Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC5.3 - Dispositivos promocionais e participativos

50555 - PET-SAÚDE EQUIDADE: LETRAMENTO RACIAL E O IMPACTO DO RACISMO NA VIDA DAS MULHERES NEGRAS
VIVIANE OLIVEIRA MENDES CAVALCANTE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABOIA, ANA MARA FARIAS DE MELO - FACULDADE 05 DE JULHO, MARIA LARISSA PONTES MAGALHÃES - FACULDADE 05 DE JULHO, JULIANA YASMIM LOPES GOMES - SECRETARIA DA SAÚDE DE SOBRAL-CE, ANA CLÁUDIA COSTA DE SAMPAIO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABOIA


Contextualização
O PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) Equidade é uma iniciativa do Ministério da Saúde do Brasil, em parceria com instituições de ensino superior e serviços de saúde. O programa visa à qualificação da integração entre ensino, serviço e comunidade, aprimorando, no serviço, os conhecimentos dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, tendo como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.
O município de Sobral-CE, implementou o programa "Pet Saúde Equidade" como uma iniciativa para melhorar a saúde pública e promover a equidade no acesso aos serviços de saúde no município. As atividades do projeto PET-Saúde Equidade será desenvolvida por meio de três eixos, tomando como temática central a valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS. O Eixo 3, o qual estamos inseridos, visa trabalhar o acolhimento e valorização das trabalhadoras, e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, considerando a equidade étnica racial.


Descrição da Experiência
Trata-se de um relato de experiência de um momento de formação para 5 coordenadores, 5 tutores, 10 preceptores e 18 estudantes da saúde da área de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. O momento ocorreu na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, Sobral-CE. A atividade focou na formação sobre letramento racial e o impacto do racismo na vida das mulheres negras, envolvendo membros do PET Saúde Equidade do eixo 3, com o objetivo de formação e qualificação dos membros integrantes do programa para melhor atender às necessidades da população, antes de iniciar as atividade/intervenções propostas pelo PET saúde equidade.

Os integrantes realizaram previamente a leitura do livro “O impacto da branquitude” para melhor contextualizar o assunto a ser problematizado. O encontro, teve como facilitadora do diálogo uma representante do movimento de negras e negros pela igualdade. A roda de conversa envolveu os participantes acerca da história do racismo, conceitos de equidade e justiça social, e a especificidade do racismo contra mulheres negras, bem como o impacto do racismo na vida das mulheres negras.




Objetivo e período de Realização
Descrever uma experiência de uma roda de conversa realizada no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Equidade, para coordenadores, tutores, preceptores e estudantes da saúde da área de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, focada na formação sobre letramento racial e o impacto do racismo na vida das mulheres negras.

Período: Maio de 2024.

Resultados
O momento de roda de conversa contribuiu para a construção de uma rede de apoio entre os participantes, facilitando a troca de conhecimentos e experiências. Houve uma construção colaborativa e significativa acerca de questões raciais e suas implicações na vida das mulheres negras, promovendo uma cultura de empatia e respeito, para que os membros do PET Saúde equidade possam atuar de forma mais segura, sensível, empática e equânime.
A iniciativa destacou a importância de abordagens educativas que promovam a equidade e a justiça social, preparando os participantes para enfrentar e combater o racismo em suas práticas a serem desenvolvidas no programa, dentro deste contexto.


Aprendizado e Análise Crítica
A experiência mostrou-se potente na formação contínua de profissionais e estudantes de saúde sobre letramento racial e no entendimento do impacto do racismo na vida das mulheres negras, destacando a importância de abordagens que promovam a equidade e a justiça social, preparando os participantes para desenvolvimento de ações de acolhimento e valorização das trabalhadoras, e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde. O programa Pet Saúde Equidade em Sobral, representa um passo importante na promoção da equidade, integração e fortalecimento para atuação do Sistema Único de Saúde.



Referências
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. 2. ed. São Paulo: Zahar, 2020.
CARDOSO, Anália. A branquitude e a estrutura social. In: CARDOSO, Anália. O impacto da branquitude. 1. ed. São Paulo: Editora Exemplo, 2023. p. 45-67.
SANTOS, Nilma Lino Gomes dos. Educação como prática da liberdade: contribuições do pensamento de Paulo Freire para a superação do racismo. In: ALMEIDA, Silvio Luiz de (Org.). Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. p. 45-67.
CARDOSO, Anália. O impacto da branquitude. 1. ed. São Paulo: Editora Exemplo, 2023.

Fonte(s) de financiamento: Própria


Realização:



Patrocínio:



Apoio: