Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC5.7 - A comunicação no Planejamento e Gestão

53133 - REDES SOCIAIS COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO CIDADÃ EM POLÍTICAS INFORMADAS POR EVIDÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA COALIZÃO BRASILEIRA PELAS EVIDÊNCIAS
LETÍCIA FEITOZA RODRIGUES - FCM/UPE, PAULO GABRIEL SOARES DA SILVA - FCM/UPE, HEMYLY VITÓRIA VIEIRA MARINHO - FCM/UPE, THALYA THAMIRES SAÚDE SENA ALVES BERNARDO - FCM/UPE, JÉSSICA FARIAS DANTAS MEDEIROS - COALIZÃO BRASILEIRA PELAS EVIDÊNCIAS, RAQUEL CERQUEIRA PEREIRA DE LEMOS - INSTITUTO VEREDAS, DANILO CÉZAR CASTRO LIMA - INSTITUTO VEREDAS, FREDERIK FÉLIX CARVALHO DEJONGHE - COALIZÃO BRASILEIRA PELAS EVIDÊNCIAS, FERNANDO ANTÔNIO RIBEIRO DE GUSMÃO-FILHO - FCM/UPE


Contextualização
A Coalizão Brasileira pelas Evidências (CBE) foi criada em 2021 com o objetivo de integrar instituições e profissionais do país que trabalham com Políticas Informadas por Evidências (PIE), favorecendo o compartilhamento de conhecimentos, práticas e oportunidades sobre o tema. As PIE caracterizam-se pelo acesso sistemático e transparente e a avaliação das evidências como um input para a tomada de decisões. A Universidade de Pernambuco (UPE), membro da CBE desde julho de 2022, em parceria com o Instituto Veredas, desenvolve um projeto de extensão voltado à Comunicação Cidadã (CC), compreendida como uma linguagem clara, utilizada por aqueles que prestam serviços à sociedade para que a população compreenda as decisões das gestões públicas, dialogando com a tradução do conhecimento. O projeto objetiva coletar e compartilhar Histórias de Mudança (HM), baseadas em experiências de atores individuais e instituições que trabalham com PIE, e monitorar o engajamento digital dos produtos de CC em rede social. As HM comunicam boas práticas no uso de evidências, materializando memórias de iniciativas públicas e do terceiro setor que causam impacto social e servem de exemplo para o fortalecimento das PIE. Em sua maioria, as HM correspondem a experiências na área da saúde, porém a CBE é uma organização plural, que traz um conceito ampliado de saúde, dialogando com diversas áreas do saber.

Descrição da Experiência
Neste projeto de extensão, com início em julho de 2023, estudantes dos Cursos de Medicina e de Saúde Coletiva desenvolvem atividades de (1) coleta por entrevistas e sistematização de informações para elaboração das HM, (2) criação de peças de comunicação para divulgação, utilizando-se o Canva, que permite a criação de cards amigáveis baseados na identidade visual da CBE, e (3) gerenciamento do perfil de rede social como um canal de comunicação cidadã da CBE. Esta última atividade compreende a postagem de conteúdo relativo às PIE dos próprios membros da CBE, incluindo, além das HM, eventos, cursos e outras produções. Este conteúdo é identificado principalmente pelo rastreio do grupo do aplicativo de mensagens da CBE, que serve como ferramenta de articulação interna da rede. Os extensionistas também são responsáveis pela adaptação da linguagem, da eventual criação e postagem de peças gráficas no perfil da CBE na rede social Linkedin. É possível o acompanhamento do desempenho do perfil por meio de indicadores, entre os quais o número de cliques, reações, comentários e taxa de engajamento das postagens.

Objetivo e período de Realização
Relatar a experiência de estudantes dos cursos de Medicina e Saúde Coletiva em um projeto de extensão universitária, nas atividades de divulgação de conteúdo relacionado às PIE da CBE em rede social, assim como do monitoramento do desempenho do seu perfil por meio da análise de indicadores, como número de seguidores e a taxa de engajamento das publicações. O projeto iniciou-se em julho de 2023 e está em desenvolvimento.

Resultados
A página da CBE no LinkedIn foi lançada em maio de 2023 e no início deste projeto contava com cerca de 500 seguidores. No momento, possui em torno de 750 seguidores, o que representa um aumento de 50%. A maior proporção destes são da área de Educação (15,2%) e da região de São Paulo (22,8%). No total, ao longo do projeto, foram realizadas 96 publicações no perfil da CBE. O conteúdo correspondeu principalmente a eventos (58,3%) e notícias (37,5%). Em relação aos indicadores de desempenho, destaca-se a taxa de cliques, com aumento de 24,4% desde o início do projeto. Além disso, durante esse período, a página da CBE teve um total de 1.568 visualizações, somando 961 reações às publicações. Com a realização das atividades de alimentação e monitoramento da rede social, tornou-se possível o aprimoramento das estratégias de comunicação, incluindo o uso da comunicação cidadã, para a divulgação de produtos desenvolvidos por membros da CBE, incluindo as HM. A partir disso, foi observado o crescimento no número de seguidores da página do LinkedIn e o aumento do engajamento às publicações. Já no site de internet da CBE, houve mais de 400 acessos às HM durante o período.

Aprendizado e Análise Crítica
A partir desses resultados, pode-se concluir que a utilização de estratégias voltadas à Comunicação Cidadã nas redes sociais contribuiu para a ampla disseminação de informações de maneira acessível, demonstrando o importante papel deste meio como um facilitador da divulgação de conhecimentos para o público em geral. Além disso, observa-se que o projeto tem contribuído para o fortalecimento da rede de pesquisadores e instituições que compõem a CBE. Outrossim, para os extensionistas, o projeto tem contribuído para o desenvolvimento de habilidades no âmbito da Comunicação Cidadã. É válido ressaltar, também, que o LinkedIn, rede social utilizada para a divulgação de eventos, cursos e evidências coletadas pelas HM, é fundamentalmente voltado para a comunicação entre organizações, instituições e profissionais, o que promove uma limitação de acesso ao público em geral. Por isso, atualmente, estudamos a possibilidade de contar com uma nova rede social, de alcance mais amplo, como o Instagram. Dessa maneira, como alunos extensionistas, objetivamos compartilhar informações de forma clara e concisa, para que todos consigam ter a oportunidade de desfrutar e de ter acesso à informação e para que o horizonte de alcance das publicações seja máximo com resultados melhores do que os já obtidos.

Referências
CANVA. Início [Site da internet]. Acessado em 6 de junho de 2024, em http://canva.com

COALIZÃO BRASILEIRA PELAS EVIDÊNCIAS. Painel [Página do LinkedIn]. LinkedIn. Acesso: 6 de junho de 2024, em https://www.linkedin.com/company/coalizaopelasevidencias

COLÔMBIA. Departamento Nacional de Planeación. Guía de lenguaje claro para servidores públicos de Colombia. Bogotá, Colombia; 2015. Disponível em: https://www.studocu.com/co/document/universidad-nacional-abierta-y-a-distancia/competencias-comunicativas/guia-del-lenguaje-claro/54861923. Acesso em: 04/06/2024

MORAILANE, L; STEWART, R. Stories of Change and Most Significant Change Manual of the Africa Centre for Evidence (2022). Africa Centre for Evidence/University of Johannesburg

OXMAN AD et al. SUPPORT Tools for evidence-informed health Policymaking (STP). 1. What is evidence-informed policymaking? Health Research Policy and Systems; 2009, 7(Suppl 1):S1 doi:10.1186/1478-4505-7-S1-S1.


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