52966 - ATUAÇÃO DO COMITÊ REGIONAL DE PREVENÇÃO A ACIDENTES POR MOTOS NA CAMPANHA DO MAIO AMARELO DA V GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO. TERESA NEUMA GUEDES WANDERLEI - V GERÊNCIA REGIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO, EMILLY MARCELA MENDES DE SOUZA - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE, IZENI TEXEIRA PIMENTEL - V GERÊNCIA REGIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO, MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA - V GERÊNCIA REGIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO, MARIA JOSELANE DA SILVA - GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO AGRESTE MERIDIONAL (GRE AM), ANA LUCIA MAIA DE OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LAGOA DO OURO - PE, SAMARA MAÍRA DOS SANTOS MORAES - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GARANHUNS - PE
Contextualização Em 2011, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um estudo em que foram estimados cerca de 1,3 milhões de mortes por eventos no trânsito em 178 países (Fraga, 2015). Dessa forma, o movimento do Maio Amarelo surgiu com o objetivo de traçar estratégias para a diminuição das mortes em decorrência dos acidentes de trânsito. Devido ao processo de regionalização no SUS, preconizando a melhor execução das atividades do sistema mediante características sociais, econômicas e geográficas, o Estado de Pernambuco é estrategicamente dividido em 12 Gerências Regionais de Saúde (GERES), bem como, suas políticas e programas. Durante o período de 2004 a 2013 o Estado de Pernambuco registrou um aumento de cerca de 94,2% nos acidentes por motocicletas (CONASS). Assim, o Comitê Estadual de Prevenção a Acidentes por Motos (CEPAM) foi instituído no Estado no intuito de promover estratégias de vigilância visando a diminuição da incidência e mortalidade de acidentes por motocicletas. A implantação regional do CEPAM se deu por meio dos Comitês Regionais de Prevenção a Acidentes por Motos (CRPAM) com atuação intra e intersetorial por meio da articulação com as secretarias de saúde, educação, transporte, Ministério Público Estadual, Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), dentre outros (Ferreira, 2018).
Descrição da Experiência Inicialmente foi realizada uma reunião com representantes de instituições e municípios junto à coordenação regional do comitê para construção das ações a serem desenvolvidas no Maio Amarelo. Resultando na construção de um plano de atividades para desenvolvimento da campanha no ano de 2024, além da criação de um grupo no Whatsapp e utilização de e-mail para melhor efetividade na comunicação entre os participantes e coordenação do comitê. As ações foram executadas pelos diversos setores do comitê com participação efetiva das escolas por meio da Gerência Regional de Educação (GRE), serviços de saúde, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE), Departamento Estrada e Rodagens (DER), Operação Lei Seca do Estado de Pernambuco, municípios, além de algumas parcerias com uma auto escola local - Driver - e população em geral. As atividades foram realizadas nos espaços públicos dos municípios da V Gerência Regional de Saúde, como ruas, serviços de saúde, câmara de vereadores e escolas, contando com a participação e engajamento de estudantes do ensino médio e fundamental acerca do tema.
Objetivo e período de Realização Relatar como se deu a atuação do CRPAM nas ações de campanha do Maio Amarelo na V Gerência Regional de Saúde do Estado de Pernambuco durante o mês de maio do ano de 2024.
Resultados O processo de regionalização possibilitou o planejamento e organização da campanha do Maio Amarelo promovendo a articulação intra e intersetorial do CRPAM com os atores sociais. Além de aproximar a gerência regional dos municípios que a compõem, bem como, de importantes órgãos como o Detran, o Departamento de Estradas e Rodagens, a Gerência Regional de Educação, dentre outros. O CRPAM após encerramento do maio amarelo desencadeou discussões experienciadas pelos membros do comitê e técnicos dos municípios sobre o evento, no intuito de instigar discussões e análises em torno do reconhecimento da problemática existente e na elaboração de propostas interventivas. Promovendo assim, o compartilhamento de saberes entre os setores na construção das ações e estruturação da política de prevenção a acidentes por motocicletas a nível regional.
Aprendizado e Análise Crítica A vigilância sentinela de prevenção a acidentes de transporte terrestre dentro do setor saúde, é uma estratégia pioneira do Estado de Pernambuco, implantada em 2010 com a instituição de unidades sentinelas de acidentes por transporte terrestre em hospitais e posterior implementação dos comitês regionais nas 12 gerências do Estado (CONASS, 2017).Apesar desta estruturação da vigilância no Estado, ainda há dificuldades na compreensão dos municípios quanto a importância da problemática dos acidentes de transporte terrestre como um problema para a saúde pública, impactando na adesão dos mesmos às ações desenvolvidas pelo CRPAM, bem como, o Maio Amarelo.Ainda assim, as atividades intersetoriais realizadas pelos parceiros ocorreram de forma autônoma a partir da sensibilização do comitê na reunião de planejamento. Promovendo eficácia nas ações de prevenção durante a campanha. Contudo, faz-se necessário criar uma rotina de atividades para consolidação do comitê na região para além das ações de campanha. Assim, torna-se necessária a implantação dos comitês municipais de prevenção a acidentes por motocicletas (CMPAM) promovendo o processo de descentralização regional como promissor para o futuro dessa política pública.
Referências CONASS. Seminário Internacional Sobre Segurança no Trânsito. Brasília: CONASS Debate, 2017.
FERREIRA, João Marcelo Costa. Avaliação de impacto dos Comitês Regionais de Prevenção de Acidentes (CRPAM) na redução da mortalidade por acidentes de motos no Estado de Pernambuco. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
FRAGA, G. P. et al.. Yellow may: an active campaign to prevent road traffic injury. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 42, n. 4, p. 200–201, jul. 2015.
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