53187 - CONECTANDO E ENGAJANDO: PRODUÇÃO DE PONTES COMUNICACIONAIS ENTRE AS EXPRESSÕES DO TERRITÓRIO E A AGENDA DOS ODS ANA CAROLINA FERREIRA GUEDES - USP, BRUNA PERRONI COELHO - USP, FABIANA DINIZ PERES - USP, GUSTAVO TOMÉ NOGUEIRA - USP, INGRID MATOS RIBEIRO - USP, MARCO AKERMAN - USP, YAM HENGLES FRANCA - USP
Introdução e Contextualização Promoção da Saúde e Comunicação precisam caminhar juntas para que os valores da Promoção se traduzam em mensagens efetivas e transformadoras nas práticas de saúde e cuidado. A Faculdade de Saúde Pública da USP oferece um bacharelado em Saúde Pública que unifica as disciplinas de Promoção da Saúde e Comunicação e Processos Educativos em uma matéria chamada PromoCOM.
Essa disciplina articula a Comunicação e a Educação em Saúde com valores, princípios, políticas, programas e temas estruturantes da Promoção da Saúde, conforme estabelecido na Política Nacional de Promoção da Saúde. Os temas abordados são: Participação/Mobilização Social, Intersetorialidade/Intrasetorialidade, Determinantes Sociais da Saúde, Sustentabilidade/Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Abordagem dos Entornos Saudáveis e Promoção na Atenção Primária à Saúde.
A Agenda 2030 da ONU, que estabelece os ODS, representa um marco para o desenvolvimento global equitativo e sustentável. Dentre os objetivos, muitos estão ligados à promoção da saúde, que é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida das sociedades, com metas a serem alcançadas a nível local, regional e nacional.Este trabalho exemplifica essa intenção, selecionando o tema dos ODS e construindo um Dispositivo Comunicacional que localiza três objetivos com expressões do território, relevantes para o cotidiano das pessoas que ali vivem.
Objetivo para confecção do produto Apresentar o processo de construção de um Dispositivo Comunicacional para mobilizar e engajar a participação coletiva a partir de expressões do território nas relações com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Metodologia e processo de produção O produto técnico apresentado se deu como trabalho de conclusão da disciplina de PromoCOM: a partir da revisão de artigos, principalmente das cartilhas relacionadas a ODS, nosso grupo desenvolveu um Dispositivo Comunicacional para impulsionar uma associação entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Promoção da Saúde.
O conhecimento e a disseminação de informações das propostas da agenda da ONU acontecem majoritariamente em ambientes governamentais, acadêmicos e institucionais, que consideram a importância da participação social, porém não propiciam meios para o envolvimento da população nessas causas. Partindo dessa premissa, foram criados três cartazes com sentenças estratégicas com potencial para disparar ação coletiva para a localização dos ODS 2, ODS 3 e ODS 13 nas demandas e potencialidades da vida de um território hipotético.
Pensando na aproximação da população para debate e participação na Agenda 2030, os cartazes podem ser usados como ferramentas de discussão em grupos populares ou até mesmo fixado em locais públicos.Eles contêm, ainda, um QR Code que acessa um site interativo que amplia informações e atividades que se relacionam com as metas dos ODS.
Resultados O potencial comunicacional desta produção técnica foi reconhecido e validado pelos docentes da disciplina que mobilizaram recursos para ampliá-lo para os outros 14 ODS, utilizando-se a mesma estratégia de construção já utilizada para os três ODS 2, 3 e 13.
Outro resultado a se destacar é a proposição de um exercício de pesquisa participativa de base comunitária que será desenvolvida em outras localidades para a produção de um banco de “sentenças estratégias” que representem as expressões de um território vivo, não mais hipotético como as sentenças produzidas para os 17 cartazes do nosso Produto Técnico piloto.
Através de mensagens concisas e imagens ilustrativas, os cartazes junto ao website, conseguem capturar a atenção dos moradores e transmitir a importância e a relevância dos diversos Objetivos, além de desempenharem um papel primordial na educação em saúde, sensibilização às temáticas e mobilização da comunidade em virtude do desenvolvimento sustentável, apresentando assim o potencial das estratégias de aproximação da comunidade na promoção de mudanças positivas e benéficas a nível local.
Análise crítica e impactos sociais do produto Este trabalho partiu da perspectiva de estudantes universitários com realidades distintas, mas que dividem o mesmo território durante um grande período de suas vidas, a Universidade. Devido ao olhar de apenas um grupo de pessoas, se faz necessário o aumento da representatividade para o produto técnico, buscando a partir da população local, as sentenças estratégicas que disparem ação coletiva que sejam ainda mais efetivas para as populações que estão presentes em territórios distintos e diversos.
O principal objetivo do projeto é localizar os ODS na complexa realidade das pessoas que irão utilizá-lo, buscando gerar um impacto positivo com o engajamento e mobilização social, sendo assim um projeto que necessita de uma maior aproximação e comunicação com a população. As particularidades de cada área em convergência com a agenda dos ODS produzem uma grande diversidade de informações, que se repassadas de forma efetiva geram um impacto social positivo, possivelmente despertando um maior senso de coletividade e pertencimento nas pautas que se relacionam com a Agenda 2030.
A princípio os cartazes e o site interativo, estão de acordo com as vivências de apenas um grupo, mas para alcançar mais realidades e gerar ações mais efetivas para a sociedade, posteriormente a produção dos cartazes será levada a outros territórios, entendendo suas diferentes potencialidades.
Referências Confederação Nacional de Municípios (CNM). Guia para integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios brasileiros: gestão 2017-2020. Brasília: CNM; 2017
Rede Nossa São Paulo. Relatório de localização dos ODS na cidade de São Paulo. Disponível em:https://l1nq.com/M3l0W
Akerman M. Saúde e desenvolvimento local: princípios, conceitos, práticas e cooperação técnica. 4.ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional. ONU
CEPEDOC Cidades Saudáveis, OPAS, MS. Trilhar a Promoção da Saúde nos ODS: um caderno para gestores de políticas públicas e cidadãos. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1DRtW6dVT5SN8OWpoet2EPKh0OmrL3rpy/view
|