51291 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E PROMOÇÃO DA SAÚDE POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS: INTERAÇÃO DE PRÉ-ESCOLARES, PAIS, RESPONSÁVEIS E PROFESSORES INEZ BARCELLOS DE ANDRADE - FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS (FMC), LIBNY SALISA DE OLIVEIRA BARRA - FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS (FMC), LÍVIA DE ANDRADE ROCHA - FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS (FMC), ROBERTO DOUGLAS OLIVEIRA PASQUIER - FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS (FMC), ROBERTO YUJI NISHITANI JUNIOR - FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS (FMC)
Contextualização
A promoção da saúde na primeira etapa da educação básica é essencial para que as crianças cresçam saudáveis e com liberdade para brincar e se expressar, adquirindo conhecimento, autoconfiança, autoestima e boas relações sociais. Nesse sentido, ações que visem a educação em saúde, com experiências desde os primeiros anos de vida são fundamentais para formação do adulto, sendo ainda mais significativas quando vivenciadas com o envolvimento e a participação de seus responsáveis. A prefeitura de Campos dos Goytacazes, RJ, conta com 99 creches municipais, onde estão matriculadas aproximadamente 11.287 crianças de 1 a 3 anos. Essas instituições desempenham um papel essencial no desenvolvimento integral na primeira infância. O Projeto Risoterapia em Ação faz parte do programa institucional de extensão da Faculdade de Medicina de Campos, no qual participam alunos da graduação de medicina e professores da instituição e está alinhado com a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS) que valoriza saberes populares, ancestralidade, diálogo, participação social, produção compartilhada de conhecimento, não hierarquização, emancipação e empoderamento da comunidade. O Projeto conta com a parceria do Programa de Saúde na Escola (PSE) no município, visando a promoção e prevenção da saúde em creches e escolas.
Descrição da Experiência
O Projeto Risoterapia em Ação realiza rodas de conversa com os responsáveis, direção e professores de creches municipais e a partir da participação e interação desses diferentes atores na qual é promovido um diálogo sobre suas experiências, soluções e preocupações com a saúde infantil e temáticas que devem ser trabalhadas em atividades de educação em saúde. Assim, em setembro de 2023 ocorreu a primeira roda de conversa, com a identificação de vários temas, sendo destacados: pediculose, gripe, resfriado, verminoses, alergias, carrapatos e problemas emocionais. A segunda etapa, realizada pelos responsáveis pelo projeto, incluiu o planejamento das ações a serem desenvolvidas por meio de atividades lúdicas, tendo sido selecionadas as temáticas pediculose, gripe e resfriado. Em março e abril de 2024 foram realizadas atividades para crianças de 2 e 3 anos, com a presença de seus pais, responsáveis e professores. A história “Minha amiga piolhenta” foi contada com fantoches, seguida das brincadeiras: “banho no chuveiro”, pintura e jogo de memória sobre “higiene pessoal”. Os responsáveis participaram de uma conversa sobre ‘’Prevenção e tratamento para pediculose”, “Gripe e Resfriado: o que é preciso saber”. Foram ainda distribuídas cartilhas sobre esses temas e um pente fino. Os pais e responsáveis responderam a um formulário para registro de suas impressões sobre as atividades desenvolvidas.
Objetivo e período de Realização
O objetivo principal do Projeto "Risoterapia em Ação" é promover a saúde de pré-escolares de 2 e 3 anos em creches públicas de Campos dos Goytacazes, RJ, por meio de atividades lúdicas, envolvendo as crianças, pais, responsáveis e equipe escolar em temas relacionados à higiene pessoal, com intuito de orientar e incentivar atitudes de prevenção e autocuidado para redução de doenças na infância tais como pediculose, gripe e resfriado. O projeto teve início em junho de 2023 e está em sua primeira versão.
Resultados
Participaram do projeto 143 crianças de 2/3 anos, 74 pais/responsáveis, 15 professores e 4 acadêmicos de medicina em uma creche municipal, de área vulnerável socialmente. Inicialmente, rodas de conversa definiram os temas em saúde para o trabalho com atividades lúdicas. O teatro de fantoches abordou a pediculose, reforçando formas de prevenção e tratamento. A brincadeira do “banho no chuveiro”, pintura com lápis de cor e jogo de memória priorizou a higiene pessoal, estimulando hábitos saudáveis. Pais/responsáveis participaram das atividades com as crianças, conversando ainda com os acadêmicos para esclarecem dúvidas sobre gripe e resfriado e distribuição de cartilha sobre o assunto, além de folder sobre pediculose e pente fino. O engajamento dos pais/responsáveis pôde ser verificado durante as atividades e pelo formulário avaliativo. A análise textual discursiva foi utilizada para verificar os significados atribuídos ao projeto: “gostei muito”, “gostei da dinâmica”, “dicas importantes”, “foi muito importante”, “explicação simplificada”, “direta e clara”, “bem explicados”, “a forma didática, foi ótima para as crianças”, “ensinamentos para tratar e cuidar” e “gerou aprendizados”.
Aprendizado e Análise Crítica
O Projeto contribui e proporciona conhecimento para as crianças, seus pais, responsáveis e equipe escolar ao trabalhar com temas sobre saúde e doenças, demandados a partir da interação e diálogo com a comunidade envolvida. Ao abordar temas como pediculose, higiene pessoal, gripe e resfriado, cuidado, prevenção e práticas saudáveis de forma lúdica, interativa e participativa, desenvolvidas com diferentes atividades é possível reafirmar que essas são excelentes ferramentas para educação popular em saúde. O brincar possibilita a aprendizagem de forma prazerosa e efetiva, permitindo que a criança explore sua criatividade e desenvolva novas habilidades. A utilização do lúdico na forma de teatro enriqueceu a experiência do Projeto e transmitiu com mais suavidade os conhecimentos, quebrando o modelo de educação tradicional, assim como as brincadeiras, já que possuem um valor extraordinário na educação infantil, por sua contribuição para que a criança aprenda com prazer e alegria sobre os mais diversos assuntos. Ao final do Projeto, os participantes foram surpreendidos com a boa adesão e o impacto positivo das atividades lúdicas no aprendizado das crianças, ficando evidente que essa dinâmica facilitou a interação entre os realizadores, as crianças, seus pais, responsáveis e professores.
Referências
ARAÚJO, R.S.; CRUZ, P. J. S. C. (orgs.). Educação popular e práticas sociais: ação, processo formativo e construção do conhecimento. João Pessoa, PB: Ed. CCTA, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília: CONASS, 2013. (Nota técnica, 16).
GONÇALVES, F. D. et al. A promoção da saúde na educação infantil. Interface (Botucatu), v. 12, n. 24, p. 181-192, jan. 2008.
MARTINS, V. H. S. et al. Brincando e aprendendo: o poder do lúdico no ensino da saúde para crianças. Revista de Extensão da UNIVASF, v. 6, p. 38-43, 18 jul. 2018.
SOUSA, O. M. M. et al. Promoção da saúde na escola: cuidados compartilhados entre educação infantil e família. Revista Docentes, 23 dez. 2021
WHO. Cuidados de criação para o desenvolvimento na primeira infância. 2018. Disponível em: https://www.who.int/maternal_child_adolescent/child/draft2-nurturing-care-framework-pt.pdf. Acesso em: 6 out. 2023.
Fonte(s) de financiamento: Coordenação de Extensão/FMC
|