Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC5.2 - Em cena: os processos participativos

53945 - ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA DEFESA DO SUS E DA DEMOCRACIA
ADRIANA PRESTES DO NASCIMENTO PALÚ - ANEPS, THERESA CRISTINA DE ALBUQUERQUE SIQUEIRA - ANEPS, SUELY CORRÊA DE OLIVEIRA - ANEPS, VERUSHKA APARECIDA SILVÉRIO TERESA OLIVEIRA - ANEPS, IVANILDE VIEIRA BATISTA - ANEPS


Contextualização
O Sistema Único de Saúde é a maior política pública conquistada pela luta dos movimentos populares e que está permanentemente ameaçada. Defender o SUS é defender a Democracia e nesse sentido a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde - ANEPS constitui um coletivo de pessoas, movimentos e instituições que adotam os princípios freirianos nas mobilizações populares com o objetivo de despertar consciência crítica a partir da problematização do contexto político, econômico, social e ambiental que a sociedade vive na contemporaneidade.

Descrição da Experiência
A ANEPS traz sua historicidade no entrelaçamento do passado com o presente a partir dos fenômenos constituintes dos sujeitos, num exercício dialógico em diversos espaços (presenciais e virtuais) de encontros, pautando temas como: saúde, trabalho, meio ambiente, catástrofes, desmontes, políticas, comunicação, educação popular, conjunturas de cenários nacionais e internacionais, protagonismo popular, questões de gênero e equidade, entre outros. As rodas de conversa são a estratégia metodológica que permite o movimento das “vozes”, num dinâmico compartilhamento de práticas e saberes diversos, com respeito à ancestralidade e à interculturalidade, provocando inquietações e encantamentos, vislumbrando o bem viver.

Objetivo e período de Realização
Os encontros objetivam promover o debate sobre as forças e tensionamentos que ameaçam à democracia e ao SUS, estimular reflexões sobre o protagonismo numa perspectiva emancipatória dos sujeitos e desencadear transformações internas e externas que resultem na concretude de inéditos viáveis. Há três anos os encontros são realizados mensalmente e agregam membros do coletivo, convidados e interessados nos temas geradores de cada roda de conversa.

Resultados
Os principais resultados são observados pelo movimento em contribuir sobremaneira para o despertar de sujeitos crítico-reflexivos, comprometidos com a construção coletiva e compartilhada de um projeto civilizatório que preze a democracia e o bem viver.

Aprendizado e Análise Crítica
Os encontros presenciais são muito potentes e fortalecem a unidade coletiva, mas surgem novas formas de interagir, como os espaços virtuais e as mídias sociais, que tem favorecido aproximações e um outro aprendizado no campo das relações de comunicação, potencializando encontros profícuos. Ressalta-se que essa articulação se alinha com a Saúde Coletiva à medida que identifica, debate e divulga fatores determinantes no campo da saúde, bem como impulsiona a participação popular na construção de políticas públicas, hasteando nossa principal bandeira: a defesa do SUS.



Referências
Sem referências


Realização:



Patrocínio:



Apoio: