área da saúde e criar indicadores como o Coeficiente de Penetração de Importações, que medem a força produtiva do país.
Análise crítica e impactos sociais do produto Os indicadores do Painel oferecem uma visão relacionada à saúde numa perspectiva econômica, no entanto, uma análise crítica poderia apontar a necessidade de uma periodicidade na atualização dos dados para garantir a relevância contínua das informações. Deve-se considerar a interação direta com os usuários. Seria benéfico implementar uma plataforma interativa que permita feedback e sugestões dos usuários para melhorias contínuas.
A implementação do Painel já resultou em produções técnicas como Notas Informativas e Boletins de Conjuntura. Essas produções auxiliam na disseminação de informações relevantes e atualizadas, possibilitando decisões fundamentadas na economia da saúde por parte dos gestores públicos. A disponibilidade de dados centralizados, amplos e interativos pode acelerar a resposta a emergências e otimizar alocações de recursos.
A longo prazo, o Painel pode influenciar a formulação de políticas públicas. Com dados tratados e atualizados, é possível identificar tendências e prever impactos de políticas econômicas na saúde.
Por fim, o Painel visa acompanhar eventos econômicos e seus reflexos na saúde, fornecendo subsídios para a construção de cenários e estudos prospectivos que auxiliarão no planejamento e na tomada de decisão.
Referências Comex Stat. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2024.
|