Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC2.17 - Juventude nas margens da sociedade

51249 - O ENCONTRO COM FAMILIARES DE CRIANÇAS SURDAS: DIVERSIDADE DE OLHARES PRESENTES NA INTERAÇÃO
ALEXANDRA FERREIRA GOUVÊA MARTINS - UFRJ, PAULO EDUARDO XAVIER DE MENDONÇA - UFRJ


Apresentação/Introdução
O estudo é um recorte extraído da Dissertação de Mestrado intitulado “O processo de inclusão do aluno surdo que perpassa pela interação familiar: os passos para a produção do DVD”, o qual aborda questões relacionadas ao encontro com familiares de crianças surdas no contexto escolar. Assim, foram feitas reflexões sobre o papel da família no cotidiano de vida, as inter-relações estabelecidas, os enfrentamentos e barreiras para o acesso ao ensino das crianças surdas. Portanto, a pesquisa tem como propósito o de suscitar sempre novas considerações e propostas, que ampliem a participação ativa das famílias ouvintes na vida das crianças surdas, não apenas como expectadores do movimento de inclusão e acessibilidade, mas como agentes desse movimento de integralidade tanto na escola como também na sociedade. Um estudo que continua no doutorado (em andamento) no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, dentro da linha de pesquisa de Políticas e Planejamento em Saúde- (IESC/UFRJ), na perspectiva da ampliação para outros espaços, direcionados para a área da saúde, em que novos questionamentos surgem na direção da inter-relação das pessoas surdas que acessam os serviços de saúde. Considerando as experiências e reflexões advindas da pesquisa anterior, trazemos para o espaço acadêmico possibilidades de diálogos com outros saberes a respeito do tema.

Objetivos
O objetivo geral do estudo é analisar a inter-relação dos familiares de crianças surdas aos diferentes espaços na sociedade. E como objetivos específicos: 1- Identificar as dificuldades/barreiras enfrentadas nessa interação; 2- Identificar a percepção que os familiares tem sobre o processo de inclusão para surdos na sociedade

Metodologia
O estudo é de natureza qualitativa no qual é feito uma análise e interpretação, com base na pesquisa de mestrado realizada, das informações contidas no texto relacionadas a participação de familiares ouvintes de crianças surdas matriculados na escola Paulo Freire, localizada no município de Niterói-RJ. O contato com os familiares ocorreu nos momentos da entrada das crianças na escola, no turno da tarde, na oficina realizada e na produção da mídia digital em foram utilizados os espaços dentro da escola. Assim, durante esses momentos, a pesquisadora pode observar situações peculiares que se traduzem em expressões carregadas de emotividade e de falas capturadas nesses instantes, e que preenchem lacunas as quais compõem a análise do contexto familiar. São feitas reflexões sobre o papel dessa família no cotidiano de vida da criança surda, as inter-relações estabelecidas, os enfrentamentos e barreiras para o acesso ao ensino delas, assim como o sentimento que perpassa todo esse movimento. Para a interpretação das informações utilizamos o referencial teórico que sustentam a análise e embasam o estudo.

Resultados e Discussão
Por tratar-se de uma extração e adaptação de uma Dissertação de mestrado, considerada de natureza qualitativa e de resultados em perspectiva, o estudo proposto caminha de semelhante forma, onde os resultados abrem possibilitados do surgimento de novas indagações e estímulos a alavancar considerações diferenciadas. Como resultados preliminares podemos considerar aqueles oriundos desses encontros mencionados anteriormente: Os encontros que aconteceram no portão de entrada da escola, onde os familiares das crianças surdas se misturavam com os familiares das crianças ouvintes, tornando a identificação dos mesmos uma tarefa desafiadora e ao mesmo tempo instigante, e o que me levou a criar mecanismos de identificação pouco inusitados porém considerados mais adequados para a ocasião em que me encontrava, como o de escrever em uma folha de papel um pedido de ajuda para me comunicar com os familiares das crianças surdas do terceiro ano ou então pedir a um dos funcionários que ficavam no portão de entrada para me apontar quem eram os familiares dessas crianças. O momento da oficina e da gravação da mídia digital ocorreram com uma certa imprevisibilidade. Para a oficina, havia sido solicitado uma sala de aula à direção, porém no dia agendado, a escola estava na semana, realizando reparos nas salas e com isso a parceria da direção foi surpreendente para a escolha do local a ser realizado a oficina: a sala dos professores. Estávamos todos envolvidos e dedicados em encontrar um local para a oficina, inclusive os familiares presentes. E para a gravação da mídia digital um misto de entusiasmo e timidez se fizeram presentes. Surgiram gestos e sinais em libras que comoveram a todos os participantes.

Conclusões/Considerações finais
A aproximação com familiares de crianças surdas trouxe impactos no modo de ver e agir para os envolvidos nessa relação de contato. Os relatos dos familiares nos encontros que ocorreram, com respeito às barreiras vividas no cotidiano deles, do medo não verbalizado, porém percebido quando o assunto girava ao redor do futuro dos filhos, de como conseguiriam viver na sociedade, expressam o modo de viver singular e coletivo dessas pessoas imersas em contexto diferenciados de vida. Os familiares presentes naquele espaço escolar viviam diferentes realidades apesar de serem pais de crianças surdas. Promover espaços de diálogos, de escuta atenta a esses familiares talvez ajude a entender seus questionamentos, anseios não apenas direcionados aos filhos surdos, mas também a eles próprios. E que melhorar a acessibilidade do surdo na sociedade perpassa pela construção de diálogos com a família, agindo como elo integrante nessa inclusão.

Referências
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou commobilidadereduzida,edáoutrasprovidências.Disponível:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm>Acess0: 25/05/2024
Giovanella, L., Escorel, S., Lobato, L. V. C., Noronha, J. C., and Carvalho, A. I., eds. Políticas e sistemas de saúde no Brasil [online]. 2nd ed. rev. and enl. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2012, 1097 p. ISBN: 978-85-7541-349-4. https://doi.org/10.7476/9788575413494. Acesso:20/05/2024
Goldfeld,M. A Criança Surda – Linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Ed.Plexus, 3ªed. SP:2002
Quadros,R.M. Língua de herança: língua brasileira de sinais. Ed. Penso. Porto Alegre, 2017
Sacks,O. Vendo vozes – Uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura Teixeira Motta. SP: Companhia das Letras, 2010.

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