Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC2.16 - Saúde para os povos indigenas

50030 - A SAGA DOS POVOS YANOMAMI, HISTÓRIA, CONTEXTO, CRISE E SAÚDE
REILÃ DA SILVA RODRIGUES - IFRR, PABLO MÜLLER DE LIRA SÁ - IFRR, ANA MARIA MAIA RIBEIRO - IFRR


Apresentação/Introdução
O povo yanomami forma uma sociedade de caçadores, agricultores e pescadores em uma região que se estende da Venezuela aos estado brasileiro de Roraima e Amazonas, o nome foi introduzido por antropólogos com significado “Seres Humanos”, também conhecido como povo alegre.
Guiados por xamanismo os yanomami mantém suas culturas e costumes desde a chegadas dos “brancos”, apesar do choque cultural com o passar dos anos, o que mais chamou a atenção dos não nativos que estavam se instalando no norte do país, foi a riqueza de suas terras.
Desde então começou a luta dos yanomamis por sobrevivência. Já nos primeiros contatos lhe foram imposto outra crença através das missões católicas, por anos ficou incerteza de seguridade de suas terras e seus direitos como seres humanos, um longo processo de reconhecimento e representação enquanto em todos país oscilava em meio a troca de poderes e golpes.
Porém ainda depois da chegada de um sistema instável e políticas públicas revolucionárias, foram vistos centenas de yanomamis desnutridos morrendo e pedindo socorro em rede nacional. Os contextos em que os yanomamis foram submetidos desde a chegada do homem branco ainda refletem nos dias atuais ?
Apesar do povo yanomami nos ensinar sobre ecologia, como viver em harmonia com a natureza, esses mesmos foram afetados pela ganância daqueles que pensam exatamente ao contrário.

Objetivos
Este trabalho tem como objetivo descrever os aspectos histórico, dos povos yanomami, seu entendimento sobre saúde/doenças e contextos relacionados direitos e às prestações de serviços de saúde, além de desvendar fatores e particularidades que levaram a decreto de crise sanitária e humanitária na maior território indígena do país em 2023.


Metodologia
O trabalho consiste em relacionar pesquisas bibliográficas de artigos publicados, períodos onlines, matérias e notas oficiais. A fim de criar uma linha histórica dos povos yanomami, enfatizando as ações de assistência à saúde. Consiste em uma revisão literária dos principais acontecimentos históricos envolvendo o povo yanomami e o que levou à crise sanitária de 2023.

Resultados e Discussão
Os yanomamis tiveram seus primeiros contatos com não indígenas por volta de 1910 a 1940 especificamente com balateiros, piaçabeiros, caçadores, funcionários do Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais (SPILTN) e também com missionários que tinham o intuito de catequizá-los1. Em meio às várias frentes de expansão e interiorização do país, se fazia guerra contra os nativos, o SPILTN foi criado para torná-los “trabalhadores rurais e proletariado urbano”2.
Já em 1970 no território federal de Roraima foi implementado pelos governos militares o Plano de Integração Nacional (PIN) com o objetivo de integrar e desenvolver economicamente o norte do país3 e 3 anos depois foi promulgada o chamado Estatuto do Índio, que definia-os como "relativamente incapazes" devendo ser tutelado pelo Serviço de Proteção ao Índios (SPI) órgão indigenista dissociado do SPILTN4.
Por volta de 1975 o jornal Estado de São Paulo publica "Nas terras dos Índios, a riqueza" desencadeando movimento em massa de garimpeiros à terras dos yanomami3. No ano seguinte foram criadas a Fundação Nacional do Índio (FUNAI)5 e a Casa de Saúde do Índio de Roraima (CASAI/RR)6.
Entre 1987 a 1988 diversos eventos que afetaram diretamente os yanomami ocorreram neste período, o presidente da FUNAI proibiu a permanência de ONG´s e permitiu a entrada de mais de 40 mil garimpeiros. Houve a promulgação da Portaria Interministerial reduzindo as terras yanomami em 19 “ilhas” em três áreas de proteção: Florestas Nacionais de Roraima e do Amazonas, Parque Nacional do Pico da Neblina3. Instituição da Constituição Federal de 1988, a primeira a possibilitar políticas públicas como seguridade de terras, culturas e singularidades7.

Conclusões/Considerações finais
Durante o século XX os povos yanomami tiveram que enfrentar a chegada dos não nativos, impondo várias restrições que não respeitavam seus costumes e cultura. Um povo de crença xamanista teve que sofrer os impactos com a chegada daqueles que não compartilhavam os mesmos conceitos de saúde e doença.
Com a instituição da CF88 os povos indígenas de todo país tiveram um olhar mais respeitoso e inclusivo, mas só com a criação do Sistema Único de Saúde através do princípio da universalidade os indígenas tiveram um atenção de assistência à saúde de fato.
Contudo a invasão de garimpeiros, afetou diretamente à saúde dos yanomai. O desmatamento corrompeu o ciclo natural de plantação, afastava os animais de caça, contaminou os rios, afetou a pesca e o contato direto trouxe alcoolismo, abuso e prostiruição. A pesar de atualmente ser uma atividade ilegal nas terras yanamami, a falta de fiscalização juntamente ao dificíl acesso a área, facilitou a atual crise sanitaria, um grito de “TENHO FOME”.

Referências
1 - Povos Indígenas no Brasil, PIB socioambiental - Yanomami, disponível em https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Yanomami
2 - Povos Indígenas no Brasil, PIB socioambiental - SPI, disponível em https://pib.socioambiental.org/pt/Serviço_de_Proeção_ao_Índio_(SPI)
3 - ALBERT, Bruce et al. Urihi: Terra, economia e saúde Yanomami. Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, 1991.
4 - Povos Indígenas no Brasi, PIB socioambiental - Estatuto do Índio, disponível em https://pib.socioambiental.org/pt/Estatuto_do_Índio
5 - Povos Indígenas no Brasi, PIB socioambiental - FUNAI, disponivél em https://pib.socioambiental.org/pt/Funda%C3%A7%C3%A3o_Nacional_do_Índio_(Funai)
6 - HAYAD, R. L. N. et al. Um olhar sobre a saúde indígena no estado de Roraima. 2008.
7 - OLIVEIRA, Anna Beatriz Costa et al. A crise sanitária na terra indígena Yanomami sob a ótica do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. 2023.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: