Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC5.3 - Dispositivos promocionais e participativos

50886 - PODCAST COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO EM SAÚDE: RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA RELEVÂNCIA CULTURAL
BRUNA QUEIROZ ALLEN PALACIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FABIANA ALMEIDA BRITO - UNIVERSITY OF NEBRASKA MEDICAL CENTER, ANAEL QUEIRÓS SILVA BARROS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, LUIZA DE CARVALHO ALMEIDA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FRANCISCO VALDICÉLIO FERREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ


Introdução e Contextualização
O letramento em saúde (LS) compreende o conhecimento, a motivação e as habilidades necessárias para acessar, entender, avaliar e aplicar informações de saúde, permitindo às pessoas tomarem decisões informadas sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde (Sorensen et al., 2012). O LS inadequado é comum, especialmente entre os grupos sociais mais vulneráveis, e está associado a desfechos clínicos negativos em várias doenças crônicas (Santos et al., 2012).
A diversidade social oferece uma gama de modelos e práticas, compartilhando regras, hábitos, valores e culturas próprias (Souza et al., 2021). A relevância cultural refere-se à adequação das intervenções à realidade do público-alvo, alinhando-se com seus valores e crenças (Menezes; Murta, 2018). Embora adaptações culturais sejam importantes, muitas vezes focam apenas na linguagem, negligenciando aspectos sociais e econômicos (Menezes; Nobre-Sandoval; Murta, 2020). A eficácia das intervenções pode variar em diferentes populações, destacando a necessidade de considerar as particularidades de cada grupo e ambiente (Giuffrida, 2017).
Diante desse contexto, é crucial que os profissionais de saúde compreendam tanto o letramento em saúde quanto a relevância cultural para desenvolver intervenções mais eficazes e inclusivas.


Objetivo para confecção do produto
O objetivo deste trabalho é apresentar um episódio de podcast desenvolvido para discutir a relevância cultural no contexto do letramento em saúde. Este episódio tem como meta fornecer informações sobre como intervenções em saúde podem ser ajustadas para serem culturalmente relevantes, utilizando componentes culturais específicos e destacando a importância de uma abordagem culturalmente sensível na promoção da saúde.

Metodologia e processo de produção
O produto deste trabalho é um episódio de podcast intitulado “Relevância cultural: o que isso tem a ver com letramento em saúde?”, produzido com base em pesquisas do mestrado em Saúde Coletiva de uma nutricionista, e veiculado pelo podcast da REBRALS (Rede Brasileira de Letramento em Saúde).
Estudos foram realizados sobre Relevância Cultural (RC), adaptação e sensibilidade cultural, juntamente com revisões da literatura para analisar a presença de elementos da RC em intervenções de saúde e documentos legais sobre alimentação e nutrição. Em seguida, um roteiro estruturado foi elaborado com base nessas pesquisas anteriores, abordando definições, componentes culturais essenciais, exemplos práticos e a importância da RC no letramento em saúde.
O episódio foi gravado através do Spotify for Podcasters, utilizando como equipamento de áudio o aparelho iphone 14 PRO da Apple. Após revisão, foi disponibilizado em 27 de janeiro de 2023 no Spotify, uma plataforma digital popular no Brasil, proporcionando acesso gratuito a profissionais de saúde, estudantes e ao público em geral.
Link para acesso ao episódio: https://open.spotify.com/episode/3z1mAzF3GIDFNwTYo3Lcat?si=4_NZzwalT9uMwiNdOefK1A.


Resultados
O episódio, com duração de 26 minutos e 11 segundos, registrou 47 reproduções no ano de 2023, porém, sua disponibilidade contínua na plataforma pode ter gerado mais reproduções além desse período, já que a contagem não é mais exibida. O episódio foi estruturado em cinco perguntas abrangendo definições; diferenças entre relevância, adaptação e sensibilidade cultural; componentes culturais para intervenções culturalmente relevantes; importância da RC na saúde e sua aproximação com o letramento; como saber se uma intervenção é consistente com a culturalmente e se as políticas públicas do nosso país estão trabalhando a RC.
Por meio da análise crítica de estudos e documentos legais, a nutricionista destacou a importância de incorporar componentes culturais específicos nas intervenções em saúde, como a adequação de linguagem, a inclusão de expressões comportamentais e a consideração do contexto social, político e econômico. Além disso, ela ressaltou a relevância da participação da comunidade no processo de elaboração e implementação dessas intervenções para garantir sua eficácia e impacto.
Ao explorar a relação entre a relevância cultural e o letramento em saúde, o episódio ofereceu insights valiosos sobre como promover uma abordagem culturalmente relevante na promoção da saúde e na redução das desigualdades em saúde.


Análise crítica e impactos sociais do produto
O episódio de podcast destaca a lacuna existente na consideração da relevância cultural nas intervenções em saúde, tanto na pesquisa acadêmica quanto nas políticas públicas, como evidenciado pela revisão sistemática realizada pela nutricionista. A baixa adesão aos elementos culturais nos documentos legais analisados revela uma preocupante falta de sensibilidade para com a diversidade cultural brasileira.
Isso não apenas compromete a eficácia das políticas públicas de alimentação e nutrição, mas também perpetua desigualdades e injustiças sociais ao negligenciar as necessidades e realidades de diferentes grupos populacionais. O episódio levanta questões importantes sobre a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e culturalmente sensível na formulação e implementação de políticas de saúde, visando garantir o acesso equitativo aos serviços e promover uma saúde verdadeiramente pública e universal.
A disseminação dessas reflexões para os profissionais de saúde, por meio de uma plataforma de fácil acesso como o podcast, é crucial. Isso possibilita que profissionais de diversas áreas e regiões tenham acesso rápido e prático ao conteúdo, promovendo uma conscientização mais ampla e um maior engajamento na adoção de uma abordagem culturalmente relevante em suas práticas diárias.


Referências
GIUFFRIDA, M. A. Practical application of evidence-based practice. Vet. Clin. North Am.: Exotic Anim. Pract., v. 20, n. 3, p. 737-748, 2017.
MENEZES, J. C. L. de; MURTA, S. G. Adaptação cultural de intervenções preventivas em saúde mental baseadas em evidências. Psico-USF, v. 23, n. 4, p. 681-691, 2018.
MENEZES, J. C. L. de; NOBRE-SANDOVAL, L. A.; MURTA, S. G. Local adaptations to implement the Strengthening Families Program in Northeastern Brazil. Int. J. Ment. Health Addict., v. 18, n. 2, p. 407-421, 2020.
SANTOS, L. T. M. et al. Health Literacy: importance of assessment in nephrology. J. Bras. Nefrol., v. 34, n. 3, p. 293-302, 2012.
SØRENSEN, K. et al. Health literacy and public health: a systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, v. 12, n. 1, p. 1-13, 2012.
SOUZA, A. K. S. et al. Multiculturalism and coloniality in Brazilian formation. Braz. J. Anim. Environ. Res., v. 4, n. 4, p. 5249-5262, 2021.

Fonte(s) de financiamento: Este trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de bolsa de estudos durante o período de desenvolvimento da pesquisa. Atualmente, a autora principal do estudo recebe suporte financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) por meio de bolsa de pesquisa.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: