Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC5.8 - Participação e atuação popular

54462 - CONFERÊNCIA CIDADÃ DO DISTRITO FEDERAL: CONSTRUINDO UMA OPERADORA DE SAÚDE MAIS INCLUSIVA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
LORRANY SANTOS RODRIGUES - CASSI, INDYARA DE ARAUJO MORAIS - CASSI, MARIA DO SOCORRO RIOS SOARES FONSECA - CASSI, LILIAN MARIA RODRIGUES DE ANDRADE - CASSI, LETICIA FREIRE SANTANA - CASSI, ANGELA FAGUNDES MOREIRA ANANIAS - CASSI, DRIELE DA SILVA ALVES - CASSI, WEVERTON VIEIRA DA SILVA ROSA - CASSI


Contextualização
O cuidado integral em saúde das pessoas com deficiência deve ocorrer no Sistema Único de Saúde e na Saúde Suplementar, entretanto nesta segunda há poucas estratégias para atingir esse tipo de cuidado. Em uma Operadora de Saúde Suplementar de âmbito nacional, após diversas demandas de seus participantes, foi criada uma Política de Relacionamento com a Pessoa com Deficiência, tendo como base a construção participativa e transparente.
A Operadora possui dois serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) no Distrito Federal, que são responsáveis pela coordenação do cuidado de 70.483 participantes. Acrescidos aos cuidados individualizados de coordenação de cuidados, as equipes de APS dispõem de calendário anual de atividades coletivas em saúde, voltadas à população com deficiência.
A “Conferência Cidadã: Uma Operadora de Saúde mais inclusiva para pessoas com
deficiência” foi organizada pela Unidade Distrito Federal, em conjunto como Grupo de Trabalho da Sede. Foi construída comissão organizadora interna na Clínica de APS com Gerentes dos Serviços e Unidade, Analistas de Gestão de Saúde.
Foi construída uma matriz de organização com os eixos necessários para realização da Conferência, com distribuição de responsabilidade entre a comissão organizadora Unidade DF e GT Sede. Foram convidados todos os participantes com e sem deficiência do DF para participar da Conferência Cidadã.


Descrição da Experiência
Tendo como base as etapas prévias realizadas por Grupo de Trabalho (GT) formado por atores de áreas estratégica, sendo elas: i) Planejamento do processo de construção da Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência e; ii) Diagnóstico Situacional foi identificado a necessidade de realização do diagnóstico do problema a nível local, com os usuários acompanhados pelas equipes de APS, bem como os colaboradores com deficiência, buscando a construção de uma política condizente com as necessidades e realidade vivida.
Para a Conferência Distrital, que iniciou o percurso do diagnóstico do problema, foram elencadas três eixos condutores da discussão, a partir do diagnóstico situacional, a saber: i) atendimentos nos serviços de APS; ii) acesso ao mercado de trabalho; iiii) rede de prestadores de serviços de saúde. Para cada desafio elencado, foi solicitado uma sugestão de enfrentamento e/ou solução. .
A Conferência teve como público-alvo prioritário participantes da operadora de saúde com deficiência e seus familiares; colaboradores da operadora de saúde com deficiência; e grupos da sociedade civil organizada. Após garantia da vaga destes, houve ampliação às associações parceiras da operadora de saúde com interesse na temática.



Objetivo e período de Realização
Descrever a experiência do planejamento e execução da primeira Conferência Distrital para elaboração da Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência de uma Operadora de Saúde. Planejamento realizado de março a agosto de 2023, e execução em 16 de agosto de 2023, em Brasília, Distrito Federal.


Resultados
A Conferência Distrital deu início às etapas estaduais, contou com 120 participantes, que embasaram a organização metodológica das 26 Conferências seguintes, uma em cada Unidade Federativa, considerando a capilaridade da operadora de saúde em todos os estados brasileiros.
Cada grupo, ao final da discussão, construiu como produto a sistematização dos desafios enfrentados no seu relacionamento com a operadora de saúde, no seu eixo correspondente e suas respectivas sugestões de solução. As contribuições dos 3 eixos foram agrupadas e transformadas no Relatório do Distrito Federal (DF), produto final da etapa Distrital. Houve ainda, a eleição de dois delegados, com a incumbência de representar as demandas trazidas no DF na Conferência Nacional.
Os principais problemas identificados foram relacionados a ausência de acessibilidade; formação e capacitação inadequada de profissionais de saúde para atender as especificidades das pessoas com deficiência; necessidade de aprimorar o acolhimento da equipe; melhorar as ações de saúde do trabalhador; capacitismo e discriminação; necessidade de maior cobertura de terapias seriadas;


Aprendizado e Análise Crítica
A Conferência Cidadã se destaca como um marco histórico na busca por uma operadora de saúde mais inclusiva para as pessoas com deficiência. Através de um processo inovador e participativo, a iniciativa proporcionou um espaço para o diálogo, a reflexão crítica e a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados por esse público neste e em tantos outros espaços os quais precisam lutar diariamente para serem vistos, lembrados e incluídos.
De veras destacar que um dos pontos chave, bem como um impacto social e de caráter aplicável e palpável a todos os presentes, foi a escuta ativa, a colaboração e a participação social, as quais se mostraram ferramentas essenciais para a construção de uma política de relacionamento mais justa e eficaz.
A experiência da Conferência Cidadã demonstra o poder da inclusão e serve como inspiração para outras empresas, instituições e políticas públicas que buscam construir um futuro mais justo e equitativo para todos, isto demonstra como ações coordenadas e bem planejadas podem atingir de maneira intensa o social, pode ser inovador mesmo parecendo ser simples e traz uma via de aplicação dos aprendizados já experienciados e vividos pela operadora de saúde e aprender ainda mais para assim estar na busca da melhora constante a todos.


Referências
Essa é a primeira política de uma Operadora de Saúde de caráter nacional que gerou resultados concretos, como a identificação de problemas e soluções relacionados ao acesso aos serviços de APS, acessibilidade, mercado de trabalho e rede de prestadores. Se espera que essa iniciativa sirva como modelo para outras empresas e organizações para que se possa criar um ambiente mais inclusivo para todos.

Fonte(s) de financiamento: Caixa de Assistência do Banco do Brasil


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