Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC6.1 - Por um SUS com o financiamento á altura do direito a saúde

48846 - AÇÕES DE MELHORIA DA EFETIVIDADE PARA O PROCESSO DE TRABALHO DO FATURAMENTO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO.
THEO DUARTE DA COSTA - ESUFRN, DIEGO RAFAEL DOS SANTOS LEANDRO - HOSPITAL MARIA ALICE FERNANDES, JOSÉ GABRIEL TEIXEIRA DA SILVA - ESUFRN, CELIA DANTAS GUIMARÃES - ESUFRN, COSMA EMILIANA DA SILVA PINHEIRO - ESUFRN, VICTÓRIA GUEDES BITÚ COUTINHO - ESUFRN, DENYS FELIPE DOS SANTOS LEANDRO - HOSPITAL MARIA ALICE FERNANDES


Contextualização
As unidades hospitalares configuram-se como locais que utilizam uma grande quantidade de recursos destinados à saúde, o que implica na necessidade de utilizar instrumentos gerenciais econômicos e financeiros para sua administração. Isso possibilita um melhor controle dos gastos e do custo, com ganhos de eficiência e efetividade, melhoria constante na qualidade dos serviços oferecidos e na satisfação dos clientes(1). O uso inadequado dos recursos na área da saúde pode ser considerado proveniente de processos de trabalho mal estruturados. Essa forma tácita vivenciada tangencia a necessidade de transferir o controle desses recursos para instituições e organizações consideradas superiores em capacidade de gerenciamento na saúde pública. Contudo, dadas as condições e estímulos adequados, é possível transformar essa realidade. Assim, uma instituição que adota o uso de ferramentas de gestão da qualidade detém a possibilidade de contribuir com a oferta de um cuidado de qualidade, o que permite manter a gerência desses recursos sob sua custódia, evitando processos de terceirização desnecessários. Portanto, para que se tenha esse tipo de gestão, é necessário buscar primordialmente a implementação dessas ferramentas, visando uma maneira mais detalhada de analisar e auxiliar a tomada de decisões(2).


Descrição da Experiência
Tendo em vista a perda no processo de faturamento em um hospital público na capital do Rio Grande do Norte, a instituição de saúde age no sentido de estreitar os laços com o curso de Gestão Hospitalar da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com isso, implementaram-se ações voltadas para a melhoria do processo de trabalho e o impacto financeiro na instituição. A problemática está diretamente relacionada ao processo de faturamento dos prontuários da instituição e à ausência de pessoal qualificado e direcionado para atuar nesse contexto. O setor de Faturamento e a equipe de auditoria de Prontuários, composta apenas por duas pessoas, registravam as pendências encontradas e devolviam o prontuário para a área responsável. Porém, com a rotina laboral extensa e sem a existência de um controle mais eficaz, o setor não conseguia acompanhar o tempo para a resolução das pendências. Pensando nisso, foi desenvolvido um instrumento para um registro mais eficaz, otimizando o trabalho desses profissionais, e que pudesse alertar automaticamente sobre as possíveis datas de vencimento dos prontuários, com a intenção de registrar o início e o fim, bem como o respectivo percurso durante a resolução da pendência. Além disso, a visibilidade da importância deste setor possibilitou a solicitação de pessoal para atuar nesse processo, bem como treinamento para o uso do instrumento.


Objetivo e período de Realização

O objetivo dessa experiencia foi desenvolver um instrumento para realização do processo de faturamento de prontuário de forma mais eficiente, eficaz e efetivo. Seu período de realização iniciou em junho de 2021 e continua até a presente data com constantes aperfeiçoamentos do instrumento, construção de dados e treinamento de pessoal.

Resultados
Com a implantação é possível registrar e alertar sobre datas de vencimentos dos prontuários, pendencias envolvidas, setores onde a problemática está relacionada na intenção de registrar o início e o fim do prontuário e seu respectivo percurso durante a resolução da pendência. Os profissionais envolvidos no processo de faturamento e revisão de prontuários utilizam este recurso como forma de otimizar o seu trabalho e diminuir as perdas financeiras oriundas da dificuldade de detecção dessas falhas. O serviço vem acompanhando melhorias significativas no processo de trabalho, gerando celeridade e diminuindo as perdas derivadas de prontuários que não são informados corretamente, além disso a importância dessas melhorias gerou visibilidade para setor, o que acarretou um incremento de recursos humanos para tal atividade. Outro impacto desse processo foi a possibilidade gerar informações a partir dos dados desses prontuários o que possibilita enxergar pontos cruciais que dificultam o correto faturamento destes serviços.


Aprendizado e Análise Crítica
A experiência vem proporcionando a compreensão de um processo de trabalho bem estruturado e seu impacto em uma realidade, também trouxe a aprendizagem contínua dos profissionais que atuam neste serviço, somado ao estreitamento das relações da teoria com a prática e acrescentou um importante contexto de aprendizagem para futuros gestores em formação. Nesse contexto de constante troca de saberes e aplicabilidade prática, confirma-se o quanto a realidade é carente de recursos para manter-se em condições adequadas, porém não suplanta a necessidade de imprimir esforços para dirimir o impacto desses condicionantes. Tais iniciativas nos leva a entender que ações relativas a outros setores da assistência em saúde também contribuem significativamente para captação adequada de recursos, e identificação de falhas em outros processos de trabalho assistências. Portanto reiteramos que o acesso por uma saúde de qualidade perpassa não somente pelo escopo assistencial, todo o universo de composição estrutural da saúde que perfazem a assistência direta, perfil social e as intervenções coletivas bem como as áreas administrativas e gestoras detém sua parcela de importância.

Referências
1. MALAGÓN-LONDOÑO, Gustavo; LAVERDE, Gabriel Pontón; LONDOÑO, Jairo Reynales. Gestão Hospitalar: para uma administração eficaz. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
2. Galdino SV, Reis EMB, Santos CB, et al. Ferramentas de qualidade na gestão dos serviços de saúde: revisão integrativa de literatura. Rev. Gest. Saúde (Brasília) Vol.07 (Supl. 1), jul. 2016.p 1023-57.

Fonte(s) de financiamento: não houve


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