Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC5.6 - Educar para democratizar

51818 - SUPERSUS: CONSTRUINDO ROTEIROS EM DEFESA DO DIREITO À SAÚDE.
THIAGO HENRIQUE DA SILVA BRITO - UFPE, MICHELE FEITOZA SILVA - FIOCRUZ, ARIELY FREIRE DE ANDRADE - GPS/FIOCRUZ, INGRID REBECKA DE FRANÇA NASCIMENTO - GPS/FIOCRUZ, FERNANDA SENA BARBOSA - FIOCRUZ, LAYS HERVÉRCIA FARIAS - FIOCRUZ, THIAGO PEREIRA FALCAO - UFPB, IAN BACELLAR CRUZ SILVA - UFPB, SABRINA OLIVEIRA SILVA - UFPB, ISLÂNDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - FIOCRUZ


Introdução e Contextualização
Ao longo dos anos o conceito de jogabilidade integra-se cada vez mais a sociedade, trazendo maior representatividade aos problemas cotidianos da população. Representatividades estas que abarcam temas como: a discussão do cuidado e atenção à populações vulnerabilizadas, a necessidade de fortalecimento das políticas públicas etc. Lidar com esses temas em uma linguagem mais popular e acessível, construindo recursos educacionais jogáveis, possibilita a construção de narrativas vinculadas a experiência dos usuários, traçando um vinculo afetivo com temas importantes que muitas vezes são tratados de maneira extensiva e pouco popular. Incluir recursos lúdicos em temas que permeiam o mundo são experiências inovadoras na tradução do conhecimento científico. Tratar das narrativas digitais a partir de um ponto de vista social implicado na discussão do direito à saúde é intrinsicamente um dos objetivos do jogo digital SuperSUS, projeto que surge a partir da necessidade de apresentar a sociedade brasileira e mundial a importância social e humana da construção e manutenção de um Sistema Único de Saúde (SUS), usando como base o modelo de Saúde do Brasil, único e acessível a todos. Esta construção narrativa extrapola a relação entre homem e máquina e através do processo narrativo construtivo, busca unir o pensamento de modo mais compacto e permanente, a partir da experiência de cada individuo.

Objetivo para confecção do produto
Estimular a população brasileira a conhecer o seu direito à saúde, conquistado a partir de uma luta social e garantido na constituição cidadã de 1988. O roteiro imersivo presente no jogo, conta a história da saúde pública, antes do SUS, e como este sistema de saúde atua dentro do território brasileiro. Esta história contada a partir de experiências dentro do jogo, estimula a população jovem que já nasce com direito adquirido, a compreender a importância do SUS na sociedade e na defesa da vida.

Metodologia e processo de produção
No supersus a maior preocupação esta na interação usuário-jogador e sociedade, assim a metodologia de desenvolvimento de roteiro esta direcionada a pesquisa ação, onde a partir da temática enfática escolhida para trabalhar no jogo, são disponibilizadas equipes de campo que vão junto aos usuários focais, para compreender o seu processo nativo de viver em sociedade, este processo conta com a ambientação da equipe de roteiro ao cenário vivido pelos personagens principais do jogo. A pesquisa e vivência buscam conhecer as particularidades e dificuldades, para que o jogo não apenas traga um desafio, mas sim uma construção ativa da necessidade crescente de busca por informação e aplicação do conhecimento. Esta experiência inloco cria uma sensação de pertencimento durante a construção narrativa, criando um elo direito entre o usuário-jogador e o ambiente ao qual ele está imerso no gamer. Após os primeiros achados de campos, são realizadas pesquisas teóricas para incorporação de conteúdos textuais informativos ao jogo. Então todo o roteiro é construído de forma compartilhada entre os pesquisadores e a sociedade. E validado junto aos estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Resultados
O SuperSUS Cidadão, jogo multiplataforma disponível para android, iOs e Web, conta com uma gameplay de mais de 50 minutos, com 13 minijogos que lidam com temas vinculados ao direito e garantia do acesso a saúde. Em 15 dias de lançamento, o site do jogo (www.supersus.fiocruz.br) obteve mais de 36.000 visualizações e foram realizados mais de 1.500 downloads. Em 2 anos de uso, o jogo acumula mais de 10.000 downloads na Play Store. Dada sua grande aceitação, surgiu a necessidade de investir no seu aperfeiçoamento, com atualização da primeira versão, e no desenvolvimento de novas versões, visando abordar temas como a pandemia da Covid-19 (com o recorte das ações do SUS no cuidado e enfrentamento à pandemia) e o SuperSUS Atenção Primária que aborda o cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Outra versão do jogo que está em desenvolvido tem apoio da Pfizer e abordará a necessidade de manter o cartão de vacinação atualizado, a fim de ampliar a cobertura vacinal de doenças evitáveis e reestabelecer o cuidado pautado na prevenção de doenças onde o Brasil sempre foi pioneiro. O jogo está presente nas escolas do sertão de Pernambuco e na região metropolitana e vem sendo utilizado em diversos contextos, escolares e profissionais para simplificar o entendimento da população acerca do direito à saúde e defesa do SUS.

Análise crítica e impactos sociais do produto
A equipe do jogo SuperSus conta com 7 membros de diversas áreas do conhecimento, cuja interdisciplinaridade é crucial para alcançar os objetivos propostos. A narrativa do jogo é desenvolvida a partir de recortes sociais, representando pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas e quilombolas. Os cenários acessíveis surgem conforme as necessidades dos usuários de saúde do jogo, revelados através dos diálogos e experiências da comunidade. O SuperSus Cidadão, com foco no direito à saúde, integra uma representatividade estrutural em seu roteiro, destacando que o SUS e a sociedade são compostos por diversos perfis, todos com direito à saúde. O jogo enfatiza a democratização do acesso e os princípios de universalidade e equidade. De forma crítica, é importante observar que a dedicação intensa à construção de um roteiro participativo com vários segmentos da sociedade, há um atraso quanto a disseminação extensiva do jogo. Agora, com o desenvolvimento técnico concluído, a equipe está iniciando a promoção do jogo nos espaços de saúde e educação em Pernambuco, e em breve, em todo o Brasil. Foram desenvolvidas diversas estratégias para isso, incluindo a participação em eventos e a disseminação nos municípios brasileiros.

Referências
GHENSEV, Rogério. O uso dos games na educação. TCC (Pós Graduação em Mídias Interativas)-Centro Universitário Senac, Lapa Tito, São Paulo, 2010.
ACEVES-MARTINS, M., ALEMÁN-DÍAZ, A., GIRALT, M., & SOLÀ, R. (2019) “Engaging young people in the promotion of health, research, and policy-making: Practical recommendations”, In: International Journal for Quality in Health Care, 31, 147–153. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzy113
GARCIA, R. (2002) “O conhecimento em construção: Das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos”, In: Artmed.
GUERRA GARCÍA, J. (2020) “El constructivismo en la educación y el aporte de la teoría sociocultural de Vygotsky para comprender la construcción del conocimiento en el ser humano”, In: Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(2).
FARIAS, Lays Hevéricia Silveira de et al. O SuperSUS na construção de processos para a comunicação e Saúde com o público jovem. 2023. Tese de Doutorado.


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