53884 - DISCUTINDO PATERNIDADE E CUIDADO NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ANA PAULA FREITAS GOMES - UFRN, GABRIELE LIMA FONSÊCA - UFRN, PEDRO LUCAS SOARES DE MEDEIROS - UFRN, LUANA EDUARDA MEDEIROS DOS SANTOS - UFRN, SEBASTIÃO ELAN DOS SANTOS LIMA - UFRN
Contextualização A presença paterna no ciclo gravídico-puerperal é essencial para o fortalecimento do vínculo pai-filho. Nesse sentido, a Política Nacional de Atenção integral à Saúde do Homem (Pnaish), por meio da Estratégia Pré-Natal do Parceiro (EPNP), destaca a importância de convocar os parceiros para uma paternidade comprometida, com construção, na atenção primária à saúde, de espaços acolhedores aos parceiros para que recebam assistência e promovam um melhor cuidado da saúde (Brasil, 2023).
Destaca-se que a distribuição dos papéis dos indivíduos na sociedade sofre influência de acordo com seus respectivos gêneros, em que há uma responsabilização do homem pelo provimento financeiro com distanciamento das tarefas domésticas e de cuidado que são designadas às mulheres (Jesus, 2023). Destarte, uma vagarosa, mas perceptível mudança tem acontecido frente às transformações culturais e socioeconômicas da contemporaneidade, no qual dadas as modificações da dinâmica familiar urge a necessidade da participação do pai nas práticas de cuidado do lar e com o filho (Zani; Carvalho; Zani, 2023).
Descrição da Experiência Participaram da intervenção 20 alunos, 12 meninos e 8 meninas, de 16 a 19 anos. A ação se deu em formato de roda de conversa, iniciando-se com a questão disparadora: “O que lhes vem à mente quando falamos sobre Paternidade e Cuidado?”. Em seguida, ocorreu o compartilhamento de experiências grupal. Por fim, houve a entrega de folders informativos sobre os benefícios da participação paterna no pré-natal (Brasil, 2023).
A partir do questionamento disparador, construiu-se uma nuvem de palavras no quadro da sala, tendo os alunos expressado as seguintes percepções e compreensões acerca da temática: “falta de afeto”, “desgosto”, “ausência”, “pensão”, “irresponsabilidade”, “tudo de ruim”, “relação pai-filho” e “boa pessoa versus bom pai”. Diante disso, os participantes foram convidados a debater acerca das construções sociais que influenciaram o afastamento do homem do lugar do cuidado. Assim, durante a discussão, os alunos trouxeram relatos pessoais das próprias vivências com a paternidade, enfatizando o lugar de ausência e provimento financeiro ocupado pela figura paterna. Logo, durante a atividade, percebeu-se maior interesse pela discussão por parte dos meninos, que participaram mais da atividade e expuseram relatos pessoais, expressando o desejo de não reproduzir o modelo de paternidade por eles vivenciado.
Objetivo e período de Realização A atividade teve o objetivo de discutir a temática “Paternidade e cuidado”, destacando os benefícios da participação paterna para o trinômio pai-mãe-bebê. Assim sendo, a referida ação foi realizada em uma turma do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da cidade de Santa Cruz/RN. A intervenção em questão foi desenvolvida no dia 05 de Outubro de 2023, tendo uma duração de 30min.
Resultados Dessa forma, a partir das percepções apresentadas pelos alunos durante a roda de conversa com base em suas respectivas vivências, observou-se a reprodução social do modelo de paternidade que compreende uma naturalização do afastamento afetivo do pai, tornando-o a figura responsável exclusivamente pelas finanças familiares. A negligência afetiva por parte do pai foi, também, um tema de destaque gerado durante a intervenção, como percebido a partir do seguinte relato de uma aluna: “É estranho dizer isso: fui criada com meu pai, mas não posso contar com ele. Não tenho uma relação próxima com ele. Moramos na mesma casa, mas parece até que ele não está ali”. Portanto, compreende-se que as percepções negativas apresentadas pelos participantes da ação acerca da temática são o resultado de vivências de uma paternidade marcada pela ausência, não demonstração de afeto e participação do pai restrita ao provimento financeiro e material.
Aprendizado e Análise Crítica Faz-se necessário destacar que o IFRN foi escolhido como espaço de discussão para abordar a temática “Paternidade e cuidado”, uma vez que este é composto por um público adolescente em processo formativo acadêmico e pessoal. Sendo dessa forma, uma oportunidade pertinente para se trabalhar a temática e ter contato com as diferentes experiências que envolvem o tema.
Percebeu-se que nesse espaço predominam vivências e percepções negativas acerca do exercício da paternidade. Porém, após a discussão, identificou-se que os discentes em questão criticam a realidade no qual estão inseridos e expressam, nos seus discursos, a pretensão de não repeti-las. Diante disso, embora não tenha se rompido totalmente com o modelo tradicional de paternidade, muitos homens hoje têm buscado assumir uma postura mais efetiva no seu exercício, produzindo experiências diferentes das vivenciadas por eles (Jesus, 2023).
Diante do exposto, ressalta-se a necessidade do desenvolvimento de políticas educativas que proporcionem o espaço de discussão acerca dos papéis de gênero historicamente construídos e sua influência na ocupação do lugar do cuidado. Isso porque, como mencionado pelos participantes, há uma carência de momentos para essa discussão e, consequentemente, para o debate acerca da importância de proporcionar o protagonismo do homem nessas ações, bem como de estratégias interventivas para tal.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Gestão do Cuidado Integral. Guia do pré-natal do parceiro para profissionais de saúde [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pre_natal_profissionais_saude_1ed.pdf.
JESUS, T. M. Masculinidades e o envolvimento de homens nos cuidados às crianças e adolescentes em âmbito familiar. O Social em Questão [Internet]. 2023;1(55):59-80. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552273594003.
ZANI, E.M.; CARVALHO, E.T.; ZANI, A. V. O cuidado paterno ao filho hospitalizado segundo a percepção de profissionais e familiares: protocolo scoping review. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR [Internet]. 2023;27(5):2630-2641. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9856.
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