Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC3.1 - Desafios da regionalização e governança regional do SUS

52548 - COLEGIADO DE COORDENADORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA: RELATO DE APOIO INSTITUCIONAL EM UMA REGIÃO DE SAÚDE DA BAHIA.
SAMANTHA DE JESUS ANDRADE - SESAB/NRS NORDESTE, GIOVANNA SANTANA QUEIROZ - SESAB/NRS NORDESTE, TAINARA LEAL SILVA - SESAB/NRS NORDESTE, DANIELE SANTOS DE JESUS VIEIRA - SESAB/NRS NORDESTE


Contextualização
O apoio institucional é uma função, ou metodologia de trabalho gerencial, direcionada a coletivos organizados para a produção de saúde, que visa a promover a análise e a gestão compartilhadas do trabalho, em contraposição às principais características dos modos tradicionais de administração (Campos, 2005). O Núcleo Regional de Saúde Nordeste atua nessa perspectiva junto a diversos atores da gestão municipal da saúde incluindo os coordenadores municipais de Assistência Farmacêutica dos 18 municípios do seu território, tendo o Colegiado de Coordenadores da Assistência Farmacêutica como um dos espaços de aplicação do Apoio institucional.


Descrição da Experiência
O colegiado de coordenadores de Assistência Farmacêutica da Região de Saúde de Alagoinhas se dá através de encontros e rodas de conversa bimensais cuja temática é pactuada a partir das necessidades dos Farmacêuticos do municípios, sempre na perspectiva de atender demandas técnico operacionais do serviço de Assistência Farmacêutica da região. As reuniões apresentam 8h de carga horaria e acontecem no auditório do próprio núcleo regional de saúde. A problematização e metodologias ativas são priorizadas com intuito de favorecer maior articulação entre os atores e provocar reflexões mais focadas no cenário municipal. Ao final de cada agenda é feita uma avaliação com os coordenadores da Assistência farmacêutica dos municípios sobre a atividade realizada, bem como a pactuação da próxima temática e/ou demanda a ser trabalhada.


Objetivo e período de Realização
Instituir um espaço protegido de discussão, educação permanente e qualificação da assistência farmacêutica municipal a partir da lógica do apoio institucional implementada pela equipe da Farmácia do Núcleo Regional de Saúde Nordeste, no ano de 2023.


Resultados
Em 2023 foram realizados 5 Colegiados abordando as temáticas: Insulinas Análogas de Ação Basal e Ultra Rápida, Fluxo para medicamentos Estratégicos, Protocolos Clínicos e Diretrizes terapêuticas, Dislipidemia, Diabetes mellitus, Processos de trabalho da coordenação da assistência farmacêutica. Com as atividades foi possível realizar ajustes e qualificar os processos de solicitação de medicamentos junto ao nível central da Secretaria Estadual de Saúde, reduzindo falhas nas documentações mínimas exigidas. Também foi possível estabelecer uma maior vínculo com os farmacêuticos além de uma aproximação com as demandas, dificuldades e fragilidades de cada município.


Aprendizado e Análise Crítica
Viabilizar e dar concretude a um espaço protegido onde é possível abordar tanto questões técnicas como os desafios do processo de trabalho da assistência farmacêutica dos municípios é de extrema relevância, uma vez que aproxima o fazer e qualifica o cuidado e valoriza o trabalhador. Dificuldades como financiamento da Assistência farmacêutica, transporte para retirada de medicamentos, vínculos de trabalho precários e sobrecarga de trabalho são pautas presentes no espaço. Identificar que os municípios vivem realidades próximas foi um fator considerado importante e que se faz presente nas avaliações do Colegiado. A liberação do farmacêutico bem como a disponibilização de transporte e diárias para participação dessas agendas ainda se apresentam como um desafio. O Apoio institucional da Farmácia do Núcleo Regional de Saúde consolida as necessidades identificadas e transforma em pauta para discussão nas reuniões da Comissão Intergestores Regional, na perspectiva de ampliar o olhar dos gestores sobre a assistência farmacêutica prestada aos seus munícipes valorizando assim, a função do farmacêutico como ator essencial da Rede de Atenção à Saúde.


Referências
Paim J. Reforma Sanitária Brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: Edufba, Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2008.
Paulon SM, Pasche DF, Righi LB. Função apoio: da mudança institucional à institucionalização da mudança. Interface (Botucatu)2014; 18(1):809-820.
Campos GWS. Um método para análise e cogestão de coletivos. A constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o método da roda. São Paulo: Hucitec; 2000.
Cunha GT, Campos GWS. Método Paidéia para cogestão de coletivos organizados para o trabalho. Org Demo 2010; 11(1):31-46.
Pereira Junior N, Campos GWS. O apoio institucional no Sistema Único de Saúde (SUS): os dilemas da integração interfederativa e da cogestão. Interface (Botucatu) 2014; 18 (Supl. 1): 895-908.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: