05/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC3.2 - Regulação de sistemas de saude e vigilancia sanitaria na garantia de acesso e qualidade no SUS |
48666 - BIBLIOTECA DA APS: UM INSTRUMENTO DE ORGANIZAÇÃO NA GESTÃO EM SAÚDE PENSADO E ELABORADO PELA UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE DIVINÓPOLIS-MG NAYARA EVANGELISTA - SRS DIVINÓPOLIS, DAYANE ALVES RIOS - SRS DIVINÓPOLIS, LUCIMARA DA CONCEIÇÃO OSÓRIO FORTUNATO - SRS DIVINÓPOLIS
Contextualização As Unidades Regionais de Saúde (URS) são unidades administrativas desconcentradas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e tem por finalidade gerir, implementar e monitorar as políticas e ações de saúde no âmbito de sua área de abrangência ou, de forma compartilhada com outra (s) URS, no âmbito da macrorregião a que se vincula, fortalecendo a governança regional do SUS-MG. A URS de Divinópolis está localizada na macrorregião de saúde Oeste de MG e tem sob sua jurisdição 53 municípios. Entre suas atribuições está a atuação junto aos municípios, na criação de uma identidade macro e microrregional, colaborando para fortalecer o sistema de governança regional e incentivo e coordenação da articulação e integração entre os níveis de atenção à saúde, com objetivo de consolidar a Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado. Os municípios, na função do coordenador municipal de APS, exercem um papel de organização, planejamento e gestão desse ponto da rede de atenção à saúde. Portanto, instrumentos que favoreçam o desenvolvimento desse trabalho promovem o fortalecimento da APS e consequentemente qualifica a assistência à saúde do município.
Descrição da Experiência A Biblioteca da APS é um instrumento elaborado pelas Referências Técnicas (RT) de APS da URS Divinópolis e está disposto na modalidade online, em forma de drive, com uma consolidação das informações mais relevantes e das dúvidas mais comuns dos programas e políticas da APS. Foi concebida em 2020, a partir da recorrência de dúvidas e solicitações dos municípios à equipe da URS para acesso a documentos e normativas usados com frequência na rotina de quem trabalha com a gestão da APS. No instrumento estão contidos elementos das temáticas: Assuntos Gerais da APS; COVID; Promoção à Saúde; Equidade; Saúde Bucal; Informatização da APS; Saúde Mental; Doenças Crônicas Não-Transmissíveis; Agravos Transmissíveis; Saúde em Rede. As mesmas estão dispostas por abas onde podem ser acessadas conforme a necessidade do profissional. Dentro de cada temática citada, estão listados programas e políticas estaduais e federais que tangem à APS, suas legislações, documentos orientadores, rotina de trabalho do coordenador municipal de APS e nome da RT da URS que acompanha o programa/política. O instrumento é atualizado com frequência, à medida que as normativas e documentos orientadores são alterados. A Biblioteca passou então a ser divulgada e fomentada aos coordenadores municipais sistematicamente e além disso, o link para acesso é disponibilizado no rodapé de cada e-mail enviado pela equipe da URS.
Objetivo e período de Realização A Biblioteca da APS foi criada e disponibilizada em 2020 e segue até os dias de hoje sendo atualizada com objetivo de apoiar e dar suporte aos coordenadores de APS dos municípios da referida macrorregião, como forma de acesso facilitado a documentos e normativas atualizados e vigentes, para organização do serviço do coordenador e consequente qualificação da APS do município.
Resultados Observou-se que os coordenadores municipais de APS criaram o hábito de acessar e utilizar o instrumento desenvolvido, organizando melhor seu trabalho. Ademais, dúvidas recorrentes de onde localizar ou acessar alguma normativa ou documento em específico deixaram de ocorrer, otimizando também dessa forma o tempo da equipe de APS da URS, visto que antes era dispendido em grande proporção para orientação de localização e disponibilização de normativas e documentos orientadores da APS. Com o tempo otimizado, a equipe da URS conseguiu concentrar mais esforços no monitoramento do desempenho dos municípios e nas atividades de discussão de melhorias de processos de trabalho junto aos mesmos. A partir do acesso facilitado e organização da rotina do coordenador municipal de saúde, a assistência à saúde também se torna qualificada, pois o coordenador compreende de forma mais assertiva as políticas e programas da APS e consequentemente realiza educação permanente de suas equipes. Ainda, com a rotina de trabalho organizado, há a otimização de tempo que pode ser empenhado em atividades de planejamento e monitoramento melhorando assim a eficiência na gestão e a captação e utilização de recursos.
Aprendizado e Análise Crítica Como a APS é composta por diversos Programas e Políticas que são atualizadas e/ou modificadas com frequência, a equipe da URS Divinópolis percebeu com a utilização do instrumento a importância dessa experiência de consolidar tantas informações em um único documento de consulta. Dessa forma, a Biblioteca da APS passou também a ser instrumento de trabalho da própria equipe. No dia a dia, a respostas a demandas de gestores municipais, coordenadores de APS, coordenadores de Saúde Bucal e Referências Técnicas de Programas que chegam via e-mail ou whatsapp podem ser atendidas com maior agilidade através do simples envio do link da Biblioteca e sinalização de onde se encontra a informação, o documento, a legislação ou o tutorial do qual possuem dúvida. Notou-se que o instrumento também contribuiu muito com o acesso a informação e qualificação de novos coordenadores municipais de APS, cargo esse que possui uma rotatividade considerável. Ademais, observou-se que os coordenadores desenvolveram capacidade de autoaprendizagem e gestão da informação, a partir do acesso rotineiro ao compilado de informação. Apesar dos objetivos alcançados, a construção desse documento foi um desafio, pois demandou um trabalho exaustivo de inclusão de documentos e demanda algum tempo no cotidiano da equipe para sua constante atualização.
Referências RESOLUÇÃO SES/MG Nº 9485, DE 30 DE ABRIL DE 2024. Dispõe sobre a organização das Superintendências Regionais de Saúde e Gerências Regionais de Saúde.
|