53501 - ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO DO SUS POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA LÍVIA ALVES PEREIRA - UEFS, KLEIZE ARAÚJO DE OLIVEIRA SOUZA - UEFS, LUANA DOS SANTOS DE JESUS - UEFS
Contextualização O Sistema Único de Saúde (SUS) regulamentado pela lei 8.080/1990 e pela lei 8.142/1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, consolidou a partir dessa lei, um espaço público importante de controle social, por intercessão da participação popular em conferências e nos conselhos de saúde. Sendo considerado como um avanço social importante para o país, o SUS, deve ser utilizado pela população de forma gratuita e indiscriminada, através do acesso aos serviços de saúde visando a promoção, prevenção, tratamento e recuperação. Todavia, para que a população tenha acesso aos serviços e ações em saúde, é fundamental que haja uma instrução dos mesmos, relacionado a literacia em saúde, que é um conjunto amplo, diversificado de habilidades e competências que devem ser utilizadas para buscar, compreender, avaliar e ressignificar informações sobre saúde. Diante disso, pode-se utilizar a Educação em Saúde como uma das estratégias para fomentar o alcance dos usuários a esse conjunto amplo que define a literacia em saúde. A Educação em Saúde constitui-se num instrumento de construção dialógica do conhecimento, bem como de estímulo à autonomia, participação popular e protagonismo dos sujeitos no seu próprio cuidado.
Descrição da Experiência O presente trabalho se trata de um relato de experiência, baseado na vivência acadêmica durante o Curso de Extensão “Conhecendo o Sistema Único de Saúde”, promovido pelo Programa de Extensão DIVULGASUS: Divulgação do Sistema Único de Saúde na Promoção da Saúde enquanto Direito de Cidadania, da Universidade Estadual de Feira de Santana, direcionado à comunidade acadêmica. No período de preparação para o curso, foi realizado um estudo prévio e embasamento teórico para cada palestra. O curso foi dividido em seis encontros, cada encontro com um tema de extrema relevância para a divulgação do SUS. Sendo que um desses encontros se tornou objeto de discussão neste presente trabalho, o tema “Educação em Saúde”. O público alvo era toda comunidade acadêmica da instituição, no entanto, o alcance foi de discentes dos cursos relacionados à saúde, como, enfermagem, psicologia, farmácia e odontologia. Essa palestra foi preparada e ministrada por uma discente do curso de enfermagem e por uma professora orientadora, sendo que, num primeiro momento, foi feito planejamento da aula a ser realizada, com a elaboração do material didático a ser utilizado.
Objetivo e período de Realização Este trabalho objetiva relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem e bolsista de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em organizar e realizar a palestra juntamente com a professora orientadora sobre o tema Educação em Saúde em um curso de extensão realizado na universidade, que foi realizado em março de 2024.
Resultados Foram apresentados conceitos importantes para fundamentação do tema, como o conceito de educação e saúde, separadamente, pois são direitos humanos que devem ser garantidos pelos governos, a fim de diminuir as desigualdades e injustiças que são impeditivas no alcance do direito de bem estar, da melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde. O conceito de educação em saúde foi exposto como fundamentação da tese de que é uma das ferramentas de promoção da saúde. Realizada uma oficina sobre metodologias inovadoras de ensino aplicada à educação em saúde. Os projetos educativos em que o problema deve ser relatado pela comunidade ou identificado pelo grupo que irá realizar a atividade, sintetizando as informações e apresentando possíveis resoluções ou minimização do mesmo. Os grupos operativos, nos quais os indivíduos devem estar ligados entre si, articulados por uma mútua representação interna, a fim de praticar trocas de experiências por meio da comunicação e aprendizagem. A criatividade, como os jogos de tabuleiro para fazer educação em saúde bucal para crianças. As oficinas lúdico-pedagógicas também englobam esse conjunto de estratégias para educar em saúde.
Aprendizado e Análise Crítica Como produto final desta palestra, os ouvintes foram convidados a se dividirem em grupos e elaborar um planejamento de ações de educação em saúde, através das situações problemas criadas pelas palestrantes, que foram direcionadas à assistência multiprofissional, a fim de consolidar os conhecimentos adquiridos durante todo o curso. Assim, fortaleceu-se a ideia de que a educação em saúde deve favorecer o desenvolvimento do conhecimento, atitudes e comportamentos que sejam favoráveis ao cuidado da saúde individual e ao desenvolvimento de estratégias que permitam à população um maior controle sobre sua saúde e condições de vida, a níveis individual e coletivo. Por fim, entende-se que criar espaços de discussões sobre educação em saúde se torna um dos pilares para a promoção da saúde, haja vista que participar da elaboração do curso e trocar experiências com os ouvintes contribuiu num notável nível de conscientização da valorização das ações usadas para educar em saúde e que todas elas devem constituir um processo dinâmico e não pode se considerar um fim, pois é um recurso desencadeador do processo de reflexão individual e grupal. Essas ações devem ser voluntárias, partindo da concepção de que todas as decisões devem ser tomadas de maneira autônoma. Destaca-se a importância de dar continuidade a essa estratégia de fortalecimento do SUS.
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